Na Cabala Básica, são introduzidos os conceitos básicos da sabedoria da Cabala: o que é a Cabala, o que a Cabala não é, o propósito de se estudar a Cabala, quem pode estudar a Cabala, quais são os textos Cabalistas a serem estudados e porque.
Embora suas origens remontem à longinqua antiguidade, ao tempo da velha Babilonia, a ciência da Cabala tem permanecido virtualmente oculta da humanidade, desde que surgiu há mais de quatro mil anos atrás...
Os Cabalistas definem o propósito de estudar a Cabala como sendo o propósito para o qual fomos criados: atingir a equivalência de forma com a Força Superior. Todo o trabalho na Cabala, tem apenas este objetivo.
A ciência da Cabala é única quando fala acerca de mim, de você e de todos nós. Ela não lida com nada abstrato, apenas com o modo como fomos criados e como funcionamos em níveis mais elevados da existência...
Assim como este mundo não pode existir sem regras, o Mundo Superior segue regras que também nos afetam, mesmo não estando cientes da sua existência.
Quem tem a permissão para estudar? Quais são as proibições contra o estudo? É necessário algum conhecimento prévio? Em que se deve focar durante o estudo? Qual a relação entre um guia espiritual e um aluno?
O Zohar foi escrito por pessoas com um alto nível de atingimento espiritual. Contém as orientações espirituais do Rabbi Shimon (Rashbi), o qual alcançou os 125 degraus de atingimento espiritual. Ele descreveu todo o caminho espiritual e entitulou o livro de "Zohar" (em hebraico Zohar significa "radiância").