O QUE É A REALIDADE?


A Cabalá e a Percepção da Realidade

Na ciência Cabalística nós estudamos o que precisa ser feito para entrarmos numa estrutura oculta: a espiritualidade. Nós estudamos como podemos ascender para além do nosso mundo, para a esfera que o governa.

Nós percebemos o mundo dentro de nós. Os nossos cinco sentidos recebem certo estímulo externo e o transferem ao cérebro, onde ele é processado, formando a nossa imagem do mundo; nós não percebemos nada fora desse quadro.

O mundo "que conhecemos" é o resultado de nossas reações às influências externas. O mundo "em si" é desconhecido. Por exemplo, se o meu tímpano está danificado, eu não ouço nada e o som não existe para mim. Eu só percebo dentro da escala à qual estou sintonizado.

A nossa percepção do mundo é completamente subjetiva; ela não diz nada sobre o que acontece fora de nós. Nós compreendemos nossas próprias reações a algo supostamente manifestado fora de nós, mas será que alguma coisa realmente acontece lá fora?

Muitas teorias discutem isso. A teoria de Newton afirma que há uma realidade objetiva, que o mundo é como o vemos, e existe independentemente da nossa própria existência. Posteriormente, Einstein teorizou que a percepção da realidade depende da relação entre a velocidade do observador e a velocidade do observado. Em outras palavras, mudando nossa velocidade relativa em relação a um objeto, podemos observá-lo de forma completamente diferente: o espaço torna-se deformado, comprimido ou expandido, e o tempo muda.

Outras teorias, tais como o princípio de incerteza de Heisenberg, propôs a reciprocidade entre o indivíduo e o mundo. Em outras palavras, a percepção da realidade é o resultado da minha influência no mundo e a influência deste sobre mim.

A ciência Cabalística explica que não há qualquer realidade perceptível fora de nós. Nós não influenciamos nada fora de nós, porque não percebemos nada fora de nós. Fora de nós, só existe a Luz Superior constante. O mundo inteiro está dentro de nós, e nós sentimos que somos influenciados desde o exterior porque somos criados desta forma.

Se sairmos do nosso mundo, começaremos a perceber como a Luz Superior gera imagens cada vez mais novas dentro de nós. Então, esse mundo inteiro se torna pequeno e restrito. Nós vemos como a Luz Superior determina a maneira como percebemos a nós mesmos e o ambiente, e, finalmente, começamos a controlar esse processo.

A ciência Cabalística nos dá essa capacidade. Nós começamos a entender que o motivo de nossa capacidade limitada esté dentro de nós. Se igualarmos os nossos atributos internos com os atributos da Luz Superior, alcançaremos o nível de perfeição e eternidade chamado "o mundo do Infinito" – da vida eterna e da satisfação absoluta.

Tudo isso depende exclusivamente da transformação de nossas qualidades internas. É por isso que a ciência Cabalística tem como objetivo nos mostrar que, nos transformando (e fazendo-o rapidamente, dentro de uma vida), começamos a transcender esta existência terrena. Os nossos corpos permanecem nela e continuamos vivendo nossas vidas normalmente com famílias, crianças, o mundo e a sociedade. Mas nós recebemos um acréscimo em tudo isso - a Realidade Superior - onde vivemos com nossos órgãos sensoriais celestiais.