A LEI DA RAIZ E DO RAMO


ASSIM COMO ESTE MUNDO NÃO PODE EXISTIR SEM REGRAS, O MUNDO SUPERIOR SEGUE REGRAS QUE TAMBEM NOS AFETAM, MESMO QUE NOS SEJAM DESCONHECIDAS.

Se quisermos entender o fenômeno que se descortina em nosso mundo, precisamos em primeiro lugar entender a sua origem. Se examinarmos honestamente a realidade, teremos que admitir que não fazemos a menor ideia do porque os eventos em nosso mundo acontecem. Esta incerteza aplica-se à todos os fenômenos: o tempo, nosso humor, saúde e doença, um encontro acidental com uma voz do passado, ou o surgimento de guerras.

Uma vez que alguma coisa errada aconteça, podemos achar mil razões para justificá-la, dependendo de nossa imaginação criativa. Há sempre alguma explicação: "Estou doente hoje, porque ontem não me agasalhei quando sai do chuveiro". "Este técnico não consegue tomar decisões nos momentos críticos. É por isso que estamos perdendo". Mas no final, são apenas desculpas.

A sabedoria da Cabala estuda a origem de todos os fenômenos. Ao invés de tratar a realidade como uma sequência de incidentes, ela descreve os eventos neste mundo de acordo com as leis absolutas da natureza, leis que estão ocultas para a maioria das pessoas comuns.

Um exemplo de tal força absoluta é a lei da gravidade. Se ficarmos de pé em uma cadeira e pularmos para o chão, isso pode ser tranquilo. Mas se pularmos do terceiro andar de um prédio, isso terá provavelmente um final trágico. Neste exemplo, o erro e sua consequência são imediatos; logo, podemos associar o resultado diretamente à sua causa: "Estou todo dolorido porque (estupidamente) pulei do terceiro andar".

Entretanto, se imaginarmos que exista um intervalo entre o pulo e a dor resultante, seremos capazes de entender do que a Cabala está falando. A Cabala vê a causa e suas consequências, enquanto nós sentimos apenas as consequências, sem entender suas causas.

A gravidade é uma lei. Ela não pode ser "contornada" ou enganada. No máximo podemos estudá-la e então nos conduzir adequadamente. Mas se não a conhecemos e não podemos enxergar a ligação entre ela e suas consequências, como poderemos evitar a próxima queda?

Os Cabalistas respondem a esta pergunta claramente: não conhecer a lei não isenta a pessoa da punição. Voce não pode pular do edifício e dizer: "Opa, desculpe, eu não pensei..." As leis que a Cabala menciona são tambem tão rígidas, e se voce quer usufruir a vida e obter plena realização, você deve conhecê-las.

A LEI DA RAIZ E DO RAMO

A primeira lei que conheceremos é chamada "A Lei da Raiz e do Ramo". Esta lei determina que tudo o que está se passando em nosso mundo material é uma réplica de eventos acontecendo em um mundo superior. Os Cabalista nos falam de um mundo superior, atualmante oculto dos nossos sentidos, mas que para eles se apresenta concretamente. Na verdade, é tão concreto que eles sentem e tratam esses outros mundos como o mundo das razões para tudo o que acontesse neste nosso mundo. Eles chamam este mundo que vêem como "O Mundo das Razões ou o "mundo raiz" e se referem ao nosso mundo como "O Mundo das Consequências" ou o "mundo dos ramos".

Tudo o que pensamos, sentimos, imaginamos, vemos e ouvimos foi predeterminado em um mundo superior. Rabbi Yehuda Ashlag, a.k.a Baal HaSulam (Senhor da Escada) por seus comentários - Sulam (Escada) - descreve isso da seguinte maneira (em seu artigo sobre A Essência da Sabedoria da Cabala):

“Não há um só elemento da realidade ou um evento na realidade, que não possa ser encontrado no Mundo Superior, tão similar como duas gotas de um poço. São chamados "raiz e ramo", indicando que o elemento no mundo inferior é considerado um ramo comparado com seu gabarito similar no Mundo Superior, que é a raiz do elemento do mundo inferior, já que este elemento foi gravado e formado por lá.

ENTÃO O QUE FAZER A RESPEITO?

Os Cabalistas nos fornecem um meio de interferir no sistema e mudar o nosso destino. Em primeiro lugar é preciso aprender como funciona o sistema: Se em meu presente estado, não consigo mudar nada, existe um outro lugar onde posso mudar o meu destino e determinar o meu futuro. É imperativo que eu saiba com antecedência como funciona ao invés de perder tempo com tentativas vãs de alcançar a felicidade, como tenho feito até agora. É tambem importante que eu comece a procurar o caminho para chegar a este lugar onde é possível controlar o sistema. Se alguem neste mundo já conseguiu controlar o sistema de leis, então voce, eu e todo o mundo tambem podemos.