Quando o poder do ocultamento subjuga alguém, chega-se a um estado em que o trabalho torna-se insosso, e não é possível imaginar ou sentir nenhum amor ou temor, e nem fazer coisa alguma em santidade. Então o único conselho é clamar ao Criador para que tenha piedade e remova a venda de seus olhos e coração.
Esse assunto do clamar é muito importante. Como escreveram nossos sábios: ‘todos os portais foram trancados, exceto o portal das lágrimas’. O mundo pergunta sobre isto: se o portal das lágrimas não está trancado, qual é a necessidade dos portais? Ele (*o Baal haSulam) disse que é como uma pessoa que pede ao amigo um certo objeto necessário. Esse objeto toca o seu coração, e ele pede e suplica ao seu amigo, usando todos os modos de prece e apelo. Mesmo assim, seu amigo não lhe dá a mínima atenção. E quando ele vê que não há propósito em preces e apelos, então, ele ergue sua voz em pranto.
Foi dito sobre isso: ‘todos os portais foram trancados, exceto o portal das lágrimas’. Então, quando foi que não se trancaram os portais das lágrimas? Precisamente quando todos os demais foram trancados. Isto é, quando há espaço para os portais das lágrimas, e quando se vê que eles não foram trancados. Porém, quando os portais da prece estão abertos, então os portais das lágrimas e do pranto são irrelevantes. Este é o significado dos portais das lágrimas estarem trancados. Então, quando os portais das lágrimas não estão trancados? Precisamente quando todos os portais estão trancados, os portais das lágrimas estão abertos. Isto é, quando ainda se tem o conselho da prece e da súplica.
Este é o significado de ‘minha alma chorará em segredo’. Isto significa que, quando se chega a um estado de ocultamento, então ‘minha alma chorará’, porque não há outra opção. Este é o significado de ‘seja o que for que tua mão consiga fazer pela força, então faça’.