SHAMATI_232 - CONCLUSÃO DOS ESFORÇOS

‘Não acreditem naquele que afirma que fez os esforços mas não atingiu os resultados desejados’. ‘Não atingiu os resultados desejados’ significa: ‘não descobriu a bênção do Criador’.

‘Não acreditem naquele que afirma que atingiu sem nenhum esforço’. Aquele que afirma isso não mente, pois não fala de si mesmo, mas determina a regra para todos. Se ele vê que descobriu a bênção aos olhos do Criador, então o que as palavras ‘não acreditem’ têm a ver com isso?

O fato é que quando um homem que recebe a bênção aos olhos do Criador pela prece, ela não se torna uma força especial, que poderia ser efetiva, do mesmo modo que seus esforços podem atingir. Há um exemplo similar em nosso mundo. Há aqueles que são pagos pelos seus esforços e há aqueles que rezam para serem pagos e recebem. Mas no espiritual, mesmo que uma pessoa receba a bênção aos olhos do Criador, ela então precisa pagar completamente, o que significa ‘aplicar’ a mesma quantidade de esforços que os outros aplicaram. Se ela não aplicar os mesmos esforços, ela perde seu kli. Assim se afirma, ‘Não acreditem naquele que afirma que atingiu sem nenhum esforço’, porque ele perde tudo. Por isso, ele precisa pagar com seus esforços.

Assim, um homem precisa temer a perda daquilo que ele atingiu e adquiriu, pois isto desceu a ele do alto, e se ele não justificar (o que recebeu) ‘fazendo um pagamento adiantado’, ele perderá isto.