SHAMATI_32 - UM LANCE DE SORTE É UM DESPERTAR DO ALTO

Shamati - Terumah 4 em 10 de fevereiro de 1943


Um lance de sorte é um despertar do alto, quando o inferior não participa em nada. Esse é o significado de 'lançar Pur', o 'lance de sorte'. Haman estava reclamando e disse, 'nem respeitam as leis do rei'.

Isto significa que a escravidão começa para o trabalhador no estado de Lo Lishma (não em Seu Nome ), ou seja, para auto-recepção. Por isso, por que a Torah foi dada a eles, porque mais tarde eles estavam receberam Lishma ( em Seu Nome ), e receberam as Luzes e o alcance da supremacia?

Então vem o queixoso e pergunta, 'Por que eles receberam essas coisas sublimes, pelas quais eles não trabalharam e nem esperavam, mas mesmo seus pensamentos e objetivos eram somente coisas que concernem suas próprias necessidades, chamadas Lo Lishma?' Este é o significado de 'O malvado pode preparar isto, mas o justo o usará'.

Isto significa que ele estava previamente trabalhando em um estado de malvado, o que é Lo Lishma, mas para o receptor. Após, ele recebeu Lishma, o que significa que todo o trabalho entra no domínio de Kedusha (Santidade), ou seja, tudo para doar. Este é o significado de 'o justo o usará'.

Este é o significado de Purim como de Yom Kippurim (Dia da Expiação). Purim é um despertar do Alto, e Yom Kippurim é um despertar de baixo, ou seja, através de arrependimento. Porém, há um despertar do Alto aí, também, que corresponde aos lances que lá estavam, 'um lance para o Senhor, e outro lance para Azazel', e o Criador é o inspetor.