A Mensagem
Bnei Baruch é um movimento diversificado de milhares de estudantes em todo o mundo. Cada um escolhe o seu caminho e a intensidade do seu esforço, dependendo de suas condições pessoais e habilidades.
Em anos recentes, o grupo evoluiu para um movimento dedicado a projetos educacionais voluntários, apresentando fontes autênticas de Cabala em linguagem contemporânea. A essência da mensagem disseminada pelo Bnei Baruch é a unidade entre as pessoas, nações e o amor ao próximo.
Durante milênios, os Cabalistas ensinaram que o amor ao próximo é a base do povo de Israel. Este amor prevaleceu nos tempos de Abraham, Moses e o grupo de Cabalistas que eles estabeleceram. O amor ao próximo foi o combustível que impulsionou o povo de Israel à extraordinárias realizações. Com o tempo, o amor ao próximo foi se transformando em odio infundado, a nação caiu no exílio e em aflição. Se dermos espaço para estes velhos-novos valores, descobriremos que possuímos o poder para colocar de lado nossas diferenças e nos unirmos.
A sabedoria da Cabala, escondida por milhares de anos, está agora despontando. Esperou até que estivesse suficientemente desenvolvida e preparada para implementar sua mensagem. Hoje, surge como mensagem e solução que tem o poder de unir as facções e nações, e nos levar, todos, como indivíduos e como sociedade a um estado muito melhor.
História e Origem
Rav Michael Laitman, Professor de Ontologia e Teoria do Conhecimento, PhD em
Filosofia e Cabala, e MSc em Bio-Cibernética Médica, fundou o Bnei Baruch em 1991, após a morte do seu professor, Rav Baruch Shalom HaLevi Ashlag (O Rabash).
Rav Laitman chamou o seu grupo de Bnei Baruch (filhos de Baruch) como homenagem à memória do seu mentor, de cujo lado nunca saiu nos últimos 12 anos de sua vida, de 1979 a 1991. Rav Laitman foi o principal discípulo e assistente pessoal de Ashlag, e é reconhecido como seu sucessor no método de ensino.
O Rabash é o primeiro filho e sucessor do maior Cabalista do século XX, Rabbi Yehuda Leib HaLevi Ashlag. Rabbi Yehuda Ashlag é o autor dos famosos comentários sobre o Livro do Zohar,
O Sulam (A Escada), o primeiro a revelar o método completo para a ascenção espiritual. Esta é a razão de seu epíteto - Baal HaSulam (Dono da Escada).
Bnei Baruch baseia seu inteiro método de estudo no caminho seguido por estes grandes líderes espirituais.
Aulas de cabala
Como os Cabalistas vêm fazendo há séculos, e como a peça central das atividades do Bnei Baruch, o Rav Laitman conduz uma aula diária no centro Bnei Baruch de Israel, entre as 03:15 e 06:00 da manhã, hora local. As aulas são traduzidas simultaneamente em sete idiomas: Inglês, Russo, Espanhol, Alemão, Italiano, Francês e Turco. Em um futuro próximo estão previstos ainda os idiomas: Grego, Polonês e Português.
Como em todas as atividades do Bnei Baruch, a transmissão ao vivo é gratuita para milhares de alunos, em todo o mundo.
Funding
Bnei
Baruch é uma organização sem fins lucrativos para o ensino e compartilhamento da sabedoria da Cabala. Para manter sua independência e pureza de intenções, Bnei Baruch não é suportada, financiada ou tem qualquer outro tipo de vínculo com entidades políticas ou governamentais.
Como a maior parte de suas atividades são fornecidas gratuitamente, a principal fonte de recursos é o dízimo, contribuido voluntàriamente pelos alunos. Fontes adicionais de recursos são a venda de livros, vendidos a preço de custo e doações.
Rav Michael Laitman, PhD
Dr. Laitman recebeu seu PhD em Filosofia e Cabala do Instituto de Filosofia de Moscou, da Academia de Ciências da Russia e seu Mestrado em Cibernética na Medicina da Universidade Politécnica Estadual de São Petersburgo, Faculdade de Cibernética na Medicina e Biologia. Além de ser um cientista e pesquisador, Dr. Laitman tem se dedicado à Cabala nos últimos trinta anos. Publicou 30 livros sobre a Cabala e inúmeras publicações sobre Cabala e Ciência.
As extensas atividades científicas e educacionais do Dr. Laitman, fizeram-no merecedor do título de Professor em Ontologia e Teoria do Conhecimento, concedido pela "The Highest Interdisciplinary Academic Attestation Commission of the Russian Federation".
Adicionalmente, Dr. Laitman colaborou com proeminentes cientistas, conduzindo pesquisa única em ciência moderna e a Cabala e em 2005 escreveu um livro sobre este mesmo tópico, em co-autoria com o Prof Vadim Rozin da Universidade Estadual Lomonosov de Moscou, da Universidade Estadual de Moscou, da Universidade Estadual de Ciências Humanas na Academia de Ciências da Russia.