Alcançando a Solicitação Correta
Nós só conseguimos alcançar a correta solicitação se cada um pensar sobre o seu amigo, se quisermos ajudá-lo. Não é preciso fazer mais do que isso. Do amor pelos outros ao amor pelo Criador. Na falta do amor pelos outros, nós descobriremos que nos falta o amor pelo Criador.
Pergunta de um Aluno: Mas como eu devo ajudá-lo?
Resposta do Dr. Michael Laitman: Nisso nós descobriremos o quanto nós não pensamos uns nos outros. Então seremos capazes de passar de um cálculo pessoal egoísta (estou me sentindo mal), para um tipo diferente de cálculo (a quem eu estou agradando); que eu não tenho a qualidade de doação. Nós ainda teremos isso. O coração está fechado, o que você vai fazer? Mesmo em pessoas com o ponto no coração de nossos grupos ao redor do mundo - e eu as vejo e as sinto - os ouvidos ouvem, mas o coração não. Nós precisamos pensar mais e mais sobre o que podemos fazer para mudar isso, porque ninguém pode ter êxito sozinho: ninguém, somente através dos outros.
Em resumo, nós estamos num problema global; nós chegámos à crise global no nosso grupo. "O homem deve ajudar o seu amigo", e ninguém pode ajudar a si mesmo, ninguém. Somente os amigos podem ajudar - se eu receber o sentimento de Arvut (garantia mútua) deles, se eu receber deles todas as condições que necessito para exigir, eu atingirei a espiritualidade. E se eles não ajudarem, eu não a alcançarei. O que você pode fazer? Pague-os, leve presentes para eles, eu não sei. Tudo depende do desejo em seu coração, do desejo que está oculto de você e você não pode influenciá-lo de nenhuma forma. Portanto, tudo depende do acordo, do trabalho mútuo, do respeito mútuo - estas são as únicas coisas que podem levar à ela.
Nós devemos sentir esse problema como o nosso maior problema interior, como o problema que realmente ameaça a nossa vida. Nós podemos comparar isto a uma situação em que algum problema surge na família, e tudo é minimizado comparado a enfrentar isso.
Tudo Depende Deles
Eu não posso pensar que estou sem a qualidade de doação, que me falta o sentimento dos outros, que me falta o sentimento do Criador, como a qualidade de doação dentro de mim. Eu não acho que isso é que me falta interiormente, que se eu sentir o amor dos outros eu alcançarei a "salvação", que o amor pelos outros, que eu sinto dentro de mim, é a "salvação". E ponto. Nós devemos nos esforçar mais, e perceber que somos incapazes disso. Isso se chama "E os filhos de Israel gemiam por causa da servidão e clamaram".
O que pode ser feito? Apenas os outros podem me ajudar. Por quê? Porque esta é a forma como nós somos construídos. Se eles querem que eu deseje, necessite, queira, pense sobre a doação, eu alcançarei isso. Se eu tiver um ponto no coração, os meus amigos, o meu ambiente, podem me influenciar através da publicidade, dos exemplos pessoais, dos seus pensamentos, etc, e com isso, de repente, esse déficit se formará em mim. E com esse déficit eu já irei ao estudo, ao Criador, a um clamor, e ao grupo.