O Criador Se Comunica Conosco na Linguagem das Sensações
Pergunta de um aluno: O Criador fala conosco através de nossas próprias sensações. O que você pode nos dizer sobre esta linguagem?
Resposta do Dr. Michael Laitman: A pessoa deve conhecer a si mesma. Ela deve pedir que forças externas a ajudem em sua auto-análise, para que ela se interiorize o mais profundamente possível, e descubra por que ela é da maneira como é, e quem ela realmente é. Lá, no ponto mais profundo do seu interior, ela encontra o Criador, a sua própria raiz.
Nós imaginamos um mundo gigantesco e o Criador fora de nós. Nós pensamos que há todos os tipos de coisas fora de nós. No entanto, tudo isso só existe para nos facilitar o início da exploração e da compreensão de nós mesmos.
A Linguagem do Mundo Espiritual
Não faz diferença o idioma que você usa para estudar a ciência Cabalística. Isso não afeta a conexão entre o criador ea criatura. Você não precisa saber hebraico.
As quatro linguagens utilizadas na Cabalá (da Tanach, Halachá, Hagadá e Cabalá) não incluem realmente as formas das letras, das palavras ou as expressões em hebraico. Pelo contrário, uma linguagem é uma conexão entre a criatura e o Criador, ou entre o desejo e a Luz que o ativa. A conexão pode ser expressa de forma externa, como o “muu” de uma vaca ou o sorriso de um bebê, ou mesmo sem qualquer manifestação externa.
O que importa é como seu coração reage e fala com o Criador. Você não tem que escrever ou dizer nada. A verdadeira linguagem são seus desejos, que assumem diversas formas dependendo de suas semelhanças com o Criador.
Não existem formas, sons, cheiros, ou movimentos no mundo espiritual. Toda
linguagem da conexão com o Criador é o seu grau de semelhança com Ele, assim
como o quanto você deseja essa semelhança, quão desconfiado você está em relação
a isso, e o quanto você se esforça para Ele.
Mas nada disto está relacionado com a linguagem falada usada pelas pessoas neste mundo.
Construindo a Abordagem Correta para Cada Situação
Nós queremos chegar a um estado onde mesmo que não queiramos, a pressão do grupo, a nossa obrigação para com ele, nos pressionará a perguntar: O será de nós? E isso nos fará avançar um pouco. O grupo não deve concordar que a pessoa esteja de mau humor, que não seja capaz de responder corretamente o convite do Criador para avançar. Se olharmos dessa maneira para cada coisa em nossas vidas, descobriremos o nosso diálogo com o Criador.
O Criador nos fala por emoções, muda várias impressões em nosso interior, e nos exige uma resposta aquilo que Ele muda em nós - como eu sinto? Como eu abordo o que eu sinto?
Colocando o mundo diante de mim, eu, o ambiente, e os meus diversos sentimentos, Ele exige que eu responda. Como? Com o "não há ninguém além Dele" e o "bom e faz bem", e para se aderir a Ele. Após o procedimento correto, depois de construir a minha atitude, eu devo receber tudo com alegria, com amor, com o coração aberto; eu devo me unir a Ele nisso. Isso se chama elevar-se ao nível superior, espiritual, que Ele me apresentou no princípio, só que eu mudei a minha abordagem da situação, o que me permitiu vê-lo como bom. É assim que avançamos.
Aprendendo a Caminhar no Mundo Espiritual
Quando nós ensinamos um bebê a caminhar, nós o colocamos de pé e o incentivamos a dar um passo, depois outro, e assim por diante. Porém, com relação ao nosso desenvolvimento espiritual, nós somos incapazes de dar sequer um passo sozinhos. O Criador nos coloca em pé e nos mantém-se assim para que possamos caminhar, mas nós ficamos com medo e não entendemos nada. Nós simplesmente somos incapazes de dar um único passo adiante!
E essa é a razão pela qual cada passo adiante na espiritualidade vai contra a nossa natureza, e por isso nós não sabemos como realizá-lo. Não há esforços que possam ajudar neste sentido. A única coisa que resta a fazer é pedir que o Criador nos mostre como fazê-lo e nos dê a mente e a força para agir como Ele age.
Assim, tudo o que devemos fazer é pedir a Ele! O Criador não precisa que nós realizemos qualquer ação por nós mesmos. O que Ele precisa é que nós entendamos que temos que aprender com ele sobre como nos tornarmos semelhantes a Ele. Ele quer que nós peçamos ajuda a Ele, porque assim teremos uma conexão com Ele.