Um Pouco de Esforço e Estaremos Lá
"O Criador julga a pessoa onde ela está. Em outras palavras, se a pessoa toma para si o encargo do Reino do Céu pela eternidade, ocorre uma iluminação sublime e imediata" (Baal HaSulam, Shamati, "Artigo 58").
Com essas palavras, o Baal HaSulam nos mostra o pequeno sentimento espiritual que podemos sentir em cada estado. Não importa se a pessoa tenha recém começado a estudar Cabalá, se ela ainda não entende, não sabe nada; na medida em que ela se esforce, ou seja, que queira realmente estar acima de seu ego, acima deste mundo, sentir e pertencer a um Nível Superior para se dedicar a uma dimensão superior, ela poderá sentir a espiritualidade, mesmo que não tenha qualquer preparação para isso.
Se ela se esforça, se realmente quer isso dentro dela, se está disposta a se elevar, está trabalhando para isso e quer pertencer eternamente à espiritualidade, nesse exato momento, como o Baal HaSulam escreve, ela sentirá isso. Ela começará a sentir o mundo espiritual dentro deste mundo.
Nós devemos consolidar o desejo de nos desconectarmos do estado em que nos encontramos. Isso não significa que tenhamos que perder a consciência, mas sim que queiramos usar esta vida apenas de modo necessário; que nossa mente e coração estejam numa dimensão superior. Se fizermos esse esforço emocional, começaremos a sentir a espiritualidade, mesmo que seja por um curto período de tempo.
A pessoa não pode se encerrar em tal estado por muito tempo, mas pode permanecer nele por alguns dias, algumas horas ou alguns momentos, e voltar novamente à materialidade; porém, a partir desses esforços, ela pode sentir definitivamente a ascensão espiritual.
Portanto, convém aceitarmos os conselhos do Baal HaSulam, quando ele diz que se a pessoa se esforça e está disposta a expressar seus pertences à espiritualidade de uma forma eterna e definitiva, neste nível, contra essa qualidade, a Luz brilha sobre ela .
A iluminação para o mundo não vem do alto. A Luz Superior preenche toda a realidade de forma permanente. Nós somos aqueles que solicitam o Seu funcionamento. Se nos esforçarmos para entrar na espiritualidade, nós a sentiremos ao menos um pouco.
O que significa a Eternidade
Pergunta de um aluno: O que significa a eternidade?
Resposta do Dr. Michael Laitman: A "Eternidade" é quando eu quero estar só nisso. Para mim, é a melhor coisa que existe. O nosso desejo deve ser pleno, porque a "espiritualidade" é plena. Acontece que eu tenho que ser pelo menos semelhante a esta perfeição. Não em doação, não em nada, mas pelo menos para me relacionar com a espiritualidade, como um bebê que está ligado à sua mãe, e isso já basta para ele sentir a iluminação.
Então, você sente isso como uma espécie de respiração espiritual, como uma força que age em você, algum tipo de calor. E isso não é uma sensação psicológica, mas algo que, mais tarde, se converte em níveis, consciência, compreensão e realização. Na medida em que uma pessoa que apenas começou a estudar está procurando por esta devoção total - ser anulada dentro do Elyon (Superior), como um embrião no ventre de sua mãe - ela começa a sentir isso.
Alcançando o Apelo Correto ao Elyon
É impossível que eu alcance um verdadeiro apelo ao Elyon (Superior) se eu não alcançar um estado em que eu exija a espiritualidade. Eu devo sentir isso, devo me aderir a isso, devo revelá-lo, sentir que não tenho vida sem isso, que sem isso estou desesperado.
Na verdade, aquele que alcança a sabedoria Cabalística já está desesperado em sua vida, sente que ela não tem significado. Ele tem tudo, mas não tem nada. Mas a partir do momento em que ele alcança ela e começa a investir energia e vontade, acha que em breve atingirá o bom estado espiritual; e realmente depois de uma série de curtas semanas ou meses de trabalho nesta direção, a dedicação, o desejo, e a elevação lhe permite alcançar um sentimento chamado de "iluminação", ou "iluminação da Divindade".
Mas tambem podem haver estados de desespero de suas próprias forças. Isto é, pode haver duas opções: ou a pessoa pode fugir, voltar à sua vida, perder a esperança de poder alcançar algo através deste método - e isso ocorre apenas por falta de conexão com o ambiente, por não receber reforço suficiente dele para permanecer nele e completar seu esforço -, ou ela explode num grito, numa demanda, e lhe é dada a intenção para doar, e ela entra na espiritualidade.
Isto é semelhante ao estado dos filhos de Israel no Egito. Eles construíram as belas cidades Pitom e Ramsés, mas as construíram para o Faraó, para o seu ego, e isso foi revelado a eles. Sobre isso está escrito: "E os filhos de Israel gemiam por causa da servidão e clamaram". Em outras palavras, eu construo, construo, construo, estudo, faço tudo e percebo que o meu ego só está crescendo. De fato, nós falamos dos filhos de Israel - aqueles que desejam alcançar o Criador, Yashar-El (direto ao Criador).
Isto é, aquelas pessoas que anseiam pelo Criador entendem que estão trabalhando para o seu ego, e começam a gritar: "o que está acontecendo conosco? Se isso continuar assim nós nunca deixaremos o nosso ego. O nosso ego só irá crescer e vamos adorá-lo continuamente. E depois? Onde está o ponto a partir do qual eu posso sobrepujá-lo e me conectar com o Mundo Superior?" Então, eles descobrem que o Mundo Superior existe acima do ego, que uma vez que você aumente o seu "eu" acima do ego, você começa a sentir a Realidade Superior.
A Anulação Correta Perante os Amigos
Anulação perante o grupo, perante os amigos, não é anulação perante os amigos e o grupo físico, mas perante os pontos no coração que eu vejo neles, perante seus anseios de espiritualidade. Eu me conecto apenas com esses pontos. O caráter de cada um deles – eu não posso suportar. Não posso olhar em seus rostos. Mas eu devo apagar todas essas coisas externas, elas não existem, eu não as conheço. Eu só sei uma coisa: o ponto no coração que eu devo conectar a mim, nada mais. O resto não interessa. O resto é brutalidade.
Ao juntar seus pontos com o meu ponto, nesta rede criada entre nós, eu revelo a "alma". A conexão acima do nosso ego comum nos permite revelar a "alma" dentro de nós e receber a Luz dentro dela, de acordo com os nossos esforços. Isso se chama "conexão", isto se chama "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo". O que há para amar? O que há para saber sobre ele? Eu só devo sentir o seu ponto no coração. Isso é tudo. E não há distância aqui, nem diferenças entre os seres humanos. O ponto no coração é idêntico em todos nós.