Avançando Para a Verdade Com a Ajuda do Grupo
A pessoa nunca pode dar um passo em direção à meta sozinha. Isso é feito apenas pela rejeição do sofrimento ou pela atração da luz; mais precisamente, por ambos.
E se ela pensa que será capaz de avançar ou vislumbrar o caminho para a verdade, enquanto permanece com sua natureza, isso é uma mentira, porque nós nunca seremos capazes de estar no caminho certo com a nossa natureza. Pelo contrário, nós somos uma máquina que sempre deve estar ligada a milhares de cordas, milhares de algemas; somente quando elas nos controlarem, nós avançaremos. O avanço será sempre contra o nosso próprio desejo, contra todos os pensamentos do cérebro, contra todos os desejos do coração, e isso será sempre chamado de "superação", em oposição à nossa natureza, e jamais em concordância com o corpo.
Além disso, o nosso avanço é como um cone - quanto mais avançamos, nós entramos num trabalho mais preciso, na mente e no coração, na identificação da espiritualidade com respeito à materialidade, em detalhes que são cada vez mais delicados. Portanto, trabalhar no caminho espiritual certamente se torna cada vez mais difícil, as análises ainda mais precisas e delicadas, e o tratamento ainda mais pressionado, o que não deixa saída para a pessoa.
Portanto, nós precisamos esperar por indicações e pressões, pelo acompanhamento próximo e rigoroso, como um educador que não nos deixa nem por um momento e nos sacode a cada passo. E nós devemos concordar com isso, e sentir como é bom que sentir a cada momento o Seu cuidado por nós, desejar e apreciar isso.
Porém, é impossível para nós aceitar e desejar isso sem a grandeza e a importância da meta, sem aquilo que o grupo pode nos proporcionar, pois isso é contra a nossa natureza, contra tudo o que costumamos pensar e decidir. Isto é completamente oposto a nós - em toda a profundidade da nossa natureza. Nós não temos o desejo ou o hábito que nos preparará para isso.
Portanto, o apoio externo é uma condição necessária para nós recebermos algum tratamento do Alto, do Criador, da Luz. Sem este apoio, eu não serei capaz de receber Dele, muito simples. Portanto, na medida em que a pessoa escolhe um ambiente, ela permite que o Criador cuide dela e a conduza à verdade.
O controle do grupo sobre a pessoa se resume em que este lhe dê a sensação da importância do cuidado da Luz, da Luz que Corrige, em oposição à nossa natureza. E esse controle deve ser verdadeiramente absoluto e constante. Na medida em que isso não ocorre, a Luz não pode agir e a pessoa não avança. E mesmo que pareça que ela está avançando, não é assim.
Nós devemos parar de contar os minutos e os anos, e começar a verificar o quanto o grupo nos controla, acima de nossa mente. E se eu concordo com isso, não significa que ele me controla. Somente como resultado do seu controle enérgico sobre mim, é que eu serei capaz de ficar pronto, merecendo o tratamento da Luz Superior.
É como o medo de algo que realmente nos assusta, que às vezes ocorre na vida de uma pessoa, e do qual ela não consegue se livrar. Pode-se dizer que semelhante a esta descrição, eu devo sentir que não consigo me livrar da pressão que o grupo coloca sobre mim em relação a importância da meta, contra a minha natureza, e assim eu posso relaxar e continuar na minha caminhada, como escreve o Baal HaSulam "continue com os fluxos da vida, como aqueles de ontem". Saiba que ele não diz isso às pessoas que estão fora da caminhada espiritual, mas para aquelas que já estão dentro, entrando na corrente de acordo com sua natureza.