Luz Em Vez De Sofrimento
No passado, as pessoas que queriam obter a espiritualidade tinham que sofrer e restringir seus corpos para aniquilar seus desejos egoístas e assim adquirir uma natureza nova e doadora. Isto era costume no tempo dos nossos antepassados e sábios da Mishná. Depois veio a era do Talmude, e os sábios daquela era, os Cabalistas da época, mudaram as condições para transformar a nossa natureza egoísta em doadora (espiritual), por meio de seus próprios trabalhos espirituais.
Cada período introduziu sua própria parte corrigida dentro do sistema geral das almas. Como resultado, o sistema tornou-se parcialmente corrigido, fazendo com que as almas que ainda não estavam corrigidas recebessem ajuda da parte corrigida. Assim, nós não precisamos mais torturar e limitar nossos corpos. De fato, nós nem somos capazes de fazer isso, por causa do nosso enorme egoismo. Os sábios do Talmude tornaram nosso caminho mais fácil, e a parte do desejo que deveríamos ter corrigido torturando nosso corpo agora pode ser corrigida com a Luz que Corrige.
Nossos antepassados e sábios da Mishná corrigiram-se executando duas ações: torturando seus corpos e atraindo a Luz da Torá. Em contrapartida, os sábios do Talmude corrigiram o sistema, de modo que em vez de sofrimento, podemos nos corrigir com a Luz da Torá. Isto é de importância crucial em nossa época, pois quem tem a força de renunciar aos avanços da civilização moderna?
Os Cabalistas do Talmude corrigiram-se a si mesmos, e suas conexões dentro do sistema geral, criando uma grande parte corrigida. Eu nasci não corrigido e pecador, mas eu existo num sistema que contém muitas partes não corrigidas, que o sustentam. E se eu quero me corrigir, existe alguém para quem eu posso pedir ajuda e me conectar. Agora, a bola está do meu lado.
-- Da 3ª Parte da Aula Diária de Cabala de 26/05/10