Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 02-05-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

O Fogo Ardente de Lag B’Omer

 

Em Lag B’Omer (o 33º dia de Omer) comemoramos a passagem do grande cabalista, o rabino Shimon Bar Yochai, autor do Livro do Zohar. Ele era uma pessoa especial e a revelação que ele fez significa a entrega da Torá (a ciência da correção) a todo o mundo.

A Humanidade desenvolveu-se de uma geração a outra por laços de nascimento (dores de parto) até alcançar Abraão, que revelou a ciência da Cabala acima da crise que se desenvolveu na antiga Babilônia. Então, a nação de Israel esperou pela escravidão no Egito e pelo Êxodo dela, seguido pela construção do Primeiro e Segundo Templos, bem como outras ascensões e descensos. Todos os eventos terríveis que se abateram sobre a nação e toda a história humana em geral parecem ser uma experiência interminável.

No entanto, todo o caminho que passamos até a chegada do Rabi Shimon era apenas a nossa preparação para a correção. Após a destruição do Segundo Templo, a nação de Israel finalmente perdeu a sensação de espiritualidade e entrou no exílio. Mas depois nós recebemos este presente do céu, marcada pela chegada de um sábio dos tempos do Templo (a Tana), Um Cabalista de grande estatura. Sua alma especial incorporou todas as almas anteriores e uniu-as dentro de si. É por isso que, juntamente com seus alunos, ele foi capaz de atingir uma altura extraordinária, a correção final de sua geração.

O Baal HaSulam escreve que nunca na história houve qualquer realização maior do que a obtida nos tempos de Rashbi e sua geração. Isso só pode acontecer novamente no fim da correção, e agora nós permanecemos no seu limiar.

Zohar é o nome da Luz que se revela em GAR do Mundo de Atzilut, em sua raiz, o qual é um lugar muito especial – “a mente oculta" do sistema de Arich Anpin. O Rabi Shimon foi o único, porque foi capaz de conectar este nível incrivelmente elevado com o nosso mundo. Sua realização colocou-o no nível da Correção Final, assim como antes da destruição do Templo, mas, ao mesmo tempo, ele viveu uma vida comum e material nos tempos após a destruição do Segundo Templo. Foi quando a nação caiu completamente, do nível do amor fraterno ao ódio infundado, e essa queda causou o desaparecimento completo da sensação espiritual.

Como o Rabi Shimon uniu estes dois pólos totalmente diferentes dentro dele, ele foi capaz de escrever este imenso Livro, isto é, fazer uma revelação. Sem ela, não teríamos a oportunidade de corrigir nossas almas e atrair a Luz que Corrige.


 

A Luz no Limiar da Revelação

Lag Baômer é um dia especial, quando a Luz começa a entrar Malchut a partir das Sefirot Superiores. A Luz chega até nós a partir do Infinito, passando pelo Mundo de Adam Kadmon, depois pelo mundo de Atzilut, em seguida através dos Partzufim Atik, Arich Anpin, Aba Ima veE Zeir Anpin, eté atingir as almas.

Zeir Anpin contém sete Sefirot, cada uma das quais contém sete Sefirot. No total, 7 × 7 = 49. Malchut é a 50ª Sefira. É assim que nós contamos os dias de Omer, a entrada da luz em Zeir Anpin, e no 50º dia, em Malchut. Ou seja, quando nossas almas, que estão incluídas em Malchut, começam a receber a Luz.

A unificação (Zivug) de Zeir Anpin com Malchut acontece no 50º dia, mas a Luz entra totalmente em Zeir Anpin no 33º dia, quando entra na Sefira Hod de Hod. Assim, há Hesed, Gevura, Tifferet e Netzah, com sete Sefirot dentro de cada uma delas. Isso se soma a 28, e há mais cinco Sefirot em Hod (Hesed, Gevura, Tifferet, NetzahE Hod), que equivale a 33 (Lamed Gimel-Lag).

Neste dia comemoramos a entrada da Luz em Malchut de Zeir Anpin, ou seja, a Luz Superior entra no sistema sob o qual já se refere às almas. Se ela alcança este lugar, então não há dúvida de que receberemos essa Luz. Nós começamos a senti-la e a nos prepararmos para sua revelação.

Do 33º dia até o 50º dia já é a preparação. A Luz continua a descer mais para baixo e adapta-se para entrar na alma. A pessoa que já está no mundo espiritual sente esta preparação, que ocorre antes da recepção desta Luz Superior especial, chamada Zohar.

É por isso que nós celebramos este dia. O Rabi Shimon deixou o mundo porque completou sua missão. Ele não tinha mais nada a fazer neste mundo, porque passou a Luz Superior por todas as Sefirot até Malchut de Zeir Anpin. Com isso, ele completou seu trabalho.

Juntamente com seus alunos, ele conduziu toda a Luz do Infinito através de si, como num filtro especial, preparando-a para ser recebida por nossas almas. Este é o principal trabalho que eles realizaram. Agora, quando olhamos para dentro deste livro, mesmo sem entender as palavras, com nosso desejo de nos unirmos com o sistema que eles prepararam para nós e, através dele, nós recebemos a Luz.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info