O Fogo Ardente de Lag B’Omer
Em Lag B’Omer (o 33º dia de Omer) comemoramos a passagem do grande cabalista, o rabino Shimon Bar Yochai, autor do Livro do Zohar. Ele era uma pessoa especial e a revelação que ele fez significa a entrega da Torá (a ciência da correção) a todo o mundo.
A Humanidade desenvolveu-se de uma geração a outra por laços de nascimento (dores de parto) até alcançar Abraão, que revelou a ciência da Cabala acima da crise que se desenvolveu na antiga Babilônia. Então, a nação de Israel esperou pela escravidão no Egito e pelo Êxodo dela, seguido pela construção do Primeiro e Segundo Templos, bem como outras ascensões e descensos. Todos os eventos terríveis que se abateram sobre a nação e toda a história humana em geral parecem ser uma experiência interminável.
No entanto, todo o caminho que passamos até a chegada do Rabi Shimon era apenas a nossa preparação para a correção. Após a destruição do Segundo Templo, a nação de Israel finalmente perdeu a sensação de espiritualidade e entrou no exílio. Mas depois nós recebemos este presente do céu, marcada pela chegada de um sábio dos tempos do Templo (a Tana), Um Cabalista de grande estatura. Sua alma especial incorporou todas as almas anteriores e uniu-as dentro de si. É por isso que, juntamente com seus alunos, ele foi capaz de atingir uma altura extraordinária, a correção final de sua geração.
O Baal HaSulam escreve que nunca na história houve qualquer realização maior do que a obtida nos tempos de Rashbi e sua geração. Isso só pode acontecer novamente no fim da correção, e agora nós permanecemos no seu limiar.
Zohar é o nome da Luz que se revela em GAR do Mundo de Atzilut, em sua raiz, o qual é um lugar muito especial – “a mente oculta" do sistema de Arich Anpin. O Rabi Shimon foi o único, porque foi capaz de conectar este nível incrivelmente elevado com o nosso mundo. Sua realização colocou-o no nível da Correção Final, assim como antes da destruição do Templo, mas, ao mesmo tempo, ele viveu uma vida comum e material nos tempos após a destruição do Segundo Templo. Foi quando a nação caiu completamente, do nível do amor fraterno ao ódio infundado, e essa queda causou o desaparecimento completo da sensação espiritual.
Como o Rabi Shimon uniu estes dois pólos totalmente diferentes dentro dele, ele foi capaz de escrever este imenso Livro, isto é, fazer uma revelação. Sem ela, não teríamos a oportunidade de corrigir nossas almas e atrair a Luz que Corrige.