Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 27-04-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Mudanças Verdadeiras ou Maquilagem?

 

Pergunta: Como eu posso preencher o desejo de alguém se cada pessoa gosta de algo diferente?

Resposta do Dr. Laitman: Deve ser uma atitude interna em relação à outra pessoa: você tem de se preocupar com ela da mesma maneira que você antes se preocupava consigo mesmo. Você deve exigir que a Luz Superior torne o seu amigo tão importante quanto você se considerava a si mesmo no passado, egoisticamente, para seu próprio benefício.

Não faça nada artificialmente. Nós temos de deixar a Luz Superior fazer todo o trabalho. Ela faz as correções. Tudo o que nós podemos fazer é arruinar as coisas! Nós não temos a força ou o entendimento para fazer algo. Desta forma, se nós tentamos mudar, nós só o fazemos externa e artificialmente, e isso não é correção.

O Rabash dá um exemplo usando uma parábola sobre gatos que, supostamente, eram treinados para serem garçons nobres e importantes, de forma a provar que é possível mudar a natureza de alguém. Mas quando os gatos viram ratos correndo, eles atiraram suas bandejas para longe e apressaram-se a apanhá-los. Nós somos iguais: nós executamos mudanças externamente belas até que explodimos e saltamos violentamente em cima uns dos outros. Certamente, estas não são as mudanças que a Cabala fala.


 

Já a Ociosidade é Ruim

Pergunta: O que significa que eu causo dano ao meu amigo?

Resposta do Dr. Laitman: Se for um amigo num grupo Cabalístico, então eu causo mal simplesmente ao não me preocupar em me unir a ele, porque desta forma eu faço um furo no nosso “barco” comum, nosso vaso espiritual comum. Portanto, ao ser ocioso eu já lhe causo dano.

Se eu não estou trabalhando para aumentar nosso Kli espiritual compartilhado, ou até mesmo se eu sou um pouco preguiçoso, eu inflijo dano aos outros. Porém, parece-nos que se não estivermos batendo em alguém, matando, ou roubando, então tudo está bem e o que mais pode alguém nos pedir? Nós não compreendemos que nós podemos infligir dano até mesmo quando somos perfeitamente “bons cidadãos”. Todavia, isto é insuficiente na espiritualidade. Na espiritualidade, se eu não gasto cada momento preocupando-me em como criar um vaso comum espiritual, então eu não tenho uma boa atitude em relação aos outros. No momento em que eu me esqueço sobre a preocupação em relação ao Kli comum, eu me torno um infrator.

Não há um estado intermédiário, mas apenas bom ou mau. Essa é a lei do Sistema Superior da nossa conexão.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info