Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 04-05-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

A Doação Tem Milhares de Nomes

 

Todas as palavras são nomes das qualidades de Malchut; esta é a única coisa que lemos nos livros Cabalísticos. Você pode contestar porque as letras originam-se da seguinte forma: nove vêm de ZAT de Bina, nove vêm de Zeir Anpin, e apenas as quatro últimas letras do alfabeto estão contidas em Malchut. Então, por que todas as palavras vêm de Malchut? Porque nós recebemos tudo como uma marca (impressão) em Malchut, não importa de onde venha.

Cada nome é um desejo de desfrutar através da ação de doação, ou seja, através da recepção em prol da doação. A intenção de doar é quem dá ao desejo uma forma específica. Nós não nomeamos o desejo e a Luz em si, mas a sua conexão, a relação entre o desejo e a Luz. Só ela tem um nome.

Por exemplo, uma “planta” não é apenas um desejo de desfrutar, mas um desejo que contém a força da Luz que a transforma numa planta, que é um desejo do tipo vegetativo. O Kli HaVaYaH original ainda não é um nome, mas apenas a sua base. Os nomes são realizações que estão contidas dentro deste nome, ou as Luzes que podem se revestir dentro desta matéria de acordo com a equivalência de forma. É por isso que todos os nomes vêm de Malchut.


 

"Venha e Veja" A Nova Realidade

Todo o nosso problema no avanço espiritual é que nós abordamos a Cabala, a revelação do Mundo Superior, como se ela fosse uma teoria científica que devemos atingir com nossa mente e realizar com nossas próprias forças. No entanto, a Cabala nos oferece algo completamente atípico: a oportunidade de adquirir novas qualidades. Enquanto a pessoa não adquiri-las, não descobrirá o que a Cabala aborda.

Toda Cabala é sobre o método de desenvolvimento de uma nova qualidade na pessoa, a qualidade de "amor ao próximo". Ela também é chamada de "Criador". Assim, a Cabala é o método de passar da negação total Dele à Sua revelação completa. Nossos primeiros sentimentos e pensamentos (mente) “terrenos” não têm qualquer relação com a revelação do Criador. A revelação do Criador é a criação de Sua qualidade dentro da pessoa. A Cabala é o método para se formar a qualidade de doação dentro de nós, o estado do Criador.

Toda a nossa realidade consiste de dois componentes: sentimentos e pensamentos (mente). Quando a pessoa cria a imagem do Criador dentro de si, adquire uma nova mente e um novo sentimento, em vez dos anteriores. É assim que ela vai da percepção (ou sensação) deste mundo à percepção (ou sensação) do Mundo Superior.

A nova sensação no interior da pessoa é chamada Criador, “Boreh”, que significa "venha e veja". Ela também é chamada de alma.

O principal desafio para a pessoa que começa a estudar Cabala é a incapacidade de conectar todo o seu desenvolvimento com a Luz que tem que transformá-la, com a força que deve trazer-lhe uma nova mente e sentimentos. Nós nos apegamos a formas externas e aspiramos perceber o texto que foi escrito pelos Cabalistas com nossos sentimentos e pensamentos terrenos. Tentamos adaptar a espiritualidade à nossa existência terrena. Contudo, em todos os livros Cabalísticos, nem uma única palavra fala sobre o nosso mundo. O nosso estado é necessário apenas para atrairmos a Luz que Corrige através do estudo em grupo. A nossa tarefa é esperar pelo nascimento de novos sentimentos e pensamentos dentro de nós, que nos dará a percepção da nova realidade.

Toda a nossa batalha com a nossa natureza é encontrar novos instrumentos de percepção do mundo e, depois, perceber e realizar através deles.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info