Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 21-05-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Luz Infinita Ou Escuridão Infinita?

 

Ao estudarmos a Cabala, nós entramos em contato com a própria Luz. Ao nos unirmos com outros que desejam o mesmo objetivo e estudando juntos, nós nos sintonizamos ativamente com Malchut do Mundo do Infinito, onde todas as pessoas existem em sua unidade interna, como um todo. À medida que desejamos existir neste estado de forma ativa, atraimos a Luz oculta desse estado perfeito, e assim, aceleramos nosso desenvolvimento espiritual. Isto se chama tornar-se Isra-El, aspirar "diretamente ao Criador", aquele que "acelera o tempo", que atrai a Luz para si mesmo sozinho através de seus estudos e obriga-O a se revelar. Isso também significa aquele que "ilumina o tempo", isto é, aquele que quer que a Luz o leve à doação. (A Santidade é a qualidade de doação).

Acontece que o estudo em um grupo de Cabalistas nos dá as “rédeas” ou o "volante" com o qual podemos controlar a nós mesmos - nossas formas de desenvolvimento e sua velocidade - à medida que nos tornarmos independentes da Luz. No entanto, por outro lado, a Luz é muito poderosa e tem um programa de desenvolvimento para cada um de nós, assim como para todos nós juntos. Portanto, quando tentamos acelerar o nosso desenvolvimento por nossa conta, de repente começamos a sentir como somos dependentes desta Luz, no seu despertar. Somente com sua ajuda podemos avançar.

A Luz me eleva e me abaixa o que desperta em mim o desejo de me desenvolver, a fim de me tornar "semelhante ao Criador", um ser humano, ao elevar-me acima deste nível animal e de toda essa vida material. Eu espero que a Luz comece a me influenciar. Eu me preparo para me entregar totalmente a ela, para me sintonizar o máximo possível com os estudos, o grupo, a divulgação, e resolver todas as questões que se acumularam durante a escuridão e a ocultação.

Eu sou como aquele “galo” da parábola sobre o galo, e o morcego que aguarda a aurora. Eu espero que a Luz venha a iluminar o caminho para mim, e me alegro quando ela vem. No entanto, o “morcego”, que não se prepara para a chegada da luz, percebe o despertar do Alto como escuridão.

Apesar de nós existirmos em um sistema comum, apenas aqueles que aguardam a chegada da Luz a percebem como algo desejável; para eles ela é realmente a Luz. Pelo contrário, aqueles que não desejam aproximar-se da Luz, da doação, e amar o próximo, sentirão crises e problemas cada vez maiores neste mundo.

Todos nós existimos no Mundo do Infinito, mas tudo depende da nossa preparação. Nós podemos sentir a Luz ou a escuridão infinita lá, ou podemos não sentir absolutamente nada, como se estivéssemos inconscientes e tivéssemos simplesmente uma existência animal. Tudo depende do nosso desejo de nos tornarmos humanos, isto é, "semelhantes" ao Criador em Seu amor e doação.

-- Da 1ª Parte da Aula Diária de Cabala de 21/05/10 Shamati #241


 

O Gene Da Doação

Quanto mais nos esforcemos em direção à Luz, melhor será o nosso futuro, quando despertarmos a revelação da Luz. . A Luz ilumina este mundo cada vez mais, e aqueles que se dirigem em direção a ela percebem este estado como bom, enquanto outros percebem como mal. Primeiro, a Luz desenvolve o mundo todo (o nosso Universo, o globo terrestre, e tudo que ele contém) de acordo com os níveis inanimado, vegetativo, e animado, cultivando apenas o desejo egoísta. Este é o desenvolvimento material, cujo nível máximo é o animado; desta forma, a Luz desenvolve a matéria.

No entanto, quando o egoísmo cresce até o nível animado, não há mais para onde ele crescer. Ele sente sua total impotência; mas sente que chegou num beco sem saída e que só há escuridão à frente. É assim que o mundo entra em crise e desespero. No entanto, tudo isso ocorre sob a influência da Luz, que nos mostra que não há mais nada com que possamos satisfazer o desejo de receber. Na verdade, nós nunca poderíamos satisfazê-lo; nós só esperamos pelo futuro e aspiramos a ele constantemente.

No entanto, uma vez que o futuro deixa de brilhar diante de nós e nós esgotamos completamente nosso desejo sobre o grau animado, não sentimos qualquer possibilidade de desenvolvimento futuro. Por quê? Para quê? Neste ponto, a humanidade se encontra num beco sem saída, sem objetivos ou esperança para o futuro.

É por isso que a ciência da Cabala é revelada hoje. Ela nos explica porque tudo isso está sendo feito. É porque agora podemos nos tornar parceiros da Luz e alcançarmos o grau de Ser Humano, que é semelhante ao Criador. Elevar-se do nível animado ao nível humano é o nosso próximo estágio de desenvolvimento.

Isto é impossível sem a realização de um plano Superior. Malchut do Mundo do Infinito está finalmente alcançando a conclusão do propósito da criação, tal como concebida pelo Criador, que queria que a criação O conhecesse, isto é, tornar-se independente, mas semelhante a Ele. E a criação está começando a entender esse plano Superior.

Nós somos a primeira geração em que este gene (Reshimot) informativo especial está sendo revelado. Ele pertence ao nível humano e devemos entendê-lo. Portanto, a Luz que atua agora neste mundo será sempre em detrimento do desejo egoísta, expressamente com o propósito de nos ajudar a ascender.

Ao mesmo tempo, a Luz ajudará aquelas pessoas que desejam realizar este "gene de doação" nelas. O Criador aproximou-se mais de nós. Ele nos revelou: O Livro do Zohar, a ciência da Cabala, as crises mundiais, toda situação e todos os meios que nos permitem distinguir esta nova direção do desenvolvimento e executá-lo. Nós só precisamos estender a mão à Luz por nós mesmos, e veremos Sua Bondade.

--Da 1ª parte da Aula Diária de Cabala - 21/05/10 Shamati #241


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info