Faça O Momento Durar Para Sempre
O objetivo do Criador é elevar o homem a seu nível. O que significa isto? Nós percebemos a nossa vida dentro do desejo de desfrutar, que foi criado pelo Criador. Esta qualidade é a única coisa que existe fora Dele, e é por isso que nós sempre sentimos falta de satisfação. Nós sempre sentimos falta de algo, e aspiramos algum tipo de prazer. Mas a Luz que atinge o desejo de desfrutar imediatamente desaparece. Ela anula o desejo, e o desejo não sente satisfação.
Portanto, como nós percebemos a nossa vida dentro do desejo de prazer, ela é percebida como temporária e transitória, onde tudo desaparece. Cada momento passa e desaparece, ao invés de permanecer e tornar-se complementado por todos os momentos subseqüentes. Por um lado existe o desejo, e por outro lado, o prazer. Quando os dois se encontram são neutralizados, mesmo que o prazer seja mínimo.
É por isso que toda a nossa vida é construída como resultado destes pequenos pontos de encontro entre o desejo (Kli) e a Luz, que imediatamente desaparecem. E isso continua até que a nossa vida chega ao fim. Por exemplo, suponha que você tenha uma quota de desejo: milhões de pequenas partes de desejo de desfrutar, que se revelaram sucessivamente. Em oposição a cada uma destas partes, há a Luz, que traz satisfação à essas partes. Em seguida, elas se reunem e desaparecem. Uma vez esgotada a sua cota, sua vida acabou, e junto com ela toda a sua existência.
No entanto, se no decorrer desses encontros do desejo e da Luz, você for capaz de atingir um estado onde a Luz e o desejo "se agarram" entre si e permanecem juntos, então você começa a sentir a Luz, que é percebida no interior do desejo, como a vida eterna e infinita. Isso porque o momento anterior também permanece com você. Então, você ascende acima da sensação do tempo. Você pára um momento e adquire a existência eterna! Esta é toda a exclusividade da vida espiritual, que é eterna e perfeita. É isso que a pessoa pode alcançar através da aplicação da sabedoria Cabalística.
O Método Do Nascimento Espiritual
Como é possível alcançar a eternidade e a perfeição? Isso só pode ser feito através da lei de equivalência de forma. Se a Luz e o desejo são opostos entre si, a Luz anula o desejo; mas se eles forem iguais, apoiam-se mutuamente. Nesse caso, nós sentimos que eles existem, e essa sensação é chamada de vida eterna. É exatamente essa a intenção da ciência Cabalística.
Para se alcançar esse estado – a capacidade de viver eternamente e sentir a verdadeira realidade, à semelhança do Criador – nós temos que passar pelo processo de correção. Todas as correções caracterizam-se por tornar o desejo de desfrutar similiar à Luz; com isso nós observamos a “lei de equivalência de forma”.
Isso constitui toda a correção. Ou nós somos opostos ao Criador, da maneira como fomos inicialmente criados, ou, gradualmente, atingimos a equivalência de forma com Ele. Nós nos corrígimos enquanto a Luz e o desejo não se unem. No momento que eles se unem, nós nascemos para a espiritualidade.
Esse método de correção é chamado de ciência Cabalística (Cabala significa “recepção” em hebraico). É a ciência sobre como receber a Luz dentro do desejo, de modo que a Luz não desapareça; deste modo, nós sentimos a realidade verdadeira e eterna. Esta é, de fato, uma grande sabedoria que não é tão simples.
Nós realmente não sabemos como fazer com que isso aconteça. Mas fazer acontecer é exatamente o nosso desejo mais profundo, que nem sequer estamos cientes. É por isso que nós existimos e o que estamos sempre buscando inconscientemente.
Quando atingirmos o primeiro contato com a Luz e percebermos isso dentro do nosso desejo, de modo que a Luz permaneça dentro de nós, o que significa que nós percebemos a vida eterna, porque a Luz está dentro de nós e não abrimos mão disso – é o nascimento espiritual. Ele também é chamado de êxodo do Egito.
Antes disso, nós temos que permanecer no exílio do Egito, na preparação para o nascimento espiritual e a redenção. É por isso que prestamos tanta atenção no estudo das fases que temos que passar no exílio Egípcio, a fim de sermos capazes de sair dele o mais rapidamente possível, com a ajuda de vários meios que foram preparados para nós pelos Cabalistas de todas as gerações.