A Mudança Psicológica Que Vira O Mundo de Cabeça Para Baixo
Pergunta: Por que o Baal HaSulam escreve que a transição para a doação nada mais é do que um problema psicológico? Então o que há de tão difícil nisso?
Resposta do Dr. Laitman: O problema psicológico consiste em, inicialmente, relacionar tudo o que acontece a você com uma influência externa intencional. Somente depois disso é que todos os mundos se unirão. No entanto, por agora, isso surge como um problema psicológico para nós.
Nós precisamos tentar nos separar um pouco de nós mesmos, como se estivéssemos olhando e nos avaliando de lado. (Pessoas bêbadas às vezes experimentam uma sensação semelhante de visão dupla). Devemos nos analisar continuamente e dizer que tudo o que acontece no nosso coração, mente e na vida em geral é o Criador preencehndo, controlando e jogando conosco. “Eu” não sou eu, mas o Seu jogo, e eu estou assistindo a isso.
Eu não tenho outra escolha. Eu estou totalmente motivado pela satisfação interior, que Ele me dá. No entanto, Ele me deu um ponto adicional a partir do qual eu posso me olhar e dizer: “Tudo o que você pensa e tudo que você sente vem d’Ele”.
Pergunta (continuação): Como a pessoa supera esse estado?
Resposta do Dr. Laitman: Você precisa exigir que Ele mude sua natureza. O Criador lhe dá circunstâncias externas e especiais a todo o momento, e você precisa pedir que Ele mude suas circunstâncias internas (suas propriedades) e as traga em concordância com as circustâncias externas (as propriedades do Criador).
Suponha que nós entremos em um lugar com circunstâncias externas particulares, as quais somos incapazes de resistir. Neste caso, nós geralmente queremos mudar o ambiente para nos adaptarmos. A “mudança psicológica”, no entanto, é entender que em vez de mudar as circunstâncias externas, nós precisamos mudar a nós mesmos para coincidirmos com as circunstâncias externas, já que a exterioridade não pode ser mudada. Nós podemos nos transformar para nos assemelharmos ao novo ambiente, e então nos sentiremos confortáveis nele. Esta é uma mudança psicológica, uma nova abordagem para as mudanças que a humanidade está passando hoje.
Até agora, como em todas as vezes, nós queremos mudar a natureza que nos rodeia e organizarmos o mundo de acordo com a forma como nós o entendemos. No entanto, nós começamos um programa diferente, e agora este mundo (o Criador que trata de tudo isso) exige que nós mesmos começemos a nos transformar na direção ao Criador.
Novas circunstâncias emergem em torno de mim: a escuridão vem ao mundo; tudo se contraí, torna-se mais confuso, obscuro, e assustador. Mas ao invés de pedir para mudar o mundo em torno de mim, eu preciso pedir que Ele me mude.
-- Da 1ª Parte da Aula Diária de Cabala de 28/05/10
Prescrição Para A Depressão: A Luz Que Corrige
Pergunta: : Muitas pessoas no mundo sofrem atualmente de depressão; elas não deixam suas casas há meses, e necessitam de ajuda psicológica. O que pode ajudá-las?
Resposta do Dr. Laitman: A depressão é a doença mais comum no mundo atual. Só um remédio pode ser aconselhado para elas: a Luz que Corrige. Nenhum psicólogo pode ajudar nesse sentido, porque a depressão galopante ocorre graças ao Criador, que está sendo revelado a nós na forma contrária.
Anteriormente, cada um de nós sentia-se como uma pessoa pequena em torno da qual o mundo era revelado em diferentes camadas do nosso egoísmo: camadas 1, 2 e 3. Como o nosso ego cresceu mais e mais, nós nos desenvolvemos de acordo com ele, criando um novo ambiente, um mundo de novas tecnologias e relações sociais. É assim que nós nos desenvolvemos ao longo de toda a nossa história, etapa por etapa (1-2-3), em direção à riqueza, honra e conhecimento.
Hoje nós alcançamos o quarto nível, que é especial. Neste nível, o que está sendo revelado é o Criador, a qualidade de "doação", e não nosso ego em desenvolvimento, a nossa propriedade de "recepção". Esta é a diferença fundamental de nossa era, que é a era da revelação do Criador.
Anteriormente, a natureza (o Criador) nos obrigava a desenvolver, ou seja, crescer e nos tornarmos inteligentes, mais informados, entendidos e poderosos. Mas os seres humanos já completaram o seu desenvolvimento no nível deste mundo. As pessoas estão reconhecendo a inutilidade de novas descobertas, e tudo desaparece gradativamente, incluindo o desenvolvimento da ciência, a investigação do espaço, e assim por diante. Nós nos esgotamos completamente.
Hoje, em contraste com isso, o Criador (uma nova natureza) é revelado. E aqui nós temos de avançar de uma maneira diferente. Nós não podemos entrar em um estado novo com o nosso egoísmo, nós só nos prejudicaremos. Nós precisamos perceber que já começou uma abordagem totalmente nova, e que nem a nossa força, nem tecnologias avançadas e as descobertas científicas podem nos ajudar.
De repente nós descobriremos que todos os sistemas que construímos neste mundo pararam de funcionar. Todas as metas anteriores (dinheiro, poder, conhecimento, família, educação e cultura) perderam seu valor. A escuridão e o desespero estão surgindo no mundo, mas isso é porque o Criador, a Força de Doação, está sendo revelado nele. Nós não queremos isso, pois anula o nosso egoísmo, nossa natureza, e todos os nossos desejos!
É como uma criança que corre em volta querendo brincar, e de repente lhe dissem: "Agora chega. Você tem que dar e amar. Vá brincar com sua irmã". Isto é oposto à sua natureza e, portanto, sua vida torna-se obscura; ela imediatamente perde todas as suas energias.
Portanto, nós conseguimos entender porque as pessoas estão à toa deprimidas, incapazes de deixar suas casas por meses a fio. Os antidepressivos são os remédios mais populares da atualidade. No entanto, o único remédio que eu posso aconselhar é a Luz Circundante.
--Da 1ª parte da Aula Diária de Cabala - 28/05/10 Shamati #241