Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 31-05-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

O Caminho Direto para a Doação, o Amor, e o Mundo Espiritual

 

A instrução diz que primeiro a pessoa deve estudar a Torá, a Mishnah e o Talmude, e só então iniciar os estudos de Cabala. Isso é correto desde que a pessoa mereça estudar ao nível de Lishma, isto é, se ela corrigiu-se completamente.

No entanto, ela primeiro precisa alcançar a correção de sua alma. Nós existimos para este fim, e aqui reside todo o nosso trabalho. A Torá (a Luz da Correção) nos é dada especificamente para este fim, como é dito: “Eu criei o egoísmo e dei a Torá para a sua correção”.

A ordem da correção é a seguinte: em primeiro lugar, você precisa alcançar o nível de “Lishma” (alcançar a qualidade de doação e amor, entrar no mundo espiritual) no menor e mais eficaz dos níveis. Então, você está livre para estudar toda a Torá, pois a alma que você adquiriu ensinará a você mesmo. Ninguém será capaz de lhe dizer o que fazer. Você verá, compreenderá e alcançará tudo sozinho.

--Da 3ª parte da Aula Diária de Cabala - 31/05/10


 

A Mente Não Pode Compreender O Zohar

Pergunta: Às vezes, o texto do Zohar está escrito de forma tão clara que parece se dirigir e falar diretamente comigo.

Resposta do Dr. Laitman: Você deve ser inteligente e perceber que embora parte do texto pareça claro, na verdade você não o compreende mais do que compreende a parte obscura. Neste momento, a compreensão não importa. No seu estado atual, você não entende nada.

Se por acaso parece que você consegue juntar as palavras e dá certo significado a elas, então isso é uma questão de confusão. Não tem nada a ver com a intenção dos autores do Zohar. Eles escrevem sobre as qualidades e ações com as quais você ainda não tem nenhuma conexão. Nem uma única palavra do livro fala sobre uma pessoa deste mundo ou as ações que ela realiza aqui.

Joque fora a sua mente o mais rápido possível e o mais longe possível. Este é o maior favor que você pode fazer para si mesmo.

Pergunta (continuação): Às vezes O Zohar fala sobre algo incompreensível e faz com que seja mais fácil para eu me concentrar na intenção.

Resposta do Dr. Laitman: Aprofundar-se na intenção não depende do texto ser claro ou não para você. Isso não tem qualquer relação com o quanto você entende do texto.

Suponha que agora eu simplesmente ouço o texto, sem saber hebraico, ou ter qualquer tradução. Então, eu só penso quando este medicamento me afetará e me curará. Isso é tudo. Isso é tudo que você precisa.

Digamos que eu vá ao médico e ele me diga para tomar um determinado remédio. Ele menciona um nome comprido em latim que indica a sua composição química. Eu realmente preciso saber como funciona este remédio, qual é a sua composição, e por que é chamado dessa maneira? Eu preciso saber essas coisas para acreditar que ele me ajudará e eu serei curado?

Eu só tenho que entender o que o médico diz em termos de como tomar o remédio, e nada mais. Todas as outras informações só me prejudicarão. Eu acho que eu sou esperto e começo a agir como se eu realmente soubesse sobre essas coisas. No entanto, é dado ao médico, e não a você, o direito de tratá-lo. Você não tem que cuidar de si. A instrução diz: "Se você está doente, vá ao médico (Nitan La Lerapot Rofe)".

Será que a intenção depende do quanto você compreende o texto? Não há qualquer conexão entre eles.

--Da 1ª parte da Aula Diária de Cabala - 31/05/10 Shamati #241


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info