Uma Centelha De Memoria Sobre O Futuro
Pergunta: O que é o ponto que emerge no coração, no desejo vazio deste mundo?
Resposta do Dr. Laitman: O conjunto de desejos de uma pessoa é chamado de seu coração. O ponto no coração é a conexão que o coração tinha anteriormente com outros corações, e que permaneceu depois da quebra que houve entre nós. Antes nós estávamos conectados através de nossos desejos e corações, dento do sistema de Adão. Mas essa conexão mútua entre nós desapareceu e só ficaram os fragmentos quebrados.
Quando nós estávamos conectados, éramos um vaso espiritual, um desejo unificado preenchido com Luz. Quando a nossa conexão foi rompida, a Luz desapareceu. A Luz que desapareceu tem que voltar e restaurar a conexão anterior, fazendo-nos doar uns aos outros, “retornando-nos à Fonte”. Isto é o que chamamos de “A Luz que retorna à sua fonte”, à bondade. Ela retorna a nós de acordo com a conexão mútua que chamamos bondade.
Essa conexão é o Criador. Ele está presente nas conexões entre nós, enquanto que o desejo em si (o coração) é somente a matéria da criação. Ele não muda. Ele pode ser grande ou pequeno, mas apesar de tudo, o nosso estado depende do nível da nossa conexão.
Por enquanto, nem todo mundo sente esse ponto no coração. O nosso desejo egoísta deve desenvolver-se até certo nível para que surja o ponto no coração. Primeiro, o desejo tem uma sensação de vazio nesse mundo, e, então, ele revela uma aspiração interior por uma satisfação diferente. Essa satisfação, ou Luz, não está presente dentro do desejo, mas brilha de longe sobre ele. É por isto que ela é chamada de “Luz Circundante”.
--Da 4ª parte da Aula Diária de Cabala - 30/06/10
Sobre A Necessidade De Disseminar A Ciência Da Cabala
Introdução ao Livro, Panim Meirot uMasbirot, item 5: Agora que vocês entendem o que está escrito no Zohar: “Com essa composição, os Filhos de Israel serão redimidos do exílio”. Da mesma forma, em vários livros diferentes está escrito que somente através da expansão da sabedoria da Cabalá às massas é que será obtida a redenção completa.
Os sábios também disseram, “A Luz dentro dela o corrige”. ...Tanto o indivíduo quanto a nação não completarão o objetivo pelo qual foram criados, a menos que alcancem a internalidade da Torá e seus segredos. ...Conseqüentemente, a expansão da sabedoria e a vinda de nosso Messias são interdependentes.
Dito de forma diferente, é impossível que nós alcancemos a correção sem a disseminação da ciência da Cabala. A pessoa é formada de tal maneira que é incapaz de conectar-se com o Mundo Superior sozinha, porque é oposta a ele. Ela só pode fazer isso “artificialmente”.
Nós existimos neste mundo dentro de um desejo egoísta que quer tudo para seu próprio interesse. Mas dentro desse desejo é possível que surja um pequeno desejo egoísta pelo Mundo Superior, o ponto no coração. Em nosso coração, isto é, nos desejos deste mundo, sentimos um vazio e desilusão. Mas junto com essa sensação de vazio em nosso mundo, desperta um ponto no coração dentro de nós, uma vaga aspiração que espera por algo maior.
Esses dois desejos juntos, o vazio desse mundo e a aspiração pelo Mundo Superior, são a preparação para a percepção do Mundo Superior. Isso é o máximo que a pessoa pode receber dentro de si neste mundo para impulsionar seu avanço espiritual. Ela recebe o resto de fora, por meios artificiais deste mundo: livros, o grupo Cabalístico e o mestre. Estes meios têm sido preparados para nós desde o Alto, e esta oportunidade não existe em nosso mundo.
Acontece que um embrião do futuro, o ponto no coração, está presente no interior da pessoa. Fora dela surge o embrião do futuro ambiente: o grupo, o professor e os livros. Através deste ambiente a pessoa se conecta com o mundo espiritual.
Abraão revelou o surgimento no homem das seguintes coisas: o ponto da alma e o ambiente (os livros, mestre e o grupo). Isto capacita a pessoa a atrair a Luz do mundo espiritual, que desenvolve a alma a partir do ponto. Uma vez que a alma se desenvolve, a pessoa é capaz de ascender à espiritualidade.
O ponto e seu ambiente constitui nosso menor estado espiritual, o qual foi quebrado, isto é, ele se tornou egoísta. Usando isso nós seremos capazes de corrigir o ponto — o embrião quebrado e egoísta da alma.
É por isso que a disseminação da ciência da Cabala é totalmente necessária, já que sem ela nenhum de nós saberia o que fazer e como desenvolver o embrião da alma, o ponto, com a ajuda do ambiente (os livros, mestre, e o grupo). Quando nós desenvolvermos e corrigirmos isso, perceberemos o mundo espiritual.
--Da 4ª parte da Aula Diária de Cabala - 30/06/10