Quem Se Beneficia Com Minhas Ações?
Pergunta: O que significa doar em prol da doação?
Resposta do Dr. Laitman: Doar em prol da doação é quando eu não sinto prazer com a satisfação dos meus desejos pessoais, mas sim quando eu uso isso exclusivamente como combustível para realizar o ato de doação.
Pergunta continuou: Como, então, esse combustível difere do prazer, se a única coisa que existe é o desejo de receber (Kli) e sua satisfação (Luz)?
Resposta: Se eu estou usando o combustível exclusivamente para realizar o meu trabalho na satisfação dos outros, então a minha própria satisfação é apenas um combustível para mim. Se, no entanto, eu estou usando a satisfação para agradar a mim mesmo, isso significa que estou recebendo prazer. Pergunte a si mesmo: "Qual é o meu veículo de trabalho? O que sustenta minhas ações? Quem é o benfeitor dos meus esforços?".
--Da 1ª parte da Aula Diária de Cabala - 24/06/10
Nossa Tarefa É Agarrar-se Ao Superior
Pergunta: Quem é o nosso "Superior" na espiritualidade?
Resposta do Dr. Laitman: Nós não sabemos. Nós existimos no útero do Superior como um mero ponto, uma gota de sêmen, nossa Reshimo espiritual (gene, registro). Além desta Reshimo, nós não temos mais nada!
Na verdade, nosso corpo físico, mente e sentimentos não têm relação com o mundo espiritual e não podem ser vistos lá. No mundo espiritual, existe somente o útero do Superior (Malchut do Infinito) e nós dentro dele. E cada um de nós é uma Reshimo (0/1, Aviut Shoresh /Hitlabshut Aleph), ou, em outras palavras, um ponto no coração.
Como o ponto no coração, a nossa tarefa é tentar se agarrar à parede do útero espiritual! Começando com os três dias durante os quais o sêmen é absorvido, o primeiro problema para o embrião (nós) é unir -se à parede do útero. Prender-se ao útero é estabelecer o primeiro contato com o Superior.
Para fazer isso, nós precisamos nos anular perante o Superior. Porém, onde está esse Superior, esta parede do útero? O que é isso exatamente? O Superior é o grupo de Cabalistas, o meu ambiente! É assim que o Superior revela o Criador para mim.
Assim, existe o grupo e eu, que me uno a ele, apesar de todos os obstáculos. Eu aceito toda a força do desejo do grupo de doar, e estou disposto e preparado para receber tudo, anulando-me diante deles.
Quando eu me uno ao grupo, a minha Aviut (força do meu desejo de doar) começa a crescer e causar sensações desagradáveis em mim: decepção, crescimento do egoísmo, e peso no coração. No entanto, eu devo me aprofundar ainda mais, como uma sanguessuga, agarrando-me ao grupo, que é a "parede do útero".
Então, entre nós, surgirá a primeira conexão, não através de um ponto, mas por meio do conduto por onde o "sangue" começará a fluir em mim. Essa conexão, até agora, está no nível inanimado (dam- sangue, de domem- inanimado), mas eu já recebi o sustento espiritual do Superior.
Tudo isso ocorre através da minha conexão com o grupo. Não há nenhuma outra "parede" através da qual eu posso entrar no mundo espiritual!
--Da 1ª parte da Aula Diária de Cabala - 24/06/10