Para Ver E Ouvir O Sistema Superior
As pessoas não sabem o que é o estado de Lishma, e costumam usar esse nome para rotular estados totalmente não-espirituais. Elas não entendem que atingir Lishma é uma grande obra, a qual é impossível sem o estudo da Cabala, o grupo, e obedecer as regras de ascensão explicadas pelos Cabalistas.
Na verdade, Lishma significa que você se eleva acima do seu egoísmo e está totalmente em doação. Na qualidade de doação, você vê o mundo espiritual, e neste mundo, você existe em prol da espiritualidade. Você se identifica totalmente com sua alma, mas seu corpo ainda precisa ser saudável, a fim de existir nos dois mundos. A alma não pode realmente avançar se a sua outra metade, o corpo, não existe neste mundo. A alma precisa do corpo até o último nível.
As pessoas não entendem que para atingir a qualidade de doação (Lishma), a pessoa deve atrair a Luz que nos traz de volta à fonte da doação, a equivalência com o Criador. Depois, a pessoa é chamada de “anjo”, significando que está recebendo abertamente as ordens do Criador e seguindo-os completamente. Ela ou “ouve” ou “vê” o Criador. Ela descobre o Sistema Superior, a sua relação com o Criador na Luz Hassadim ou talvez até mesmo em Hochma. Esta realização não tem nada a ver com a quantidade e a qualidade do conhecimento, mas apenas com a medida de realização da qualidade de doação e amor.
--Da 3ª parte da Aula Diária de Cabala - 01/06/10
O Que Corrigir: Eu Ou O Mundo?
Há uma meta diante de nós. Ela pode parecer atraente para nós ou não. Nossa perspectiva é um pouco como uma criança que deseja o que é agradável aos seus olhos (doces) e não necessariamente o que é bom para ela (espinafre). Apesar de nossa relutância, nós temos que encontrar e assumir a forma correta de comportamento, a fim de ascendermos ao novo desejo de doação, em vez de permanecermos em nosso desejo atual de querer apenas receber.
Isso significa que nós temos que aceitar, acima do nosso desejo e natureza, que o objetivo e o Governo Superior é bom e necessário, porque ele pertence a um nível diferente, o nível da doação. Os Cabalistas nos dizem a melhor maneira de nos movermos em direção a essa meta, o nível da doação.
O caminho é simples, eles nos dizem: nós temos que aceitar fatos que são desagradáveis para nós. Nós gostaríamos de dobrar o mundo para enquadrá-lo em nós, enquanto nós mesmos desejamos permanecer inalterados. No entanto, os Cabalistas nos aconselham a aceitar o mundo como ele é, (ele é bom e perfeito; só sou eu que não o vejo como tal) e anular a nós mesmos.
Assim, a pessoa caminha usando a fé acima da razão, ou seja, acima do seu coração egoísta e de sua compreensão, e quer ver o mundo na Luz da Doação, como é descrito na Cabala. Se nós tentarmos ver o mundo, o grupo, e nós corrigidos, começaremos a pedir a Luz que Corrige. É por isso que devemos examinar a nós mesmos e o mundo a cada momento, analisar e caminhar acima desta análise!