O Esquecimento É Redentor
Pergunta: Muitas vezes, eu entendo muita coisa durante a aula, mas depois eu esqueço tudo o que havia pensado e compreendido. Essa é a forma correta de avançar?
Resposta do Dr. Laitman: O esquecimento é realmente a melhor qualidade que a pessoa tem. Caso contrário, ela não seria capaz de mudar seus estados. Se o seu desejo muda, a mente que serve ao desejo também muda.
A memória age mecanicamente e pertence apenas ao desejo que lhe corresponde. Visto que a nossa tarefa é mudar o nosso desejo de recepção para doação, a nossa memória deve ser apagada, a fim de começar a servir às novas qualidades e desejos.
Portanto, não se preocupe em lembrar o material que você estuda! Você só deve se preocupar em sentir e aumentar o seu desejo de doar. O seu desejo está se tornando mais sensível e unindo-se com os outros? Você entende que não quer se unir com os outros? Você deve se preocupar apenas com os sentimentos!
Não se preocupe, a mente sempre se desenvolverá junto com a sensação. As mente cria a fim de servir aos sentimentos. É assim que somos construídos pela natureza. É por isso que está escrito que "as pessoas não estudam com a mente". A Cabala não é alcançada com a mente, ou tendo-se mais conhecimento. Não existem exames que testarão quem lembrou ou entendeu mais. É o coração que entende.
Se a pessoa esquece o que ouviu na aula, não a entende, e sente que o material desaparece à medida que avança ("Eu estudei muito e ouvi falar sobre isso mil vezes, e ainda não entendo!"), então isso é sinal de que ela está avançando corretamente. Significa que ela está exigindo uma mudança e uma correção de seu desejo, ao invés de tentar realizar-se com o conhecimento de uma forma puramente mecânica.
É por isso que a pessoa deve ser muito cuidadosa em relação ao que exige do estudo e quais as mudanças quer que aconteçam consigo. Talvez ela queira se tornar mais inteligente e entender mais, o que é chamado de "raciocinar mais do que fazer". Nesse caso, ela adquire mais conhecimento do que correção (porque a ação é correção), e isso seria um grave erro.
--Da 2ª parte da Aula Diária de Cabala - 03/08/10
Prepare Um Lugar Para A Luz Trabalhar
Pergunta: Está escrito que a pessoa que estuda Cabala deve liberar um espaço em seu coração. A que isso está se referindo, a um método de trabalho interno?
Resposta do Dr. Laitman: Enquanto estudamos O Zohar nós devemos nos preocupar em liberar um lugar no nosso coração, onde a Luz que Corrige começará a trabalhar. Eu tenho que preparar o material onde a Luz fará seu trabalho. O que existe dentro de mim que agora é ruim, e precisa ser devolvido à origem, à bondade.
Eu tenho que preparar um lugar vazio para a Luz, a área da quebra, o mal, de modo que a Luz transformará tudo em bondade. Portanto, primeiro eu preciso distinguir: "Onde está essa área do mal dentro de mim e o que isso significa?". E o que significa que ela será transformada em bondade ? Este estado deve corresponder à ação da luz, pois senão a Luz não fará isso
Se os meus desejos, intenções e expectativas não correspondem ao que a Luz faz, então ela não me influenciará. Ela só me influenciará em resposta ao meu desejo verdadeiro, a solicitação correta. Portanto, eu tenho que sentir em relação a que eu sou ruim (na minha opinião) e mudar a minha noção de mal, a fim de torná-la igual à do Criador (à da Luz). Para o Criador, o mal é uma ação egoísta, onde você pensa às custas de seu próximo e odeia os outros. Você tem que desejar que a Luz o corrija e o faça doar, sentir o amor pelo próximo, e a conexão com os outros.
Se eu defino o meu estado atual como ruim e consigo discernir que estado eu considero bom, e a transição de um para o outro corresponder exatamente a tudo que a Luz tem que fazer, então a Luz irá fazê-lo. No entanto, se eu ainda não tenho um bom entendimento do que é mal e o que é bom, e que tipo de mudança a Luz tem que realizar em mim, então ela não fará nada!
Eu tenho que obrigar a Luz a fazer isso! Eu tenho que desejar esta transição tanto quanto eu cumprirei o verso: "Meus filhos me derrotaram!". Eu tenho de forçá-La a corrigir-me. Eu tenho que dizer-Lhe: "Você tem que fazer isto! Você prometeu- me!". Meu desejo tem que acertar o alvo com precisão.
Este é o esclarecimento que deve ser feito durante o estudo, e antes dele, durante a preparação. Assim, a correção acontecerá rapidamente.
--Da 2ª parte da Aula Diária de Cabala - 03/08/10