Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 18-07-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Os Filhos Que Envelheceram

 

A pessoa cresce de tal maneira que primeiro ela recebe novos desejos e satisfações, os quais são necessários para seu desenvolvimento, e que funcionam em seu beneficio. Esta é a direção dada a ela pela natureza, que deseja elevá-la e torná-la auto-suficiente, da maneira como as crianças crescem em nosso mundo.

Isso não é considerado prazer proibido, já que eu tenho que atravessar esses caminhos naturais de desenvolvimento até me tornar “adulto”. Certamente, nós vemos como as crianças são geralmente cheias de desejos diferentes e sentem prazer nessa vida.

Porém, no momento que eu me torno adulto, eu tenho que começar a crescer e a desenvolver-me conscientemente, e não através da força da natureza. Subitamente, todos os desejos que eu recebo começam a ser prejudiciais, porque eu não os dirijo para a doação.

Anteriormente, todas as responsabilidades ficavam com a natureza. O Criador determinou meu caminho e me conduziu ao longo dos meus 15-20 anos. Tudo que eu consegui nessa vida foi benéfico para o meu desenvolvimento. Porém, assim que eu completei o período da “infância”, eu tenho que começar a determinar a minha própria direção. Agora eu tenho que acrescentar a intenção de doar por minha própria vontade. De outra forma, qualquer prazer que eu recebesse não me elevaria ou me faria avançar, mas sim me mataria! Isso me puxaria para trás com o intuito de me fazer sentir que é impossível continuar desse jeito, e que em vez de me desenvolver pelo caminho do meu ego[ismo e prazer, eu tenho que me desenvolver através da intenção de doar.

Portanto, todos os prazeres que a pessoa recebe depois da idade adulta são prejudiciais a ela, como uma pessoa que esta cutucando sua própria ferida. Quão profundo nós temos que nos aprofundar nessa maldade para entendermos que não podemos continuar dessa maneira, como crianças que cresceram e cuja natureza não permite mais que aproveitem a vida de forma imprudente, exigindo-lhes a doação?

O quão fundo nós teremos que “cutucar nossa ferida” é algo que depende de cada um de nós. Nós recebemos todos os meios e explicações, e somos levados aos estudos, livros, e ao grupo, o local onde devemos encarar seriamente e pensar sobre o que devemos acrescentar em nossa vida para desenvolvê-la corretamente.

O que nós estamos acrescentando é o discernimento “verdadeiro e falso”, em acréscimo ao “doce e amargo”, diferente das crianças que só entendem “doce e amargo”. Com o intuito de não permanecermos crianças para o resto de nossas vidas, como se diz, “O que fazer com as crianças que envelheceram?”, nós temos que começar a agir de acordo com o principio do “verdadeiro ou falso”. Todavia, nós não deveríamos apagar o “doce e amargo”, mas sim construir uma nova atitude na vida, acima disso. Isto só é possível depois de atrairmos a Luz Superior sobre nós, através do estudo da Cabala.

--Da 4ª parte da Aula Diária de Cabala - 18/07/10, Introdução ao Livro“Panim Meirot uMasbirot”.


 

Todos os Tesouros Estão À Sua Frente


Pergunta: Eu estudo O Zohar todos os dias mas não sinto nada, exceto o meu crescente desejo. Eu estou avançando na direção certa?

Resposta do Dr. Michael Laitman: Isto é muito bom! Se o seu desejo está crescendo de um dia para o outro, você não precisa de mais nada. Mesmo que o crescente desejo lhe traga decepções, você deve enxergar isso como uma recompensa. Isto porque o desejo ou a falta de satisfação é a força que o empurra para frente. Quando você tem um desejo vazio, você sente que lhe falta a união com o Criador, a sensação de união com Ele, a qualidade de doação.

Portanto, o desejo certo é a recompensa. Em nosso mundo você deve conquistar a satisfação, mas no mundo espiritual você deve conquistar o vaso espiritual, o desejo. A satisfação está sempre lá, você pode pegá-la! Mas no que isso resultaria? Essa é a questão.

Agora mesmo existem tesouros espirituais a sua volta: “diamantes”, “ouro”, “dinheiro”, e tudo que você possa imaginar. Você apenas não tem o desejo por eles, é por isso que não os reconhece. O espaço a sua volta parece vazio! As melhores coisas que você possa imaginar já existem, mas é como se você tivesse sido amordaçado e seus bracos e pernas amarrados; você é colocado diante desses tesouros e alguém diz: “É todo seu”! Porém, como isso é seu se você não pode pegá-lo?

É preciso desenvolver ou preparar o desejo, o vaso espiritual. Isso é tudo que precisamos fazer. Portanto, nossa recompensa é desejar ou aspirar, e isso deve ser criado pela Luz. Nós devemos mudar nossa percepção, nossa atitude em relação a recompensa e o castigo. Em nosso mundo, o castigo é o desejo ou a sensação de carência, uma vez que a recompensa é a satisfação que o acalma, pois você vive dentro do desejo de aproveitar.

Contudo, se você está dentro do desejo doar e tem o desejo de doar, essa é a recompensa. Por que a diferença é tão grande? Ela é resultado da restrição. A restrição foi realizada na recepção, mas não existe restrição na doação.

Se você já tem o desejo de doar, tudo permanece aberto diante de você e torna-se revelado no mesmo nível. Dentro de seu desejo de doar, você começa a ver na Luz Refletida tudo que está a sua volta, e você é convidado a recebê-la!

É assim que gradualmente, dia a dia, O Zohar muda a nossa visão e a direção do nosso pensamento, construindo uma atitude nova e diferente para com a vida e as fases do avanço espiritual.

--Da 2ª parte da Aula Diária de Cabala - 18/07/10, O Zohar


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info