Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 13-07-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

A Quebra É Parte Da Correção!

 

Eu recebi uma carta de alguém que está se queixando que não compreende nada na lição sobre o Talmud Eser Sefirot. Ele está ultrajado pelo fato de que nós subitamente "saltamos" para o meio do texto, para a Parte 7, de forma a estudar sobre a quebra dos Kelim (que é um costume que os Cabalistas observam antes do 9º de Av, o dia em que o Templo foi destruído), em vez de falarmos sobre a correção. De modo geral, ele ouviu que o Talmud Eser Sefirot é dirigido para pessoas que já têm a realização espiritual e que os Cabalistas escreveram estes textos apenas para si.

Realmente, o Baal HaSulam diz, no Item 154 da Introdução ao Talmud Eser Sefirot, que os Cabalistas escrevem estes textos para aqueles que já têm a realização espiritual e que compreendem o que os textos falam. Caso contrário, você não compreenderá uma palavra dele. Se você não sentir o texto dentro de si e o experimentar como ações que ocorrem interiormente, você não compreenderá uma palavra.

Só é possível compreendê-lo com o coração, o desejo no qual tudo isto ocorre. Mas se a pessoa ainda não tem o desejo de que é capaz de executar ações de doação, então, obviamente, ela não compreende uma palavra do que está escrito.

No entanto, o Baal HaSulam criou o Talmud Eser Sefirot para que ele funcionasse como um remédio, sob a condição de que nós desejássemos alcançar o estado onde nós o sentiremos interiormente, quando "a alma do homem o ensinará". É impossível estudar o mundo espiritual teoricamente, com sua mente. Os Cabalistas só podem nos aconselhar a ascender a ele. Quando o estudante o faz, ele revela o Mundo Superior para si mesmo, e sua alma o ensina. Apenas quando a pessoa alcança este nível começa a sentir e a compreender o que está sendo discutido!

É impossível estudar sem sentir, porque o homem vive de acordo com o sentimento dentro do desejo. Nós temos de estudar o que acontece dentro do nosso desejo, para sentí-lo interiormente. Assim nós leremos o livro e ele nos explicará o que estamos sentindo. Ele também nos ensinará como discernir uma multidão de sombras de sentimentos dentro de nós.

A ciência da Cabala é a ciência de se conhecer a si mesmo. Desta forma, é natural que inicialmente a pessoa não compreenda nada. Você deve tentar alcançar a sensação! Nós não estudamos de forma a memorizar o texto de cor ou para compreendê-lo teoricamente. Nosso único objectivo é atrair a Luz que Corrige.

--Da 3ª parte da Aula Diária de Cabala - 13/07/10


 

O Que É Uma Verdadeira Oração Da Sociedade?


Pergunta: O que posso eu pedir para a sociedade?

Resposta do Dr. Michael Laitman: Se a pergunta é colocada fundamentalmente, então é incorreto pensar que há uma sociedade e que eu tenho de pedir por algo para seu benefício. O problema não é a falta de comida ou saúde. O Criador tem abundância de todas estas coisas e tudo vem d'Ele. O que nós temos de corrigir é a quebra. Nós temos de alcançar a equivalência de forma com Ele, e então nós teremos tudo! Mas se nós não pedirmos pela coisa mais importante, a razão pela qual estamos aqui, nós também não teremos os meios para sustentar nossa existência.

A sensação de todo sofrimento, do mais insignificante ao global, vem até nós apenas para nos levar ao pedido correto. A razão de todos os males é a quebra da alma comum em almas particulares que se odeiam mutuamente; portanto, a verdadeira oração da sociedade reside em desejar se unir com todos. É quando todos desejam se tornar como um homem com um coração uma vez mais, de modo que a lei da garantia mútua nos influencie em completa igualdade e fraternidade.

Isto não deve acontecer como os Comunistas o fizeram pelo bem de uma vida melhor neste mundo, mas pelo bem da união com o Criador, acima do nosso mundo. Então, o Criador, a Luz Superior, irá corrigir nosso egoísmo e ódio, transformando-os em doação e amor. Isso irá unir-nos a todos, os desejos da alma, em uma aspiração de nos tornarmos iguais ao Criador.

Ao fazer esta correção nós revogamos o ego que nos separa e nos tornamos iguais a Ele e unidos a Ele. Todos nós nos tornamos um vaso que Ele preenche, tal como no principio da criação, em Malchut do Mundo do Infinito.

Essa é a oração da sociedade.

--Da 3ª parte da Aula Diária de Cabala - 13/07/10


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info