Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 02-08-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

A Ciência Mais Difícil e a Mais Fácil: Cabala

 

Sabe-se que o Criador criou apenas o desejo de desfrutar.

Esse desejo, “o corpo”, desenvolve-se e produz uma mente ou "cabeça" dentro de si para ajudá-lo a alcançar o que deseja. Toda a mente ou "cabeça" trabalha para o desejo de desfrutar, o “corpo”. Se o desejo ou "corpo" precisa de alguma coisa, a mente ou a “cabeça” começa a atuar a fim de atingir a coisa desejada. Se o corpo não precisa de nada, é como se não houvesse nenhuma mente ou “cabeça”. Assim, a presença da mente ou da “cabeça” é definida pelo tamanho e o nível do desejo.

Quando nós estudamos o Talmud Eser Sefirot tentando compreendê-lo mentalmente, estamos tentando entender algo que ainda não existe em nosso desejo. Isso porque o Talmud Eser Sefirot só fala sobre as ações de doação, as quais estão acima de nossos desejos egoístas. É por isso que é impossível compreender o significado das ações espirituais; a cabeça (mente) só pode pensar no nível dos desejos corporais. Ela só pode perceber o que o desejo entende. E se algo está ausente do desejo, também está ausente na cabeça. É assim que a natureza material é construída, bem como a espiritual. O corpo e a cabeça se referem a um “Partzuf” ou estado.

Portanto, se você vê uma pessoa que é muito hábil em conhecer a estrutura dos mundos superiores, então ela já está no mundo espiritual ou está estudando isso de forma puramente mecânica, e não por uma questão de correção do desejo. Ela pode estudar e conhecer um monte de teoria, como os “Cabalistas” que o Baal HaSulam encontrou uma vez em Jerusalém.

No entanto, é impossível para uma pessoa que veio corrigir o seu desejo compreender a estrutura do Mundo Superior, até que o fenômeno que ela lê no livro comece a ser revelado em seu desejo pelo menos um pouco. Com essa revelação inicial, ela já terá a capacidade de lembrar de algo, falar sobre isso, e imaginá-lo de alguma forma.

Portanto, não é uma coisa ruim se a pessoa estuda durante muito tempo e ainda não sabe nada. Na verdade, este é um sinal de que ela está avançando corretamente. Seu desejo e a mente estão interligados, e sua mente funciona apenas na medida em que ela corrige seu desejo. Esta é a forma mais saudável de desenvolvimento.

--Da 3ª parte da Aula Diária de Cabala - 02/08/10, Talmud Esser Sefirot


 

Se Você Está Preocupado Com Seu Destino


Pergunta: Ultimamente, as pessoas geralmente me perguntam: “O que é a ciência Cabalística?”. E eu sou incapaz de lhes dar uma definição simples em uma frase. Como nós podemos explicar o que estamos aprendendo? É amar ao próximo?

Resposta do Dr. Laitman: Nós estamos aprendendo a revelar a Força Superior que nos controla. Segundo a definição do Baal HaSulam, a “Cabala é a revelação do Criador às criaturas”. Amar ao próximo é apenas um meio. A revelação de sua inclinação ao mal é também um meio, e a Torá é uma forma de corrigir essa inclinação. O resultado de todos esses esforços é a revelação do Criador.

No entanto, uma pessoa normal se confundirá com a palavra “Criador” e é provável que assuma que isso tem a ver com religião. Portanto, nós devemos explicar que há uma força em nosso mundo que controla tudo e coloca tudo em movimento, e nós precisamos estudá-la.

Na verdade, o nosso destino depende disso. A ciência da Cabala revela essa Força Superior para nós, e assim nós começamos a compreender tudo o que acontece conosco na vida. Essa explicação é mais compreensível para as pessoas, porque todos estão preocupados com seu destino.

--Da 4ª parte da Aula Diária de Cabala - 02/08/10, "Introdução ao Livro do Zohar, Panim uMasbirot


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info