Revele o Mundo das Raízes
O mundo espiritual é um mundo de qualidades, forças, desejos e intenções. Existem somente duas forças, ou dois desejos: recepção e doação. O restante vem de sua interação e inclusão mútua. Quando o desejo de doar junta-se ao desejo de receber prazer, evoca a força de oposição nele, a tela, Aviut (grossura, espessura do desejo), Zakut (pureza, delicadeza dos desejos), e assim por diante.
Todavia, existem somente duas forças operando em todo o universo e elas estão mutuamente incorporadas uma dentro da outra. Isto é o que aprendemos no estudo das quatro fases da expansão da Luz Direta. Não existe mais nada. A “existência a partir da existência” (Yesh Mi Yesh) é a força da doação, e a “existência a partir da ausência (Yesh Mi Ein) é a força da recepção que foi criada dentro dela.
O restante se forma da oposição entre essas duas forças. É impossível imaginar qualquer coisa a não ser isso, já que nós imaginamos todo o resto despreendido da verdadeira sensação. Se você deseja retornar à verdadeira sensação, você deve se esforçar para tentar retornar à verdeira imagem, como se recobrasse a consciência de um estado de inconsciência.
Portanto, quando lemos artigos Cabalísticos, ou O Livro do Zohar, e mesmo quando estamos cuidando de nossos assuntos neste mundo, nós temos que tentar revelar as forças que nos governam, as raízes daquilo que percebemos neste mundo “aparente”. Ao ler O Zohar, nós devemos constantemente nos esforçar. Se você está sempre tentando revelar as imagens das qualidades, forças e desejos, usando os textos desse livro, então ao fazer isso você evoca sobre si as forças desse estado, das duas forças de recepção e doação, e isso o influencia.
O Zohar explica como encontrar a conexão entre as duas forças. Essa é toda a realidade. Não importa o que eu estou lendo exatamente: Aba ve Ima, ZON, subindo, descendo, o estado adulto (Gadlut), o estado de pequenez (Katnut) e assim por diante. Na verdade, não existem palavras na sensação do mundo espiritual. Existe apenas a combinação de duas forças em todos os tipos de formas, e essa é a verdadeira realidade, a única que existe.
Uma qualidade pertence à criação e a outra ao Criador. É impossível falar de uma sem falar da outra, mas somente da conexão entre elas, abrangendo desde a quase total desconexão até a união plena.
--Da 2ª parte da Aula Diária de Cabala - 11/07/10