Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 08-07-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Não Despreze O Criador!

 

Pergunta: : No Livro do Zohar (Capítulo "VaYetze", item 370) é dito que "Nenhum homem deve desprezar outra pessoa no mundo". O que significa desprezar alguém, ou não dar valor a alguém no meu trabalho espiritual?

Resposta do Dr. Laitman: Não dar valor a alguém significa falta de sensibilidade por uma possível conexão. Isso significa que agora eu sou capaz de encontrar a conexão correta entre as linhas direita e esquerda, o desejo de desfrutar com a intenção em prol da doação, mas eu não me esforço para isso. Isso é desprezar.

Significa que você não presta atenção às oportunidades dadas a você a cada instante. Você não as valoriza. Você não as sente ou compreende e, ao contrário, você pensa que tudo depende de você. Isto se chama não dar valor a algo.

Nós existimos no Mundo do Innfinito. Todos os níveis, mundos, e todos os estados mais perfeitos e elevados estão dentro de nós; as Reshimot (reminiscências) despertam dentro de nós a cada instante. A cada segundo o Criador nos dá a oportunidade de avançar, de ascender a um novo nível. Isso se chama que Ele nos reanima.

Infelizmente, nós só percebemos 1/1000a parte de todas estas oportunidades, na melhor das hipóteses. Isto se chama não dar valor às coisas; é quando nós não valorizamos Sua atitude para conosco.

A Sua atitude é imutável. Ele está sempre nos ensinando e fazendo-nos avançar, mas nós não queremos isso. Enquanto isso, o tempo passa... Está escrito que o Criador substitui um anjo por outro, se a pessoa for incapaz de estabelecer a conexão correta com aquilo que recebe do Alto.

Isso é realmente um problema. Nós somos incapazes de interpretar corretamente os estados regulares que estamos constantemente atravessando; isso depende da sensibilidade pessoal. Eu poderia estar sentindo meu estado atual como uma enorme tragédia, como está escrito: "O justo percebe a sua inclinação ao mal como grande e poderosa, como uma grande montanha, enquanto os maus a percebem como uma corda fina". Tudo depende da sua sensibilidade, do quanto você presta atenção e não menospreza os detalhes.

Este é o nosso trabalho: estarmos mais atentos e despertarmos com a ajuda do grupo, o que ajuda cada um de nós a compreender que a cada instante nós temos a oportunidade de avançar.

Isso não significa que eles estão me dando uma lição de moral. Pelo contrário, se todos eles estiverem em um estado de pressão total e constante, eu também recebo essas vibrações deles, e eu sou dominado pelo medo: Como eu posso ter certeza que não perco perca as oportunidades de avançar que me são dadas a cada instante?

--Da 2ª parte da Aula Diária de Cabala - 08/07/10


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info