Por que a Teoria Marxista Falhou?
Uma pergunta que recebi: O Baal HaSulam escreve sobre coisas que a humanidade atravessou há muito tempo atrás: o socialismo e o comunismo. Estas coisas não são histórias antigas agora, e nós não deveríamos querer voltar a elas?
Minha Resposta: Toda a nossa realidade ocorre dentro de nosso desejo egoísta, que se desenvolve e atravessa diferentes fases à medida que cresce gradualmente sob a influência da Luz Superior. É também por isso que o desejo inventa várias teorias sobre que tipo de relações são mais benéficas para ele ter com sua natureza e com a sociedade humana. É em função disso que sua atitude em relação ao socialismo, marxismo, e todos os outros períodos, muda.
Isso não é determinado pelo modo pelo que somos "desenvolvidos" ou "subdesenvolvidos", mas apenas pela influência da Luz Superior sobre nós. Ela nos leva através de várias estruturas sociais, a fim de desenvolver o nosso egoísmo. Portanto, temos de entender o modo pelo qual a Luz Superior nos leva através de todas as formações sócio-económicas, porque assim entenderemos o que o Baal HaSulam escreve no jornal "A Nação", e isso também nos ajuda a compreender as coisas que acontecem atualmente conosco.
O Baal HaSulam pensa que Marx alcançou a conscientização do processo de correção pela Força Superior, mas supõe que as pessoas revelarão o seu nascimento espiritual, que é inerente à natureza, sozinhas, através da prática. No entanto, o Baal HaSulam verificou que esta teoria só pode ser aplicada numa sociedade desenvolvida, e não na Rússia, que era social e politicamente atrasada.
Sobre Que Tipo De Sociedade O Baal HaSulam Quis Escrever?
Uma pergunta que recebi: Sobre que tipo de estrutura social “justa” o Baal HaSulam escreve no artigo "A Nação"? Ele está realmente preocupado com a organização de uma vida mais confortável, bem alimentada, dentro dos limites deste mundo? Como essa pode ser uma preocupação de um Cabalista que sabe que tudo é regido pela Força Superior, e que estamos temporariamente colocados dentro deste mundo só para corrigirmos a nossa alma?
Minha Resposta: Apesar do que você diz, o Baal HaSulam também sabia que as pessoas chegariam a um ponto do seu desenvolvimento em que revelariam que não têm a força do Alto para corrigir suas relações. Então, elas precisariam da ciência Cabalística, porque só a luz Superior pode corrigir as relações entre as pessoas. Não pode haver uma boa relação entre as pessoas, a menos que elas estejam conectadas através do Criador. Somente através dele as pessoas podem se unir juntas. Em outras palavras, a própria vida obrigará as pessoas a revelar o caminho e as forças de correção.
Duas pessoas nunca podem estar conectadas entre si diretamente, mas apenas através da qualidade de doação, que é chamada de Criador. O Baal HaSulam entendeu isso muito bem, visto que ele possuía a mais alta realização espiritual. No entanto, a fim de atrair o leitor regular para mais perto, ele começa sua explicação de longe. Quando a pessoa compreende que tipo de união e conexão deve alcançar conforme o plano da natureza, e que isso é inevitável, a única coisa que resta a ela fazer é revelar os meios de implementar a correção: a Luz Superior que Corrige.
Obviamente, o Baal HaSulam não pensa no socialismo ou comunismo como um objetivo em si e por si, a fim de criar uma vida bem alimentada para a pessoa média neste mundo. Pelo contrário, ele tinha grande conhecimento e realização pessoal do objetivo da criação.