A Fonte de Energia da Doação
Cada pessoa neste mundo é regida interiormente por duas forças: o egoísmo e o altruísmo. A força egoísta atrai tudo para dentro da pessoa, fazendo dela o centro do universo, enquanto que a força altruísta permite-lhe dar para fora, para outras pessoas.
Entretanto, mesmo que essa força seja chamada de altruísta, é evidente que com as limitações deste mundo, ela, também, só possa agir egoisticamente. Assim, mesmo que eu dê para outra pessoa, isso não é um ato altruísta; eu ainda espero receber algo em troca. Eu não tenho qualquer possibilidade de dar sem compensação, a qual é a motivação ou "combustível" para o meu ato.
É assim que o homem é construído: ele é uma máquina que só pode funcionar com o combustível egoísta, o benefício que ele espera receber. Eu não posso trabalhar como um moto perpétuo (Perpetuum Mobile), sem receber qualquer energia e satisfação de fora. Eu tenho que receber energia de fora porque eu não sou o sol que brilha com luz própria.
Somente o Criador possui a verdadeira qualidade de doação, uma vez que esta é a sua natureza. Para que a criação seja capaz de doar desinteressadamente, ela tem que receber o combustível do Criador, na forma da sensação da grandeza do Criador. Esta é a única oportunidade de alcançar a doação: usar o Criador como fonte de energia motriz.
Isto constitui todo o problema dos comunistas, socialistas, kibutz, e altruístas de todos os tipos que querem corrigir o mundo: eles não entendem que o homem não tem energia para doar. Ele não tem o combustível para implementar essa idéia. Nenhuma pessoa irá opor-se ao fato de que a vida será melhor se todos se tornarem altruístas. Mas o problema é que ninguém sabe como fazer isso; ninguém exceto os Cabalistas, pois eles têm acesso à Fonte de energia!