Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 02-12-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

As Partes da Minha Alma

 

Nós sabemos que não podemos avançar com o desejo que nos foi dado originalmente, o ponto no coração, mas somente aumentando o desejo.

E como nós aumentamos esse desejo? Através do ambiente. "A inveja, a luxúria e a honra levam a pessoa deste mundo para o mundo espiritual". Ao contrário dos animais, a pessoa é impressionada pelo ambiente através da inveja, da luxúria, e da honra. Portanto, a nossa liberdade de escolha está em aumentarmos o nosso desejo inicial. Nós não receberemos mais do que o ponto que recebemos. Pelo contrário – nós receberemos apenas o sofrimento, que aumentará e nos empurrará para trás, chamado "Beito" (o caminho do sofrimento).

A pessoa só consegue se desenvolver em "Achishena" (o caminho da Luz) comprando um desejo; é por isso que se diz " compre um amigo para si mesmo". "Amigo" significa a conexão com o desejo dos outros, que é alcançada através do "Amarás ao próximo como a ti mesmo". O que eu amo nele? Seus desejos pela espiritualidade, pelo Criador. Eu preciso juntá-los, reuní-los. Eles são meus desejos, os componentes da minha alma. Quanto mais eu juntá-los a mim, mais eu construo o vaso da minha alma; eu o preparo para a revelação da "Shechiná" (Divindade), a presença do Criador, para a adesão entre eu e Ele.

Os nossos professores falaram numa forma que nos confunde. Quando eu ouço as palavras "Amarás ao próximo como a ti mesmo" parece-me que eu preciso amar, dar a ele, cuidar dele. E se de repente eu me tornasse uma babá? Um servo? Uma pessoa da limpeza? No entanto, quando eles falavam assim, escondiam a interioridade das palavras. É exatamente no meu amor para com os outros que eu adquiro o meu desejo, de uma maneira que já está pronto para o uso. Eu só devo quebrar a minha atitude para com o amigo, para entender que o que existe nele em relação ao Criador é o meu vaso pronto e corrigido. Eu só devo mudar a minha atitude em relação a este vaso.

Portanto, nós devemos olhar para os amigos com os olhos bem abertos, para ver coisas boas neles, para encontrar o que pode ser invejado neles, em vez de criticá-los; e assim, aumentar o nosso desejo pela espiritualidade. Exceto o meu ponto coração, todos os desejos remanescentes em minha alma, até o infinito, são adquiridos apenas como resultado da conexão com os desejos dos amigos.


 

A Vida Depende da Disseminação da Cabala

 

Na medida em que a pessoa participa da disseminação da sabedoria Cabalística, na medida em que cria algo, ela constrói o seu vaso espiritual. Isso é algo que está faltando em nossa explicação sobre essa questão. Na medida em que a pessoa "dissemina", ela mesma avança, ela mesma se refere ao Kli (vaso) coletivo. Sem essa ação, ela só recebe passivamente. E na medida em que doa, ela está recebendo ativamente.

Vamos supor que eu pertença a um mundo, e o que ele cria está diante de mim. Porém, quanto que eu posso receber do mundo? Dependendo dos meios que eu tenho para reembolsá-lo por isso. Estas são duas coisas distintas, que também são relevantes para a disseminação, para a abordagem espiritual em relação ao mundo.

Portanto, nós devemos recrutar todos os nossos amigos para isso. E, novamente, isso depende da explicação. Eles precisam entender que não estão fazendo favor a ninguém, mas apenas para si mesmos. A pessoa que não se insere no sistema e emite algo aos demais através dela, é comparada a uma célula morta dentro deste sistema, porque a vida depende das informações que nós transferimos entre nós, através do que se chama disseminação.


“Sua esquerda está debaixo da minha cabeça e sua direita me abraça”


Nós temos que explicar ao mundo porque a "esquerda" é revelada nos dias de hoje. Ele precisa entender que quando alcançamos a correção, primeiro nos damos conta da alma através dos golpes do Alto, e isso se chama "Sua esquerda está debaixo da minha cabeça"; somente depois "Sua direita me abraça". Em primeiro lugar, nós precisamos entender que a esquerda do Criador nos abraça. E há uma grande profundidade de que isso é realmente um abraço, mas um abraço da esquerda, ou seja, da revelação do mal e de todas as coisas que impedem o Amor.

Há uma conexão inversa com o Criador, através de sua parte Posterior. E a Luz deve dar ao homem essas duas sensações opostas: sofrer e abraçar juntos.

A maioria das pessoas vem me perguntar: "Por que eu me sinto mal?" O que eu fiz de errado no passado? Explique-me como evitar isso". Seus questionamentos são corretos, mas demonstra que o homem não entende que se ele se sente mal e tem qualquer conexão com a sabedoria Cabalística, falta-lhe "a compreensão correta", de que toda essa esquerda vem para dar-lhe a oportunidade de completá-la com a direita.

O homem deve experimentar e alcançar o Criador através deste abraço da esquerda, para compreender que este é um abraço, o qual é um avanço que chega para segurar a sua cabeça; por isso está escrito: "Sua esquerda está debaixo da minha cabeça". Disso se conclui que devemos construir um relacionamento prático, eu diria até um pouco racional em relação à "esquerda", para recebê-la "acima da razão", além do que dizem os nossos sentimentos. E com tudo isso, desejar continuar a união com o Criador.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info