Para Mudar a Atitude e Ser "Como um Homem num só Coração" na Sociedade
A todo o instante é possível começar de novo. Se eu levar em conta os estados anteriores como "Reshimot" (registros informativos), a fim de transcendê-los e construir sobre eles um estado melhor e mais corrigido, eu uso os estados anteriores, e não somente os "elimino".
Eu alcanço o reconhecimento do mal, e isso é muito bom. Eu não consegui - eu fiz cometi todos os tipos de erros, fiz considerações erradas com os amigos, com a disseminação, comigo mesmo, com o Criador, com tudo. O mal foi revelado, o que é muito bom. Agora, em vez de ficar parado e "devorar-me" por dentro, eu avanço para um novo nível. Eu não quero permanecer nas atitudes anteriores, mas sim construir um novo patamar acima delas. A nova história é construída em cima da velha, com todas as suas coisas boas e ruins, a "Reshimo de Aviut" e a "Reshimo de Hitlabshut". Eu considero todos os detalhes, da extremidade negativa à positiva, e tento estar em ambas as extremidades de forma diferente, de modo que será tudo positivo. Portanto, toda a negatividade que foi descoberta entrará agora na positividade - é assim que eu construo um novo patamar. A partir disso, eu sou capaz de justificar todos os estados que passei.
Nós devemos começar a nos relacionar de uma maneira proposital com o que está acontecendo, e começar a reparar. Em vez disso, nós mantemos a forma antiga, não queremos mudar nada, e concordamos que "o que for, será".
Todo mundo está satisfeito com o fato de existirem especialistas, e que a responsabilidade recai sobre eles para lidar com os problemas – afinal, "Isso não me pertence, deixe que eles cuidem disso, não eu". Como você poderia pensar que "eles cuidarão e você não?". Você está num navio num mar tempestuoso. O engenheiro não consegue controlar o motor e você não se importa. Você não pode fazer nada em relação a isso. Você entende de velas ou alguma outra parte do navio, mas não do motor. Mas será que você fica aflito e chora - ou não? Todo mundo está no mesmo navio, como pode ser diferente?
É isso que se exige de nós. Não uma solicitação de que cada um deva ser um especialista em todos os campos, ou substituir um pelo outro. O que está faltando é a preocupação, pois se todos nós nos preocupássemos, não estaríamos em colisão com todos os tipos de dificuldades técnicas ou falhas. O que está faltando é a preocupação.
Por um lado, talvez seja realmente necessário substituir postos de trabalho e nomear para cada posto uma pessoa para ser responsável. Porém, por outro lado, mesmo depois de todas essas ações, o maior especialista, a pessoa mais dedicada não terá êxito, porque nós estamos num negócio que só haverá êxito através da Responsabilidade Mútua. É preciso que também ocorra o respeito pela pessoa e pela comunidade. Isso deve ser um dever.
Deve haver uma função certa para cada um e o apoio de todos. O que está escrito? "Como um homem num coração", um por todos e todos por um. Esta é a lei da totalidade, que é composta por partes.