Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 03-12-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Para Mudar a Atitude e Ser "Como um Homem num só Coração" na Sociedade

 

A todo o instante é possível começar de novo. Se eu levar em conta os estados anteriores como "Reshimot" (registros informativos), a fim de transcendê-los e construir sobre eles um estado melhor e mais corrigido, eu uso os estados anteriores, e não somente os "elimino".

Eu alcanço o reconhecimento do mal, e isso é muito bom. Eu não consegui - eu fiz cometi todos os tipos de erros, fiz considerações erradas com os amigos, com a disseminação, comigo mesmo, com o Criador, com tudo. O mal foi revelado, o que é muito bom. Agora, em vez de ficar parado e "devorar-me" por dentro, eu avanço para um novo nível. Eu não quero permanecer nas atitudes anteriores, mas sim construir um novo patamar acima delas. A nova história é construída em cima da velha, com todas as suas coisas boas e ruins, a "Reshimo de Aviut" e a "Reshimo de Hitlabshut". Eu considero todos os detalhes, da extremidade negativa à positiva, e tento estar em ambas as extremidades de forma diferente, de modo que será tudo positivo. Portanto, toda a negatividade que foi descoberta entrará agora na positividade - é assim que eu construo um novo patamar. A partir disso, eu sou capaz de justificar todos os estados que passei.

Nós devemos começar a nos relacionar de uma maneira proposital com o que está acontecendo, e começar a reparar. Em vez disso, nós mantemos a forma antiga, não queremos mudar nada, e concordamos que "o que for, será".

Todo mundo está satisfeito com o fato de existirem especialistas, e que a responsabilidade recai sobre eles para lidar com os problemas – afinal, "Isso não me pertence, deixe que eles cuidem disso, não eu". Como você poderia pensar que "eles cuidarão e você não?". Você está num navio num mar tempestuoso. O engenheiro não consegue controlar o motor e você não se importa. Você não pode fazer nada em relação a isso. Você entende de velas ou alguma outra parte do navio, mas não do motor. Mas será que você fica aflito e chora - ou não? Todo mundo está no mesmo navio, como pode ser diferente?

É isso que se exige de nós. Não uma solicitação de que cada um deva ser um especialista em todos os campos, ou substituir um pelo outro. O que está faltando é a preocupação, pois se todos nós nos preocupássemos, não estaríamos em colisão com todos os tipos de dificuldades técnicas ou falhas. O que está faltando é a preocupação.

Por um lado, talvez seja realmente necessário substituir postos de trabalho e nomear para cada posto uma pessoa para ser responsável. Porém, por outro lado, mesmo depois de todas essas ações, o maior especialista, a pessoa mais dedicada não terá êxito, porque nós estamos num negócio que só haverá êxito através da Responsabilidade Mútua. É preciso que também ocorra o respeito pela pessoa e pela comunidade. Isso deve ser um dever.

Deve haver uma função certa para cada um e o apoio de todos. O que está escrito? "Como um homem num coração", um por todos e todos por um. Esta é a lei da totalidade, que é composta por partes.


 

Do Amor pelos Outros - Ao Amor pelo Criador

 

Onde é o local onde a sociedade precisa ter cuidado em manter uma conexão com o Criador?

Se você não pensar que tudo depende somente do homem ou da sociedade, mas sim que tudo está conectado a certo caminho, e tentar se corrigir através do poder da Arvut (Garantia Mútua), você imediatamente descobrirá muitos problemas que não tem força para lidar sozinho. Além disso, claro, você é imprescindível ao Criador. A conexão é o resultado da necessidade.

Qualquer coisa que você faça diferente do amor ao próximo não o fará lembrar o Criador, o verdadeiro Criador. A solicitação de que Ele deveria me dar algo, neste mundo, no outro mundo, segurança, etc., não é com o Criador que estamos falando, mas sim apenas com alguma imaginação. No Criador, que é a força geral de doação revelada nos vasos, nas almas, você pode se lembrar apenas se o homem está indo em direção à conexão, à Arvut. De tal forma o homem descobre que ele nunca será capaz de alcançar uma conexão com os outros, ou qualquer relação com Ele, e, portanto, certamente nenhum amor em relação a Ele.


Então, como resultado de suas tribulações, e não apenas da leitura de livros, a pessoa começa a descobrir em seu coração a falta de alguma coisa - é assim que ela entende o que é essa “adesão”, o “Criador”, a força de doação que reside dentro da criatura, dentro da conexão. Somente então é que o homem perceber o que significa essa definição, e não antes, porque antes disso ele não pode analisá-la. É como diagnosticar uma doença – somente como resultado do grande número de sinais e sintomas presentes no corpo, que se encaixam entre si de certa maneira, é que nós podemos chegar a um diagnóstico correto. Do cálculo de diferentes detalhes, o médico elimina todas as possibilidades até chegar à conclusão final e reconhecer a localização da doença.

É por isso que está escrito "do amor ao próximo ao amor do Criador", porque não há outra maneira de acharmos a direção para o Criador, senão através do trabalho na sociedade. Quem é o Criador? O que é Ele? Quais são suas características? De qualquer forma, não há como dizer qualquer coisa sobre Ele. O que as pessoas geralmente pensam do Criador não chega nem perto do que é essa força, "Deus". É impossível sabermos o que é o Criador, enquanto não alcançarmos um vaso de onde possamos revelar esta Luz, chamada "Divindade".

E o vaso é a conexão entre eu e os outros. Portanto, se a pessoa não obtém isso, ela não constrói essa deficiência, e a partir da experiência percebe que não está tendo sucesso. Exatamente como quando você constrói algo: primeiro você percebe que "está faltando algo e não sei o quê"; então, você procura até que entenda exatamente o que está faltando. E quando você conhece a parte que falta na matéria, isso já é uma grande capacidade. Portanto, somente pela necessidade é que o homem tem a capacidade de revelar o Criador, caso contrário ele não precisa Dele. Você deve realmente precisar Dele.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info