MAN: A Prece Que Contém Tudo
Pergunta: Nós temos que elevar MAN (Mayin Nukvin, uma prece). Esta ação é realizada dentro do desejo?
Resposta do Dr. Michael Laitman: MAN significa que eu estou pedindo pela força de doação. De dentro de Malchut, eu me dirijo à Bina e peço à ela a capacidade de doar. Porém, eu tenho que alcançar um estado através do qual tornar-me satisfeito com essa prece (MAN) já é suficiente para mim; eu sinto contentamento por ser capaz de elevar MAN.
Como a Torá descreve essa situação? É quando você recebe a “luz do dia”. Um “dia” é quando você não possui nada e está vagando no deserto, procurando MAN (o desejo de doar), e você o encontra. Quando você o encontra, ele lhe vivifica, satisfazendo todos os seus gostos. Ele contém tudo aquilo que você deseja.
Que tipo de “gosto” é esse? De onde ele vem? O que é MAN? Ele vem até você de Bina. É quando a mera possibilidade de fazer um apelo ao Criador é suficiente para você: “Eu tenho a conexão com Ele. Eu posso pedir a Ele. Nada mais é importante para mim”.
Apesar disso, eu não quero ter o desejo dentro do qual posso revelar o Criador? Não. Eu estou satisfeito por estar tendo simplesmente uma aspiração por Ele. Isto constitui minha realização agora. A conexão com o Criador através do grupo me satisfaz.
“Mas que tipo de conexão é essa? Como você pode ter alguma coisa? Você não possui nada”. É verdade, mas eu posso apelar a Ele elevando MAN. Quando isso é possível, já é o suficiente. Isto se chama “vagar pelo deserto”, adquirir o atributo de “Hafetz Hesed”(aquele que não quer nada). No deserto você é destituído de tudo: você realmente não deseja nada para si. Ainda assim, você adquire a correção através do atributo de doação, a equivalência com o Criador, e esta é a sua realização.
--Da 1ª parte da Aula Diária de Cabala - 06/06/10