Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 06-06-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

MAN: A Prece Que Contém Tudo

 

Pergunta: Nós temos que elevar MAN (Mayin Nukvin, uma prece). Esta ação é realizada dentro do desejo?

Resposta do Dr. Michael Laitman: MAN significa que eu estou pedindo pela força de doação. De dentro de Malchut, eu me dirijo à Bina e peço à ela a capacidade de doar. Porém, eu tenho que alcançar um estado através do qual tornar-me satisfeito com essa prece (MAN) já é suficiente para mim; eu sinto contentamento por ser capaz de elevar MAN.

Como a Torá descreve essa situação? É quando você recebe a “luz do dia”. Um “dia” é quando você não possui nada e está vagando no deserto, procurando MAN (o desejo de doar), e você o encontra. Quando você o encontra, ele lhe vivifica, satisfazendo todos os seus gostos. Ele contém tudo aquilo que você deseja.

Que tipo de “gosto” é esse? De onde ele vem? O que é MAN? Ele vem até você de Bina. É quando a mera possibilidade de fazer um apelo ao Criador é suficiente para você: “Eu tenho a conexão com Ele. Eu posso pedir a Ele. Nada mais é importante para mim”.

Apesar disso, eu não quero ter o desejo dentro do qual posso revelar o Criador? Não. Eu estou satisfeito por estar tendo simplesmente uma aspiração por Ele. Isto constitui minha realização agora. A conexão com o Criador através do grupo me satisfaz.

“Mas que tipo de conexão é essa? Como você pode ter alguma coisa? Você não possui nada”. É verdade, mas eu posso apelar a Ele elevando MAN. Quando isso é possível, já é o suficiente. Isto se chama “vagar pelo deserto”, adquirir o atributo de “Hafetz Hesed”(aquele que não quer nada). No deserto você é destituído de tudo: você realmente não deseja nada para si. Ainda assim, você adquire a correção através do atributo de doação, a equivalência com o Criador, e esta é a sua realização.

--Da 1ª parte da Aula Diária de Cabala - 06/06/10


 

Definindo Exemplos de Doação


Nós nem conseguimos imaginar o quanto o ambiente no qual crescemos nos moldou para a vida. Nós éramos constantemente expostos a exemplos de como levar vantagem em nosso desejo egoísta. É assim como os outros se comportam, e com eles nós aprendemos a fazer o mesmo. Nós nunca recebemos um só exemplo de como realizar um ato de doação! Isso era assim até mesmo quando nos ensinavam boas ações ou quando nos foi dito que certos tipos de comportamentos eram para o nosso bem.

Em outras palavras, nós recebíamos constantemente apenas exemplos egoístas. O programa de recepção dirigido a proteger o ganho egoísta foi simplesmente “incorporado” em nós. Então, um hábito tornou-se uma segunda natureza, e agora eu não posso ver o mundo de nenhuma outra maneira. Possivelmente, se eu enxergasse o mundo em ondas de doação, em vez de recepção, eu veria uma imagem completamente diferente. Quem sabe, talvez eu pudesse ver algo que atualmente não posso discernir?

Eu simplesmente cresci e me tornei como eu sou. Agora, um trabalho enorme é necessário para transformar a minha natureza. Mas talvez chegue o tempo em que as crianças crescerão de maneira diferente, num ambiente de professores, pais, membros da família, e sociedade em geral no qual todos se relacionam de maneira completamente diferente: altruisticamente. Então as crianças serão influenciadas por essa postura altruísta.

--Da 4ª parte da Aula Diária de Cabala - 06/06/10


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info