Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 09-08-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

A Ordem Correta De Estudar

 

Quando a pessoa vem estudar Cabala com a pergunta "Para que estou vivendo e por quê?" é necessário explicar-lhe o seguinte:

  1. Que desejo é este que surgiu nela, e que tipo de satisfação ele exige;
  2. O que é a natureza humana (o ego, a fonte do mal), como corrigi-la, e que essa é a nossa única ação livre (livre arbítrio).

Para conseguir isso, é necessário estudar com ela os artigos do Baal HaSulam, especialmente "A Liberdade" e "A Essência da Sabedoria da Cabala", que explicam que a revelação do Criador aos seres criados é o meio para se atingir a meta da criação. Os outros artigos do Baal HaSulam ajudam o aluno principiante a formar uma imagem integral da existência: os mundos, o princípio, o desenvolvimento, e o objetivo de cada elemento da criação, o mal e o sofrimento como a força do movimento, e assim por diante.

Quando a pessoa tem a visão geral, ela passa a discernir: Como ocorre o avanço e a correção? Ela descobre que a alma é a criação principal, que foi quebrada pelo Criador e depois é corrigida por nós. Para realizar isso a pessoa já precisa dos artigos do Rabash. O propósito deles é inserir a pessoa em seu lugar dentro da sociedade, para que ela possa discernir a quebrar e o que precisa ser corrigido. Como eu corrijo a quebra das almas?

É por isso que nós estamos estudando juntos, usando os livros Cabalísticos, em particular os livros do Baal HaSulam, porque eles são capazes de dar à nossa geração a força, a Luz que nos corrige, até alcançarmos o nível da Fonte.

Não é necessário repassar este material em ordem, porque a pessoa atravessa diferentes estados. Um principiante encontra-se no meio do processo de estudo, mas isso não importa. O que importa é que ele está trabalhando em conjunto com todos, porque nós estamos todos interligados e misturados em nossas almas e desejos.

Portanto, não importa tanto qual artigo você começa a estudar, mas o melhor é ter uma ordem clara do estudo, que esteja dirigido diretamente à meta.

--Da 4ª parte da Aula Diária de Cabala - 09/08/10


 

O método de correção na linha média


Antes do Baal HaSulam havia dois métodos de correção (ou de estudo de Cabala): através da mente (o método do Ari) e através do coração (o método do Baal Shem Tov). O Baal HaSulam pegou os dois métodos e uniu-os no meio, na 3ª linha, criando um método eficaz, preciso e simples, adequado à alma moderna. É o único meio que nos permite alcançar a correção.

A parte científica da Cabala é baseada no Ari, enquanto que o trabalho interno vem do Baal Shem Tov. O Baal HaSulam escreveu o livro “Talmud Eser Sefirot” com base no livro “A Árvore da Vida” do Ari , adaptando-o à nossa geração. No entanto, se você olhar para o seu ensinamento como um todo, as quatro composições (Talmud Eser Sefirot, Panim Meirot, Prefácio à Ciência da Cabala, e Prefácio ao Comentário Sulam) são dedicadas à “física” do Mundo Superior e baseiam-se no ensinamento do Ari, enquanto que todos os outros artigos são dedicados ao trabalho interior da pessoa e são baseados no método do Baal Shem Tov.

A Luz da Correção chega até nós ao estudarmos a “física” do Mundo Superior, mas ela só chega através do grupo. Se o grupo não está organizado corretamente, não estuda junto, e não deseja se unir, é impossível atrair a Luz. O grupo é o ímã que atrai a Luz que Corrige. Deve haver uma forma que o torne preparado para a correção. Todos devem esperar isso!

Nós devemos revelar duas coisas: 1) o nosso mal e a falta de união, 2) o estado desejável - o estado da conexão universal. Nós devemos esperar ir do primeiro para o segundo estado com a ajuda da força chamada "Luz que Corrige". O grupo é obrigado a entender isso de forma muito clara, pois, caso contrário, que tipo de Luz você seria capaz de atrair? O vaso ou desejo espiritual deve preceder a Luz.

Essa é a razão pela qual toda a criação foi criada e se desenvolve até o Mundo do Infinito: para criar a necessidade de revelar o Criador na criação. Nós não somos obrigados a revelar o Criador ou a Luz! Nós temos que revelar a criação! Temos que compreender que a criação não foi criada para permanecer um ponto e viver como um animal. Pelo contrário, seu destino é tornar-se um indivíduo independente, que tem a liberdade de escolha. Portanto, o nosso desejo deve sempre vir em primeiro lugar (Kli Kodem Le Ohr).

--Da 4ª parte da Aula Diária de Cabala - 09/08/10


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info