Eliminando O Passado A Fim De Entrar No Futuro
Pergunta: Qual é o significado do trabalho espiritual mútuo entre os cônjuges?
Resposta do Dr. Laitman: Uma conexão espiritual é quando a mulher é como "metade do corpo de um homem". Um homem sem uma mulher é uma parte incompleta do desejo. Esta parte da existência "animada" (como se parece para nós) e toda a vida familiar comum, que parece desconectada da espiritualidade, são de fato muito importante.
Ainda não chegou esse momento, mas nós alcançaremos o estado em que homens e mulheres sentirão necessidade de descobrir qual é o significado de suas vidas e para que estão vivendo? Esse problema só pode ser resolvido sob a condição de que nós sejamos equivalentes à natureza, ao Criador, e, portanto, sejamos obrigados a nos unir num casal, numa família. Esse será o nosso trabalho espiritual mútuo. Nós sentiremos que somos incapazes de manter uma família sem a conexão espiritual, e que somos incapazes de alcançar a espiritualidade sem criar uma família!
É por isso que as famílias estão em crise ou numa "quebra". É como o Tzimtzum (restrição). Todas as nossas vidas anteriores, os modos de pensar, de abordar a família, e todos os nossos paradigmas do passado acabaram! Eles alcançaram a "quebra". A nossa velha filosofia e atitude perante a vida, a família e a sociedade deixaram de funcionar. Tudo isso chegou ao fim, e é por isso que nós estamos vivenciando uma crise hoje. Nós estamos eliminando toda a nossa postura anterior em relação à vida e adentrando novas relações.
A partir de agora, a pessoa precisará novamente de uma família, filhos, trabalho e sociedade, mas exatamente para alcançar a doação e a revelação do Criador, em vez de usá-los egoisticamente, tentando obter uma casa pequena e confortável, a fim de levar uma boa vida material. É por isso que nós estamos atravessando uma transição drástica e teremos que eliminar toda a nossa vida e atitudes anteriores.
--Da 4ª parte da Aula Diária de Cabala - 10/08/10
Nada É Acidental
Pergunta: A Cabala diz que a razão para todos os problemas do mundo é o desejo egoísta do homem. Mas qual é a ligação entre eu ser um egoísta que está em oposição ao Criador e o calor extremo em Moscou ou a crise ecológica?
Resposta do Dr. Laitman: Todos nós estamos dentro de um sistema fechado ou esfera chamado de "Criador", onde todas as partes estão conectadas através da doação mútua. Essa é a lei da existência de todo o sistema, bem como de cada uma de suas partes. Nós podemos ver isso no exemplo do corpo humano, no ecossistema, e assim por diante. Eu existo dentro deste sistema, como um embrião dentro do útero da mãe, e me sinto bem conforme estou conectado e equivalente ao sistema, doando como ele. E vice-versa: conforme estou em desigualdade com ele e tenho qualidades diferentes, eu me sinto mal.
A proximidade e a separação não são definidas pela distância, mas pela equivalência de forma. Se eu tenho um pequeno desejo egoísta, mesmo que eu seja diferente do sistema, eu sinto pequenos problemas. Mas se o meu desejo aumenta, a minha sensação de desconforto também aumenta.
Visto que o desejo egoísta do homem se desenvolve constantemente, a sua oposição ao sistema da Natureza (o Criador) também aumenta e, portanto, é inevitável que o homem se sinta pior. Isso continuará até que ele comece a entender qual é a razão para o sofrimento e os problemas.
Eu receberei golpes do destino de todos os lados até entender que isso é sistemático e não acidental. Os problemas com a ecologia não são acidentais! Eu não posso mais continuar ignorando-os. Problemas semelhantes ocorrerão em todo o mundo e em todas as formas. Eles sacudirão as pessoas e as farão parar e pensar: "Aparentemente, deve haver uma razão para isso!".
À medida que o desejo cresce, ele sente o sofrimento e cria uma mente ao seu lado, a fim de evitar o sofrimento. A pessoa torna-se mais inteligente e perspicaz. Ela aprende a conectar as causas e conseqüências e, inevitavelmente, começa a perguntar: "Por que isso está acontecendo? De onde estão vindo todos os nossos problemas?". Normalmente, as pessoas perguntam: "O que eu fiz para merecer tudo isso?". Essa já é uma pergunta subconsciente sobre a Origem do que está acontecendo (a Natureza, o Criador).
As pessoas revelarão que o que está operando aqui é a lei geral do universo. Chame-a de "Natureza", em vez de Criador; de qualquer forma, ela nos obriga constante e conscientemente a manter o equilíbrio com a Natureza, o que significa que devemos ter a mesma qualidade de doação como todo o universo, visto que todas as partes do universo existem na conexão universal e na união plena.
É por isso que não há nenhuma escolha sobre a questão. A humanidade é um tumor cancerígeno no interior da natureza, e está obrigada a curar-se. Finalmente, sob pressão de todos os problemas, nós chegaremos a esta realização. Isso já está muito perto.
--Da 4ª parte da Aula Diária de Cabala - 10/08/10