Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 10-03-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

O Centro Para a Expansão da Luz

 

Nós podemos ver que a Sabedoria Cabalística se expande e entra no mundo a partir do centro, da fonte. Em nossa geração a fonte do conhecimento e o método da correção estão aqui, no grupo central do Bnei Baruch.

Se qualquer grupo ou pessoa no mundo pensa que é capaz de guiar a si mesmo de forma correta à meta, eles estão se iludindo, devido ao entendimento errado da estrutura do sistema das almas sobre o qual o nosso mundo está revestido. O Baal HaSulam escreve na “Introdução ao Livro do Zohar” que tudo está sempre em expansão, da internalidade para a externalidade, ou do Nível Superior para o inferior. O mesmo se aplica à influência sobre o nosso mundo e também à realização da pessoa: primeiro a pessoa ascende ao Nível Superior, e de lá ela pode ver e influenciar o nível inferior.

Portanto, a disseminação, a influência, a correção, e as aulas, devem vir somente daqui, do centro. O papel dos diversos grupos é fazer parte na criação dos materiais e na disseminação deles, enquanto se submetem totalmente ao centro, semelhante à maneira com que as partes de nosso organismo agem de forma coordenada sob o comando de uma única mente, compartilhada por todos. Nada pode começar no meio da escada, na pirâmide, ou em algum grupo em particular, semelhante a como a estrutura do universo está estritamente fixada e descrita.

O Baal Ha Sulam escreve no item 57 da “Introdução ao Livro do Zohar” que se mil pessoas cegas forem guiadas por uma pessoa que enxerga, elas serão capazes de seguí-la; mas se não houver um líder, todas perecerão. Igualmente, nós observamos uma missão especial de uma parte da humanidade chamada “Isra-El” (isto é, “direto ao Criador”), porque a Luz da Correção passa através dela à toda humanidade. O Baal HaSulam descreve essa hierarquia imutável e rigorosa no artigo citado acima.

Portanto, cada pessoa dentro desse sistema deve estar conectada ao Nível Superior, e também ao inferior. Acima de nós estão nossos professores, as fontes, nossos antepassados, e os Cabalistas de gerações anteriores, de quem aprendemos e cujos ensinamentos vivenciamos. Abaixo de nós estão nossos estudantes, todos aqueles que vêm ate nós desejando conectar-se a nós. Essa hierarquia deve ser mantida, porque todos nós somos capazes de receber somente do Superior. (ver o artigo do Baal HaSulam, “Fé no Professor”).

Porém, se a pessoa ou grupo decidir agir independentemente, eles estariam preferindo a externalidade em vez da internalidade. Assim, eles substituiriam o Superior pelo inferior; nesse caso, seria necessário corrigí-los imediatamente ou removê-los do sistema comum. Quando nós estudamos a estrutura dos mundos, vemos que não existe “democracia”, mas uma severa subserviência ao Nível Superior, ao exemplo do Superior (do Criador).

Através da conexão entre os grupos e suas estruturas, nós estamos implementando atualmente a construção de um sistema que se expandirá ao mundo inteiro, como o Baal HaSulam descreve no artigo “A Ultima Geração”. Então, o nosso mundo se tornará semelhante ao Mundo Superior. Assim, onde está a liberdade de cada pessoa? Ela está na escolha da conexão correta com o ambiente e na submissão a ele, a fim de obter a semelhança com o Criador. Isso só é obtido se a pessoa está conectada ao Superior, recebe Dele, e executa as mesmas ações junto com a mesma seqüência de graus. Desse modo, a liberdade de cada pessoa estará em preferir a internalidade à externalidade, apesar dos transtornos do seu egoísmo pessoal ou daqueles que ocorrem no grupo.

Como Baal HaSulam escreve no item 60 da “Introdução ao Livro do Zohar”, a ação de cada pessoa corrige ou arruína todo o sistema. Obviamente, isso é uma ditadura; contudo, isso vem do Alto, do Criador, e todos nós devemos executar isso submetendo-nos ao Superior, tornando-nos semelhante a Ele. E mais, nós atraímos o inferior de acordo com uma hierarquia fixa. A igualdade absoluta surge somente no estado final corrigido, onde todos tornam-se iguais através da doação mútua.


 

O Messias: Uma Força, Uma Pessoa, ou Um Grupo?

 

Uma pergunta que eu recebi: Por que nesse processo de correção algumas pessoas se esforçam ativamente em direção à espiritualidade, aspiram ensinar e criar o método da correção, enquanto outras têm enormes desejos materiais, e apenas tomam parte passiva nesse processo, ajudando de alguma maneira?

Minha resposta: Essa divisão existe, mas não é tão clara, porque mesmo as pessoas que aspiram à espiritualidade estão divididas em níveis diferentes. Nós sabemos que também em nosso mundo existem pessoas que simplesmente “fazem”, enquanto outras querem algo maior. Como resultado, cada pessoa ocupa uma certa posição que seja suficiente para satisfazê-la e não quer nenhuma responsabilidade além dessa.

Há muitas razões que parecem justificar porque isso ocorre, mas, em essência, tudo é determinado pelo desejo da pessoa. Toda a humanidade é construida como uma pirâmide, incluindo a parte da humanidade que aspira à espiritualidade. Algumas pessoas estão dispostas a continuar até o fim, e não pararão por nenhum motivo, até que obtenham a equivalência com o Criador. Elas não descansarão por nada. Cada pessoa encontra seu próprio lugar de acordo com seu desejo, trabalho, esforço, e a aspiração interna. Tudo é determinado pela raiz da alma da pessoa, porque isso é o que ela tem que perceber.

Não existe alma mais elevada que a de Moisés; ele é o líder espiritual que liderou uma nação inteira fora do exílio espiritual para a liberdade, realizando assim uma correção importante nas almas. Todavia, essa correção ocorreu somente dentro de uma parte das almas, enquanto que agora nós estamos esperando o Messias, que realizará a correção geral do mundo inteiro. O Messias não é uma pessoa, mas a Luz que levará todos nós para fora do exílio espiritual (em hebraico, a palavra Mashiach – Messias, origina-se da palavra Moshech - arrancar).

Talvez existirá um líder espiritual na forma de uma pessoa, porque as pessoas são capazes de perceber o método da correção e ver um exemplo precisamente dessa forma. Por outro lado, ele poderia ser um grupo, que conduzirá a liderança espiritual sobre o mundo, dando o exemplo de como se trabalhar em conjunto, enquanto rejeita o egoismo pessoal elevando-se ao Criador. Eles serão capazes de explicar a meta da criação a todos, para mostrar o que o Criador pede, e dando o exemplo de amor e doação, a união espiritual. Isso constituirá o “Sanhedrin”, a liderança espiritual do mundo.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info