Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 09-03-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

A Única Promessa Que Se Realiza

 

Uma pergunta que recebi: Em nossa vida material nós estamos num beco sem saída, onde é impossível atingir o prazer. Porém, o que a ciência Cabalística nos promete?

Minha Resposta: Quando eu sento e estudo O Livro do Zohar, isso se chama Lo Lishma - uma ação egoísta. Eu engano a mim mesmo, porque planejo satisfazer o meu egoísmo através desta ação; mas em troca eu recebo a qualidade de doação.

Por que esta ação acaba tendo êxito, ao contrário de qualquer outra? Porque ao fazer estas ações, eu desejo fazer todo o possível para alcançar a doação. Eu procuro sinais de doação ao longo do caminho, enganando conscientemente a mim mesmo, e uso a Luz que me traz a correção e me atrai para mais perto Dela.


 

Removendo O Feitiço Que É Nossa Vida

 

Toda a nossa vida é um feitiço, um grande engano. O desejo egoísta nos manipula constantemente, obrigando-nos a trabalhar para ele. Enquanto isso, nós estamos apaixonados por esse nosso desejo impuro, e realmente desejamos ser enganados por ele.

Ele nos mente sobre o fim da nossa caminhada, prometendo-nos prazer e Luz quando chegarmos lá. E ao longo do caminho parece que não recebemos nenhum tipo de prazer. Mesmo que não tenhamos nada, exceto promessas vazias, nós as apreciamos. Nós pensamos sobre o que estamos prestes a ganhar e começamos a sentir como se já tivéssemos isso hoje. Nós recebemos centelhas de prazer e elas nos dão esperança.

No entanto, não há Luz por trás dessas centelhas, porque a Luz não desce abaixo do Parsa, a fronteira que separa o mundo de Atzilut. A Luz brilha para nós de lá, e desperta estas centelhas, fazendo-nos ter a esperança de que receberemos a Luz. E isso acontece durante toda nossa vida.

Mesmo que estejamos sempre desiludidos e nunca mais vejamos qualquer Luz, somente a centelha, não temos outra escolha senão continuarmos procurando por elas, a fim de sentirmos prazer. Nós esperamos nos divertir, ganhando um pouco mais de dinheiro, fama, poder, conhecimento, comida e sexo. E assim, estamos sempre no caminho, com todas as nossas esperanças dirigidas ao futuro. Mas no momento que a Luz supostamente viria à centelha, ela não vêm e tudo imediatamente desaparece.

Este constitui o trabalho do desejo egoísta: atrair-nos com promessas de prazer, fazendo-nos constantemente desejá-lo, sempre desejando estar no caminho, pensando que estamos nos divertindo. Mas nós nunca atingimos o prazer real. Nós só alcançamos decepção e tudo desaparece.

No mundo material, toda a vida de uma pessoa é baseada em esperanças pelo futuro, e ela supõe que esta é a felicidade. Ela acredita que todos os tipos de prazeres egoístas estão esperando por ela lá na frente e ela tenta não pensar sobre a escuridão e a morte que a esperam.

No entanto, hoje a humanidade desenvolveu-se a um nível em que começa a entender que as promessas egoístas são infundadas. Mas, nesse caso, o que devemos fazer? Afinal, já não podemos continuar vivendo apenas na esperança! Nós já não acreditamos no socialismo ou num belo futuro onde todos serão felizes.

Como resultado, a depressão e a desilusão estão se tornando muito comuns; no entanto, nós temos de continuar vivendo, de alguma maneira. Como resultado, as pessoas começam a mentir mais para si mesmas. Elas entram deliberadamente num torpor embriagado, para se obrigarem a acreditar. Todos os canais de mídia trabalham por essa razão: é um feitiço universal mantido pela sociedade.

Isso continuará até que a mentira atinja o ponto da quebra, além do qual não será mais possível continuar.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info