Mudanças Internas Determinam Mudanças Externas
Uma pergunta que recebi: É possível construir uma sociedade baseada em leis Cabalísticas antes de se adquirir a revelação espiritual?
Minha Resposta: Não, essas duas condições são inseparáveis. Nós queremos construir uma sociedade que será regida pela força do amor. Nós queremos revelar o Criador dentro da nossa união, o qual preencherá todo o espaço entre nós e manterá o nosso amor e união.
Será que isto será implementado no âmbito de uma nação? O fato é que todas as nações são uma nação; é assim que elas existiam antes da dispersão Babilônica. Isso pode acontecer dentro de uma nação? O mundo inteiro é uma nação. Portanto, não devemos limitar-nos com qualquer contexto. Nós só devemos nos preocupar com a internalidade, e de lá, prosseguirmos à exterioridade.
A nossa união deve acontecer em virtude da Força Superior, e não porque queremos nos tornar "bons" e nos unirmos por conta própria. A Força Superior nos unirá e determinará a nossa forma. Nós não precisamos inventá-la artificialmente. Na medida em que tudo isto nos for revelado, avançaremos. A Luz construirá tudo para nós e nos obrigará a fazer tudo.
Revele O Zohar Dentro De Você
O Zohar, Capítulo "VaYaera (E O Senhor Apareceu)", Item 37: Ele ensinou-lhe todos os mistérios profundos e sublimes no Cântico dos Cânticos e fê-lo jurar a não usar nenhum de seus versículos, para que o Criador não destruisse o mundo por sua causa, visto que Ele não deseja que as pessoas o utilizem devido à grande santidade que existe. Mais tarde, o Rabi Akiva saiu chorando e seus olhos vertiam lágrimas. Ele disse: "Ai de meu professor, ai de meu professor, o mundo ficará órfão sem você". O resto dos sábios entrou e perguntou-lhe, e ele respondeu com palavras da Torá.
Nós podemos continuar lendo O Zohar por horas a fio, mas a pergunta é: Será que nós temos a intenção correta? O texto em si pode parecer muito difícil e fechado para nós, ou pode parecer simples. Independentemente disso, nós estamos sempre falando sobre qualidades internas, onde Moisés, Rabi Akiva, Abraão, Esaú e forças do bem e do mal estão todos dentro da pessoa. Esta é a maneira pela qual O Zohar descreve as fases da nossa caminhada espiritual.
Eu não entendo o que está escrito aqui e não quero nem saber. Eu quero sentir isso, atingir esse estado, de modo a experimentá-lo por mim mesmo, vivenciá-lo. Eu não quero entendê-lo através da minha mente, mas através das minhas qualidades internas. Eu quero que minhas qualidades internas mudem, de modo que eu me identifique com os estados que O Zohar descreve.
Ele está falando de coisas que estão dentro de mim, mas estão ocultas de mim. Eu estou sendo informado sobre o que está acontecendo dentro de mim e eu quero sentir isso. Todas essas qualidades e estados, todas essas “cenas”, todos os 125 níveis existem em cada pessoa agora, porque não existe tempo na espiritualidade. Eu quero revelar o nível sobre o qual estou lendo no Zohar e eu tenho direito a isso porque esse grau é meu. Eu quero mudar, de modo a experimentar esse estado.
Isso se chama "alcançar o que se estuda", como diz o Baal HaSulam no número 155 da "Introdução ao Talmud Eser Sefirot". Ele escreve: "... com o anseio e o desejo de saber o que eles estão aprendendo, eles despertam em si mesmos as luzes que cercam suas almas". Aqui "conhecer" significa unir, como está escrito: "E Adão conheceu Eva".
Eu quero unir-me com este estado, para vivenciá-lo. Eu não preciso de nada além disso. Todo o resto dentro de mim é mal e eu não me importo se não compreendo ou sinto nada. Eu só quero "abrir" este texto através das minhas sensações, e não através da minha mente. Eu quero experimentá-lo.