Quando Faltam-lhe Forças
A pessoa avança quando é capaz de suportar duas linhas: a da direita e a da esquerda. Na linha que se estende de cima para baixo, ela se sente deprimida, desiludida, desesperada, fraca e abatida. Mas na linha que se estende de baixo para cima, tudo é oposto. É quando nós alcançamos a análise.
Por exemplo, eu me sinto totalmente exausto, fisica, mental e moralmente. Eu não consigo organizar meus pensamentos, minha consciência está confusa, e nada tem importância . Eu quero esquecer tudo e cair no sono, de modo que não sentirei nada.
No entanto, ao ascender acima deste estado por um instante, eu o avalio como um estado bom. Existe um Salmo que diz: "Pois quem está morto é livre". Agora eu estou livre do meu egoísmo, que morreu e não exige nada de mim.
Se um pouco mais de Luz vem até mim, então eu entendo a razão deste estado, que me foi enviado pelo Criador. Ele quer que eu descubra: Por que eu preciso de um desejo que não quer nada e é incapaz de fazer alguma coisa? Por que Ele o envia a mim?
A Luz ilumina o meu estado atual de queda, revelando suas causas, que por sua vez tornam-se o ponto de partida para eu começar a crescer novamente. Os sábios disseram: "Um homem justo nasce no local onde o egoísmo cai". O meu egoísmo cai, e um homem justo nasce com ele. Em uma linha eu percebo que caí no fundo, mas em duas linhas eu começo a ascender.
A recessão acontece somente por causa da influência da Luz, de modo que a Luz me daria a segunda linha para me ajudar a começar a pensar acima da sensação que sinto. Ela me eleva acima da sensação de "doce ou amargo", para a análise do "verdadeiro ou falso".
A pessoa deve sempre colocar-se debaixo da Luz, de modo que esta a eleve acima da sensação e lhe mostre a verdade, a razão, Aquele que faz isso. Mesmo uma sensação confusa ou conhecimento da razão, o Criador, Aquele que representa a imagem do mundo dentro de mim, muda a minha percepção da imagem para o seu oposto. Então, eu estou feliz que o Criador me deu essa sensação negativa e humilde. É a fraqueza que me permite agir.
Depois que eu descobro a situação, eu tenho um objetivo e um meio. Eu fui despertado, eu começo a levantar-me.
Da 1ª parte da Aula Diária de Cabala - 04/10/10, "Qual é a Ajuda que a Pessoa deve pedir ao Criador?"