Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 18-08-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Vamos Ascender Juntos E Jamais Cairemos Novamente!

 

Hoje haverá uma Noite de União em Beer Sheva, Israel; em reuniões como essas nós ascendemos um nível. Mesmo que o evento não seja muito grande em tamanho, ele sempre acrescenta ao anterior.

Nós não sentimos como os nossos esforços se acumulam, mas a mesma coisa acontece em nosso desenvolvimento terrestre, quando temos que realizar muitas ações a fim de fazermos um grande esforço de crescimento visível. É como a fuga do Egito: ele acontece de forma inesperada, às pressas, e na escuridão.

É por isso que o evento de hoje é tão importante. Sem dúvida, todo evento posterior é mais profundo, pois é apoiado por todos os estados anteriores. Portanto, ele ascende mais alto do que todos os outros. Se nós unirmos todos os nossos estados anteriores, todos os estados posteriores serão maiores do que o resto, e não importa se nós sentimos isso ou não. A ação não é avaliada de acordo com as nossas sensações.

Esperemos já estar suficientemente preparados para que após o evento sejamos capazes de superar a descida como um homem velho que anda curvado, verificando sempre com antecedência, para ver se deixou cair algo.

Da mesma forma, nós agora temos que decidir que estamos ascendendo e que jamais cairemos novamente! "A pessoa só ascende na espiritualidade e nunca desce". Nós devemos estar prontos para superar todas as fraquezas que nos serão reveladas depois da reunião e da união, e o modo de fazer isso é através da fé acima da razão. Vamos reforçar a nossa conexão para que depois sintamos o mesmo estado de união, como durante a reunião.

O estado que alcançamos na reunião não deve desaparecer! Inevitavelmente, nós sentiremos um vazio, pois ascenderemos a certo estado de união e depois partiremos e cairemos ainda mais baixo do que antes. Agora, a única pergunta é: O que eu estou fazendo com esta descida? A coisa mais importante e valiosa é a adição negativa que recebemos, pois com sua ajuda nós podemos ascender um pouco mais.

Esse acréscimo de egoísmo nos dá a oportunidade de ascender acima dele através da  "fé", a qualidade de doação que está acima do conhecimento e da sensação. A força para superar a descida vem do Alto, se nós pedirmos por ela juntos.

Apenas o sistema do "Estimulador" pode nos ajudar a realizar isso, porque lá nós continuamos a nossa união após essa Noite de União, a fim de nos expressarmos o máximo possível.

A cada reunião nós acumularemos mais e mais gotas de união, até que "centavo por centavo nós juntaremos um grande capital". Nós não sabemos o quanto juntamos, até que de repente chega o montante necessário para "pagar" a entrada do Mundo Superior. Isso sempre acontece de forma inesperada e rápida, como o êxodo do Egito. Nós não podemos saber isso antes do tempo.

--Da 4ª parte da Aula Diária de Cabala - 18/08/10


 

Ascendendo Os Níveis Do Amor


Pergunta: Como se expressa o nosso desejo de nos unirmos mais: em pensamento ou em sensação?

Resposta do Dr. Laitman: O desejo de uma maior união é expresso pelo meu desejo de estar na sensação comum, quando não há distinção entre "eu" e os "outros"; em vez disso, há algo que é compartilhado. No entanto, eu não sei o que é. Eu não quero sentir o meu "eu", eu quero sentir o "nós", onde não há divisão entre o "eu" e o "outro". Esta é uma nova realidade que nós produzimos.

Neste nível superior que nós produzimos através de nossos esforços, o desejo não está dividido (em comparação com o nosso nível atual). É como se muitas gotas de água se juntassem em uma grande gota. Então, não há como identificar o nosso estado anterior, em que cada um de nós estava separado.

É impossível expressar exatamente isso com a nossa linguagem, mas é como se eu me perdesse. O meu "eu" desaparece. No nível seguinte, ele se transforma em "nós". No entanto, em relação a um nível ainda mais elevado, a nossa divisão torna-se, de novo, gradualmente revelada.

Depois que nós atingimos o nível mais elevado, onde nos fundimos numa única gota, novos desejos e novas camadas de egoísmo começam a ser revelados em nós. De onde eles se revelaram? Do AHP do nível superior, que os ilumina. Então, eu começo a revelar que não estou realmente conectado com os outros, que estou sozinho e eles também estão. Isso acontece na nossa vida normal, quando você quer se unir com alguém com todo o seu coração e alma, mas logo depois você já começa a experimentar diferentes cálculos que dividem você.

A mesma coisa acontece na espiritualidade, mas isso acontece porque o Superior começa a iluminar suas falhas neste estado. Você pensou que atingiu a união, mas agora lhe está sendo mostrado que não é verdade. Você está novamente separado dos outros por cálculos egoístas e pelo ódio, mesmo que pensasse que só reinava amor entre vocês.

A mesma coisa acontece em nosso mundo: nós pensamos que sempre substituimos o amor pelo ódio e o ódio pelo amor, mas isso não é verdade. O fato é que estes são níveis diferentes. Um ego maior é constantemente revelado a nós e, portanto, em cada nível o mal sempre se transforma em bem, e depois o bem se transforma em mal, e é assim que avançamos.

--Da 2ª parte da Aula Diária de Cabala - 18/08/10


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info