A Via Rápida Para O Mundo Espiritual
A Luz chega até nós desde o Alto e desperta partes específicas da alma comum, a fim de avançá-las de acordo com o seu programa. Este programa é muito complexo e supõe que as almas despertarão em uma ordem específica e numa combinação entre si, como partes de um corpo. Isso é invisível aos olhos, mas de acordo com a estrutura interna da alma elas estão todas conectadas umas com as outras. A Luz conecta todas elas para que possam executar o trabalho mútuo de alcançar a qualidade de doação.
Estas pessoas são totalmente desconhecidas, muito diferentes umas das outras, e com qualidades materiais completamente contrastantes. No entanto, nós devemos acreditar que tudo isso é organizado desde o Alto. Nós devemos deixar para trás tudo o que nos impede de unir e procurar um meio que possa nos ajudar a conseguir isso. A busca nos permitirá compreender que a única base para a unificação é a doação, que está acima da recepção. Nada exceto isso pode unir as pessoas.
Esse caminho é muito inconstante, como se estivéssemos viajando em uma estrada muito irregular e o nosso carro fosse constantemente lançado para cima e para baixo por todos os buracos e solavancos. No entanto, apesar de tudo, ele tem que continuar avançando. Quanto mais nós avançamos, maior é a freqüência de colisões e mais sensíveis estamos a eles. Em outras palavras, as mudanças que ocorrem em nós são mais drásticas e significativas. A verdade é que os solavancos eram os mesmos antes, mas nós não os percebíamos ou não os sentíamos muito.
É impossível avançar por este caminho a não ser que você mesmo saia dele. Então, o nosso carro rodará depressa e facilmente! A única maneira de suavizarmos cada buraco e colisão neste caminho é termos uma opinião comum no grupo e uma união entre nós. Esta é a única coisa que preencherá todos os buracos e nos unirá, tornando nosso caminho suave e uniforme.
Não há possibilidade de avançar espiritualmente sem aplainar a estrada. Os distúrbios e problemas que surgem diante da pessoa que deseja avançar individualmente, ou pior ainda, do grupo de individualistas, são tão grandes que é impossível superá-los. O carro ficará inevitavelmente preso e será impossível tirá-lo. A pessoa permanecerá no mesmo local; sua vida terminará, e ela ainda não terá completado o caminho ou atingido a meta.
Portanto, o nosso trabalho deve visar à união. Assim, nós revelaremos que podemos alcançar todos os resultados com precisão através da união! O nosso avanço neste caminho espiritual depende apenas disso. Todos os esforços e as revelações acontecem apenas em um sentido: dentro deste contexto que nos une a todos.
Tudo depende do quanto a pessoa valoriza a conexão entre os amigos acima de todos os problemas que foram revelados, e compreende apenas uma coisa: "Não há nenhum outro além Dele". Todas as perturbações vêm do Criador. Ele desperta esses buracos e solavancos dentro de nós, confundindo-nos de mil maneiras diferentes. Nós temos que imaginar que todos os problemas vêm dele e seu único propósito é nos unir.
Aí reside o segredo do sucesso! Esta é a base sobre a qual tudo começa e todo o resto é construído.
--Da 1ª parte da Aula Diária de Cabala - 15/08/10