Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 13-12-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Chanukah Está Dentro de Nós

 

Milagre é quando eu não compreendo a conexão entre uma ação e o resultado; é quando a minha ação subitamente causa um grande resultado, embora isso pareça totalmente improvável. Este é o significado do verso: “Eu trabalhei e encontrei”. Devemos fazer esforços durante os estudos e tentar encontrar dentro de nós tudo que está sendo discutido. Mas o que encontrarmos será completamente inesperado, mesmo que falemos sobre isso e esperemos que isso aconteça. Quando recebermos isso, ficaremos chocados de como fomos incapazes de imaginá-lo corretamente! É por isso que chamamos isso de milagre.

O que é o vaso de óleo que eu devo acender? Isto se refere às qualidades que eu tenho que encontrar dentro de mim. O óleo é o meu desejo de desfrutar. Eu tenho que saber como acender isso, como criar um novo pavio usando meus esforços, de modo que o pavio saia para fora. O pavio é a minha oposição em usar o meu desejo diretamente, de receber para o meu próprio benefício; eu quero usá-lo de maneira equivalente à Luz. É por isso que eu revelo o pavio do desejo, que inclui um pouco do meu desejo de receber, mas somente o necessário para eu me assemelhar à Luz e anular o meu egoismo. Eu estou pronto para usar isso em benefício dos outros.

Por enquanto, eu só estou disposto a doar um pavio fino e pequeno. Eu tenho que assegurar a mim mesmo que não estou fazendo isso por interesse próprio. Eu constantemente penso que obtive isto, mas acontece que eu não obtive nada. Isto acontece sempre, e, novamente, eu revelo constantemente novos desejos egoístas dentro de mim. É assim que eu cosigo discrenir gradualmente todos eles até criar finalmente um pavio dentro de mim - uma linha fina (Kav Dak) dos meus desejos, que se estende de mim até o Criador. A qualidade suprema desse pavio é semelhante à da Luz, e é por isso que acende. E a escuridão brilha como Luz .

Se eu conseguir imaginar esse estado dentro de mim, dentro dos meus desejos e qualidades, significa que eu já estou dentro disso. Este é o significado da chegada de Chanukah, o a festa da Luz. Uma pequena vela se acende dentro de mim. Dentro do meu imenso desejo egoísta existe uma pequena parte onde o desejo de doar se ilumina.

Esta parte do desejo espera se deleitar junto com a Luz que é capaz de brilhar dentro dele, e isso se chama minha Alma. Ela é muito pequena agora, mas à medida que eu continuo corrigindo meu enorme desejo, eu transformo gradualmente todo esse desejo em Luz.

Todo nosso trabalho espiritual se resume em encontrar todas essas qualidades dentro de nós.

Agora, eu também devo juntar todo esse trabalho interno com o grupo externo, com as pessoas externas, com a disseminação externa: se eu identifico isso corretamente eu descobrirei que eles também estão dentro de mim. O grupo está dentro de mim, a disseminação está dentro de mim, e o mundo inteiro está dentro de mim; na verdade, só a mim parece que tudo isso está fora de mim. Esse é o meu Eu e estas são minha qualidades. Essas partes parecem intencionalmente estranhas a mim, pois só assim eu trabalharei contra o meu ego, para que o meu ego esteja diante de mim, como uma “ajuda contra ele”- e descreva as coisas principais e mais importantes sobre mim, como se elas fossem estranhas para mim. E só assim isto deixará claro para mim como trabalhar com elas. Portanto, se fosse evidente para mim que tudo o que existe está dentro de mim, eu não trataria isso dessa maneira - eu não seria capaz de odiar a mim mesmo. Visto que quando isso parece estar fora de mim, eu o odeio.

Portanto, a quebra que ocorreu entre nós, que fez com que sentíssemos nossas partes como se fossem estranhas para nós, que fez com que nos odiássemos uns ao outros, é uma grande ajuda para nós. Afinal, o que eu odeio realmente? Parece-me que eu odeio os outros, mas eu odeio o meu desejo de receber, o que me parece ser os outros. Tudo o que temos que fazer é mudar isso dentro de nós.


 

Um único Conselho

 

Tudo depende de escutarmos os conselhos dados pelos Cabalistas a respeito da solicitacão da Luz que Reforma.

Portanto, não existe motivo para estar furioso, a não ser com você mesmo - com o grau de atenção, de percepção, de auto-anulação diante dos conselhos que os Cabalistas dão. Se eles dizem que tudo depende da Luz que Reforma, então eu devo aceitar deles apenas uma coisa: Como eu faço isso? Como eu faço com que essa Luz, esta fonte, brilhe sobre mim? Esta á a grande diferença entre aqueles que têm êxito no caminho e aqueles que não tem.

O grupo deve entender que a meta é trazer para todos os amigos essa nitidez, esse esclarecimento, o pensamento do qual depende esse êxito; ou seja, através de que exatamente nós solicitamos a Luz que Reforma?

A ação de solicitação da Luz precisa ser analisada, ser esclarecida, ser muito importante dentro do grupo. Precisa ser a coisa mais importante em nossa disseminação interior, como uma campanha continua, de modo que cada um de nós ouvirá e entenderá cada vez mais qual é a única coisa que pode ser mudada. Então, começaremos a perceber mudanças em nós.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info