Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 07-02-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Como Encontrar 100 Gramas de Ouro em 100 Toneladas de Sucata

 

Os dez estudantes do Rabino Shimon, que escreveu O Livro do Zohar, são as dez Sefirot da alma corrigida. É por isso que eles são capazes de nos trazer a Iluminação Superior (Zohar), a Luz que se origina da cabeça de Zeir Anpin. Esta Luz vem da fonte mais elevada e, como tal, é a Luz mais elevada que pode nos alcançar.

À medida que eu tento encontrar as qualidades que O Zohar descreve dentro de mim, eu tenho que entender que todas as dez Sefirot existem dentro de mim, mesmo no meu nível inferior. Eu apenas não consigo discerní-las dentro do meu desejo, que é como uma simples gota. Agora, o meu desejo continua sem objetivo, mas é como uma gota de sêmen, que já contém tudo o que irá acontecer com ele mais tarde, todas as qualidades e toda a vida. Está faltando apenas o meu esforço; é isso que eu tenho que acrescentar nessa gota, que é como uma gota de sêmen da qual se desenvolverá a pessoa (eu).

O esforço é feito trabalhando-se com o ambiente (grupo) e o livro. O ambiente inspira-me com um desejo maior pela meta espiritual, mas, o mais importante, é que ele me dá o desejo correto. Às vezes, a pessoa está com um desejo ardente e enorme, e pensa que não precisa do grupo, mas isso porque ela não consegue perceber que seu desejo é incorreto e não visa à meta. Ele só pode ser um desejo correto, se deixá-la experimentar o grupo. Seu desejo pessoal nunca será direcionado ao Criador, pois o Criador se revela dentro da conexão entre as almas (nós). Portanto, nós devemos deixar todos os nossos desejos passar pelo grupo. É assim que nós receberemos a força da unidade e da doação de todos os membros do grupo.

Se você está simplesmente ardendo com um imenso desejo pela Cabala e o Criador, isto não significa nada. Você ainda não deseja a espiritualidade, porque a espiritualidade é doação e amor ao próximo, e isso são coisas que você certamente não deseja muito. Você deve deixar o seu imenso desejo experimentar o grupo, e assim você verá o quanto ele realmente é ou não dirigido à espiritualidade. Talvez você ficará com 100 gramas das 100 toneladas de desejo que está ardendo dentro de você. Mas essas cem gramas serão dirigidas à meta, e você realmente será capaz de usá-las para se voltar ao Criador. Quanto ao resto das 100 toneladas, você está simplesmente ardendo com elas, mas permanece no mesmo lugar, sem ir a lugar nenhum.

É por isso que nós temos que levar a nossa gota de "sêmen espiritual" a um ambiente adequado: a fim de receber a força da doação e a direção correta da mesma. O grupo nos molda como massa, que pode ser colocada no forno para ser assada como um pão.


 

Não Existe Homem sem Criador, e Criador sem Homem

 

Se você doa menos do que é capaz, então isso não é doação. É assim que a linha média é construída. Ela não pode surgir a menos que haja uma medida precisa de doação máxima.

A linha média não existe inicialmente, e nós não sabemos a sua medida, mas isso constitui todo o "ser humano" dentro de nós. Nós temos que criar esse ser humano, de modo que ele será igual ao Criador. Mas, como construímos e criamos a linha média à imagem do Criador, se esta é composta de duas forças: masculina e feminina, direita e esquerda? Nós não sabemos o que é essa conexão ou que forma deveria ter essa criatura chamada "homem". Quando ela nascer, ela será chamada nosso "eu". Mas antes que isso aconteça, é como se não existíssemos.

Nós não podemos saber nada disto antes do tempo, porque não percebemos o Criador. Quando completarmos esse trabalho e construirmos exatamente as dez Sefirot, em vez de nove ou onze anos, então o resultado será chamado o Criador - "Venha e veja" (Bo-Re). Nós revelaremos a nós mesmos e o Criador, juntos, porque a pessoa não pode ser revelada sem o Criador e o Criador sem o homem; eles só podem existir juntos.

Nós não temos nenhum exemplo ou a imagem do que é a linha média. Nós temos que procurar e pedir por ela, a fim de começarmos a encontrar os exemplos e a conexão. É assim que nós começamos a perceber o jogo que o Criador está jogando conosco, ao despertar diferentes sentimentos em nós; esté é o jeito Dele de nos dar pistas que nos ajudem a encontrar a linha média.

Caso contrário, nós não seríamos capazes de entender isso; nós só podemos encontrar a linha média procurando por eles, tentando imaginá-la enquanto estivermos na escuridão. Esta é toda a arte e o trabalho de construção do "Templo" - a manifestação da imagem do Criador em todos os níveis do nosso desejo: inanimado, vegetativo, animado e humano.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info