Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 04-02-2010

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Desperte a Iluminação da Shechiná

 

Ao lermos O Zohar, nós temos que aspirar sentir como um homem com um coração, a fim de sermos como a Luz Superior, porque desejamos evocar a sua influência sobre nós. O grande cabalista Moshe Cordovero (o Ramak, século XV d.C.) escreve o seguinte em seu livro Ohr Yakar:

"Quando estudamos O Livro do Zohar, despertamos a força das almas dos homens justos e renovamos a Luz que foi revelada no momento da redação deste livro. Assim, a Shechiná (o conjunto de todas as almas) brilha e ilumina-nos com esta luz. E todos aqueles que estudam este livro retornam e despertam a Luz que o Rabino Shimon Bar Yochai e seus amigos tinham revelado naquela época..."

Portanto, nós também esperamos pela Luz que foi revelada pelos autores do Zohar, para influenciar-nos através de todos os sistemas que eles haviam reunido após a quebra. Eles nos prepararam estes sistemas de modo a influenciar-nos através do sistema de correção do Mundo do Infinito.

Estes grandes Cabalistas estavam agindo em relação à nós da mesma forma como agimos neste mundo para com nossos filhos, desejando deixar-lhes uma boa herança. É por isso que eles prepararam o sistema corrigido para nós, assim como os livros Cabalísticos e todos os tipos de "materiais de estudo". Eles também nos deixaram conselhos sobre como construir um grupo Cabalístico e como deve ser seu estatuto.

Tudo o que nos resta fazer é tentarmos nos agarrar a eles como crianças pequenas, com o melhor de nossa capacidade. Então, o sistema que eles prepararam para nós começará a nos afetar.


 

Você quer Prever o Destino ou Alterá-lo?

 

Pergunta: Por que a Cabalá fala sobre "os signos do Zodíaco" (Mazalot), fazendo parecer que tem uma conexão com a astrologia?

Resposta do Dr. Laitman: Ora, de onde a astrologia tira todas estas noções, se não da Cabala? O uso desta terminologia remonta a Abraão. Afinal, todo o nosso sistema, em todos os níveis (inanimado, vegetativo, animado, e falando), é paralelo ao sistema dos Mundos Superiores, de onde descem as forças, e tornam-se impressas no nosso mundo em todos os níveis. É por isso que vemos as mesmas correlações nas constelações celestes, pois elas são construídas pelas mesmas leis, em conformidade com a conexão do ramo e da raiz.

O único problema é a nossa abordagem. O texto Midrash Raba (O Grande Comentário) diz que Abraão costumava sair à noite para olhar as estrelas. Ele perguntava: "Será que eu estou sob o controle das estrelas ou existe uma força superior maior do que todas elas?" Se eu estiver sob o poder das estrelas, eu tenho que adorá-las; mas se existe uma força superior, acima delas, então as estrelas são meros sinais. Obviamente, esses sinais são corretos, quando lidos por aqueles que sabem lê-los, a fim de dizer o que está acontecendo no sistema acima deles. Afinal, todos os eventos ocorrem em paralelo em todos os sistemas (ou mundos), de Cima para baixo. Nós só temos que saber lê-los ou interpretá-los.

No entanto, será que todos os especialistas em astrologia realmente entendem isso? Se eles forem como Haman, que é descrito em Megilat Ester como sendo um grande astrólogo, então seria interessante ouvirmos o que este grande astrólogo tem a dizer. Afinal, ele tinha alcançado o Criador!

A pessoa que deseja alcançar a verdade aspira mais alto do que as estrelas e os signos do zodíaco. É por isso que vemos os signos celestes como meros símbolos demonstrando forças superiores. O nosso verdadeiro objetivo é atingir a Força que rege estes símbolos, para nos unirmos a Ele, e para nos elevarmos ao Seu nível.

Os signos celestes estão estruturados da mesma forma que os signos de Zeir Anpin "no céu", que é Bina. Todas as estrelas no céu são a conexão de Bina com Zeir Anpin, e nós somos influenciados por eles quando atingimos a Sefira Yesod. A pessoa que sabe ler este "livro celestial" consegue compreender esses símbolos.

Porém, que utilidade tem para nós entender estes sinais? O nosso foco e a atenção deve ser maior que as estrelas e os signos do zodíaco. Nós temos de olhar para a força que os controla. Portanto, é vedada a prática da astrologia, pois ela nos impede de alcançar a meta da criação. Ela não nos leva ao objetivo, mas nos afasta dele.

Se a pessoa ascende e atinge o Sistema Superior, depois ela compreende todos os signos e como eles são refletidos abaixo. No entanto, ela não está interessada nisso, porque toda a sua obra centra-se na Força Superior, que influencia diretamente a sua alma. Ela não está interessada nos sinais mecânicos em nosso mundo, que são simplesmente uma demonstração de nível mais inferior do que já ocorreu superiormente. Mesmo os acontecimentos que ocorrerão no futuro, já desceram e se materializaram; nós simplesmente ainda não os sentimos.

Portanto, não há nenhuma utilidade tentar revelar o futuro, porque nós não seremos capazes de mudar nosso destino dessa maneira. Se você quiser mudar seu destino, você tem que ascender ao nível do destino. Este é o nível da sorte (Mazal) - o nível da Luz.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info