O Mundo Está Dentro do Nosso Desejo
A nossa percepção do mundo e a sensação da vida encontram-se dentro do nosso desejo, visto que, na verdade, o nosso desejo é a única coisa que foi criada. Portanto, nós vivemos e percebemos tudo dentro do eu. No entanto, existem duas imagens (ou formatos) de nossa percepção. Nós percebemos uma parte da imagem como "nós", e a outra parte como o "mundo que nos rodeia". Esta percepção dentro do nosso desejo é dividido em dois - interior e exterior, "nós" e "o nosso ambiente".
Da mesma forma, a nossa imagem da realidade divide-se em círculos que se expandem de dentro para fora. Esses círculos são compostos pela alma, o corpo, o nosso ambiente mais próximo, e o nosso ambiente mais afastado. Porém, na realidade, toda essa percepção existe dentro de nós, no nosso desejo. Portanto, se nós quisermos mudar o mundo, temos que mudar o nosso desejo. Isso porque a nossa percepção do mundo depende do nosso desejo, e, além disso, todo o mundo é percebido dentro dela.
A percepção que temos de que o mundo existe fora de nós é uma ilusão. O mundo existe inteiramente em nosso desejo, mas agora nós não sentimos isso. Nós nos relacionamos com a natureza e a humanidade, que na verdade são partes de nós mesmos, como algo estranho, e como resultado desta atitude, nós sofremos. Se nós percebessemos o mal que causamos a nós mesmos com esta visão imaginativa do mundo exterior.
Isso é um erro, uma ilusão de ótica! Só nos parece que existem pessoas à nossa volta, que podemos ignorar. Nós simplesmente não percebemos que ao fazer isso trazemos misérias e problemas para nós mesmos. Todas as nossas vidas estão repletas de problemas e sofrimentos, só porque temos esta terrível e distorcida percepção de realidade.
A ciência Cabalística nos ensina a unir nossas peças desconectadas. Sozinhos nós não somos capazes disso, mas podemos pedir para que a Luz corrija nossa percepção. Então, veremos uma única realidade, um único desejo, e dentro dele, uma única alma e uma única Luz.
À medida que caminhamos em direção a esse objetivo, nós devemos tentar nos dirigir para a unidade. Ao lermos O Livro de Zohar nós devemos sempre trazer de volta a sensação de que "o mundo inteiro está dentro de mim". Seja o que for que o texto esteja falando, todo ele, desecreve as forças, as qualidades e desejos que estão dentro de nós.
Todos os mundos espirituais estão dentro, enquanto lá fora não há nada. O mundo não deve ser dividido em interno e externo, porque ele é uma única alma comum.
Ao recordarmos isso nós atraímos sobre nós a influência da Luz que junta as partes separadas da nossa percepção.