Sintonize a Luz que está no Zohar
Pergunta de um aluno: Como eu posso entrar em sintonia com a Luz que Reforma ao estudar O Zohar?
Resposta do Dr. Laitman: A Luz que Reforma é a força de doação que vem de Cima e constrói as qualidades de doação por cima do nosso desejo de receber. Porém, como podemos atrair essa força se só pensamos egoisticamente sobre querer doar? Isso não vai ajudar. Em vez disso, temos de nos sintonizar com o sistema que nos influencia.
A nossa alma deve receber a influência da Luz Circundante. É por isso que nos foi dado O Livro do Zohar, que nos conta todo tipo de história: sobre o burro e a serpente, as diferentes nações, as três linhas, Zeir Anpin e Malchut, o Templo, e muitas outras coisas. Eu não sei com qual desejo estou trabalhando agora, e se tenho a intenção correta; porém, quando leio O Zohar com a atitude correta, ele funciona como um sistema de conexão entre a minha alma e o Sistema Superior.
Existe um Sistema Superior no qual a minha alma já está incluída num estado totalmente corrigido; por enquanto, a minha alma não corrigida está abaixo. Estes dois sistemas têm uma estrutura idêntica. A única diferença entre eles é o uso do desejo, ou seja, a intenção, que determina como o desejo é usado. À medida que eu corrigir o meu desejo, a minha alma se expandirá, a partir de um ponto, e desejos novos e ocultos emergirão. Mas eu preciso de um mecanismo para conectar-me a estes dois estados.
O Livro do Zohar funciona como um elo de ligação. Quando eu o leio corretamente, eu revelo esta conexão. Tudo o que tenho a fazer é tentar imaginar-me na forma corrigida. Eu tenho que entrar em sintonia com o texto e começar a viver dentro dele. Eu devo desejar que ele me "cubra", e assim eu serei o protagonista de tudo que está sendo descrito ali. Ele só fala sobre eu e a minha batalha interior contra o meu ego corrompido, em que eu estou lutando por uma chance de ser semelhante ao Criador. Todas as qualidades e os personagens são eu; tudo está dentro de mim.
Se eu me preparar assim para ler O Zohar, então eu atrairei proativamente a Luz Circundante.
Somente a Luz Fornece Todas as Respostas
Pergunta de um aluno: Sobre o que nós devemos pensar ao lermos O Livro do Zohar, a fim de sermos mais sensíveis a ele?
Resposta do Dr. Laitman: Eu realmente não tenho as respostas para nenhuma de suas perguntas, porque todas as respostas são fornecidas pela Luz que Reforma. O meu trabalho é apenas tentar direcioná-lo para essa Luz.
Algumas pessoas me perguntam sobre a sensação, perguntando: "Onde eu posso conseguí-la?", Outros perguntam sobre a mente: "Quando eu devo ou não usá-la?". Outras pessoas me perguntam: "Quando eu começarei a ver e a sentir tudo o que estudo? Por que agora eu percebo de um jeito e mais tarde eu percebo diferente?". A resposta é que eu não tenho as respostas para estas perguntas - e também não deveria tê-las. A resposta é uma manifestação da Luz dentro da pessoa; é o estado de correção da pessoa, que está em oposição à pergunta, ao estado não corrigido da pessoa.
A pessoa deve ter apenas uma preocupação: "Será que eu estou dirigido para o raio da Luz denominado Luz que Reforma, de modo que ele brilhará sobre mim?". A pessoa não deve pensar em satisfazer a sua sensação e a sua mente com respostas a qualquer outra pergunta, exceto aquela sobre a Luz que Reforma. Casualmente, é por isso que o Baal HaSulam zombava dos "Cabalistas de Jerusalém", que conheciam O Livro do Zohar de cor, mas rejeitavam a essência interior dele.
A única coisa que a pessoa deve guardar na sua memória são os conceitos básicos da ciência Cabalística, porque eles direcionam a pessoa para a doação, dando-lhe a interpretação correta e espiritual das palavras. Isso esclarece a meta e direciona a pessoa a ela. Se a pessoa está estudando corretamente, ela receberá respostas a todas as suas perguntas, tanto na sensação quanto na mente. Ela avançará e compreenderá o que está acontecendo e, eventualmente, ficará satisfeita por isso. Ela perceberá de que modo está avançando a cada dia.
Agora, nós estamos estudando intensamente O Livro do Zohar. Se a pessoa tenta se preparar para a lição e participa seriamente dela, num curto espaço de tempo, ela está destinada a sentir mudanças qualitativas acontecendo dentro dela. Ela se tornará mais sensível à sua conexão com os outros e sentirá uma mudança em sua atitude para com o ambiente, os estudos, a qualidade de doação, e o Criador. Mas ela tem que se tornar mais sensível para discernir entre o que é útil e o que não é.
Tudo isso ocorre como resultado do estudo. Além disso, não há nada para trabalharmos. É por isso que eu sempre falo apenas sobre a intenção: O que exatamente nós queremos do estudo, e o que ele deveria nos dar?