O Caminho para o Infinito já está Pavimentado para nós
Porque está escrito que o Livro do Zohar irradia luz e contém uma força especial? Nós sabemos que o livro em si não contém nenhum poder especial, é só papel. No entanto, quando a pessoa alcança o Criador através do seu desejo, ela pavimenta o caminho deste mundo através de todos os mundos, e sua alma ascende esse caminho para o Mundo do Infinito.
À medida que a pessoa ascende esse caminho, ela estabelece uma conexão com todas as almas, do mesmo modo que no nosso mundo cada órgão está conectado aos demais. Um grande Cabalista é uma grande alma que escreveu os manuscritos e os deixou para nós, e agora nós os utilizamos para receber a força da vida e a Luz Superior.
Porém, por que nós recebemos a Luz Superior exatamente através desses livros? Porque o manuscrito de um Cabalista é a sua expressão espiritual em relação a nós, que nos ajuda a nos conectar a ele. É um meio de se conectar com sua alma.
Após pavimentar o caminho para o mundo espiritual e estabelecer uma conexão com todas as outras almas, o Cabalista deixou tudo isto para o mundo inteiro usar. Portanto, quando nós recebemos um livro de um Cabalista, nós nos conectamos a sua alma e à rede de conexão que ele criou no sistema geral de almas. Por sua vez, isso nos ajuda a nos conectarmos a esse grande Cabalista e a relizarmos nossos próprios passos com ele ao nosso lado.
O Livro do Zohar foi escrito por dez grandes Cabalistas que correspondem às dez Sefirot fundamentais, o Havaya primordial. Portanto, eles não apenas pavimentaram a trilha, mas também um caminho curto, amplo e maravilhoso, que permite a qualquer pessoa receber as mesmas forças que eles tiveram (o "combustível" para o caminho) e ascender.
É por isso que o Livro do Zohar é tão especial: ele não é um livro, mas um sistema espiritual que nos permite estabelecer uma conexão com a meta e nos fornece tudo aquilo que precisamos para atingí-la. Durante a leitura do Zohar, nós nos conectamos a este sistema, trabalhamos com ele, e ele trabalha conosco. Nós só devemos desejar nos conectar a ele, compreendê-lo e pertencer a ele. Se tivermos esse desejo, então as grandes almas dos Cabalistas já prepararam tudo o que precisamos. Elas são capazes de estimular-nos, ajudar-nos, e continuar elevando-nos cada vez mais alto.
Faça o Mundo Inteiro um Livro Aberto do Zohar
Pergunta de um aluno: Como podemos encontrar a qualidade de doação dentro de nós?
Resposta do Dr. Laitman: Eu não consigo encontrar nada sozinho; eu só tenho que tentar fazê-lo. As tentativas que eu fizer atrairão a Luz sobre mim e me transformarão. Mas isso só acontecerá se eu tentar encontrar essas qualidades dentro de mim.
Eu tenho de procurar as qualidades descritas no Zohar, tais como azeite, vinho, Cohen (sacerdote), Levi, Israel, Abraão, Isaac, Jacó, e muitas outras, de modo que a imagem surja como se estivesse saindo de um nevoeiro. Basta desejar revelar o mundo espiritual, semelhante ao modo como uma criança faz neste mundo. Mesmo se não agirmos em prol da doação e não estivermos conectados aos outros, ainda começaremos a sentir a mudança que ocorre dentro de nós.
Eu recebo reações como essa de dezenas de pessoas em todo o mundo. Algumas delas estão em contato direto e ao vivo conosco, algumas estão conectadas através da Internet, enquanto outras não têm nenuma conexão técnica conosco. Isso inclui os principiantes, bem como os estudantes que estão conosco há anos. Alguns deles participam de todos os nossos Congressos, enquanto outros jamais nos encontraram. De qualquer forma, O Zohar provoca mudanças em todos. Nós só temos de continuar a estudar e continuar tentando imaginar a nós mesmos, todos os outros, e todo o livro dentro de nós. Se percebermos todas as nossas mudaças e toda a realidade dentro do nosso mundo interior, então teremos êxito. O nosso avanço será chamado de milagre.
Depois disso, nós perceberemos todos os outros artigos do Baal HaSulam da mesma maneira, já que ele não escreve de forma diferente. Então nós entenderemos que todas as pessoas não agem diferentemente dos Cabalistas, uma vez que elas também cumprem as ordens da Natureza. Subitamente, você perceberá a mão do Criador em qualquer evento que acontece no mundo, e, então, compreenderá que "não há ninguém além Dele". Não há um único lugar em toda a existência que não seja preenchido por Ele. Todo o seu mundo se transformará num livro aberto do Zohar.
Você não apenas imaginará tudo ocorrendo dentro de você durante a aula, mas também perceberá toda a sua vida, e qualquer situação, da mesma forma em todos os momentos. E isso não interferirá com sua atitude mundana e diária em relação à vida; você não ficará confuso com as duas abordagens. Na verdade, as outras pessoas nem entenderão que você percebe a realidade de forma diferente, porque toda a sua percepção interna continuará existindo dentro de você; isso não será revelado para o mundo exterior.
Portanto, a única maneira de verificar o seu progresso é saber se é mais fácil para você imaginar o mundo inteiro dentro de você. No entanto, em sua vida cotidiana, você ainda continuará sendo uma pessoa completamente normal.