A Medida para o Avanço
Você está levando uma vida dupla, mas nem suspeita disso. Você está dormindo, inconsciente em relação à outra realidade, que é regida pela doação ao invés da recepção. Você quer descobrir isso? Você quer acordar? Se for assim, então a ciência Cabalísitica está aqui para lhe falar sobre o outro lado da vida dupla que você está vivendo agora.
Quando esta nova vida é revelada a você, ela é tão poderosa que toda a sua vida pregressa se transforma num sonho, como se não fosse real. A sua vida atual é curta e temporária, mas você pode gradualmente revelar uma nova consciência, em virtude dos meios que os Cabalistas têm dado a nós.
Por que a realidade espiritual acaba sendo mais intensa que a atual? Porque ela é eterna, harmoniosa e perfeita. Nós só precisamos revelar a conexão com essa realidade enquanto vivemos a nossa vida atual. Nós temos que revelar um novo desejo, semelhante à forma como isso aconteceria num sonho, como se você estivesse dormindo, e de repente acordasse porque surge um desejo poderoso, como o toque do alarme de um relógio.
Todos nós estamos dormindo neste mundo; mas, de repente, sentimos um desejo por uma nova realidade. Se quisermos despertar, receberemos os meios para fazê-lo. Mas por que nós não podemos acordar sozinhos? Porque nós precisamos compreender, construir e criar a nova realidade, a fim de aprendermos todos os seus mínimos detalhes, começando do zero. Então, nós não estaremos "nos infiltrando" nesta realidade como um verme que rasteja em algum lugar que não devia. Nós não estaremos conectados a ela desde baixo, mas traremos tudo isso para dentro de nós. Nós incluiremos tudo isso dentro de nós e, com isso, nos tornaremos igual ao Criador, a força que lá governa.
Será que Alguém Poderia Finalmente Me Dizer O que é o Zohar?
Eu recebo muitas perguntas sobre o estudo do Zohar, tanto dos alunos mais antigos quanto dos iniciantes. As pessoas escrevem: "Nós costumávamos entender o que estudávamos. O Talmud Eser Sefirot e a "Introdução à Sabedoria Cabalística" (Pticha) dáva-nos conhecimentos sobre a estrutura do universo. Os artigos sobre o grupo nos fazia pensar sobre a unidade e o objetivo que o grupo deve alcançar. Os artigos do Baal HaSulam explicavam a conexão da Cabalá com outras ciências, e sua atitude em relação à religião, filosofia e a liberdade de escolha. Ficava claro que estes artigos tratavam da estrutura da sociedade externa, bem como da estrutura interna do homem, que são questões relacionadas à psicologia. Mas que diabos estamos estudando no Livro do Zohar?
Essas perguntas indicam a atitude errada em relação ao estudo, porque, eventualmente, tudo deve se unir numa só coisa. Por exemplo, o grupo é um conjunto de almas que deve se juntar. Só nos parece, à nossa visão e sensações, que existem almas diferentes e estranhas, e desejos à nossa volta, e que queremos incluí-los em nós para percebermos uma imagem real.
É impossível estudar Cabalá de forma teórica; esta sabedoria só pode ser alcançada na prática. Este é o ponto principal de se estudar a ciência Cabalística: ela se destina à revelação do Criador às criaturas neste mundo.
O Criador (Bo-reh) significa "Venha e Veja" - venha experimentar a qualidade de doação, revelando-a dentro de você, indo do "amor ao próximo" ao "amor ao Criador". A verdadeira percepção da realidade é quando a realidade não é mais dividida em "eu e os outros", mas quando todos estão unidos num todo. Porém, como nós podemos alcançar esta unidade e esta percepção, se ainda não somos capazes de sentir todas as almas como um homem com um coração, para uní-las ao Criador, e sentir todo este mundo dentro de nós? Como podemos descobrir e entender isso?
Tudo isso deve ser realizado pela Luz Superior. A Luz deve nos levar ao estado em que "Não há mais ninguém além d'Ele" e "Ele é o bom que faz o bem", apesar de tudo o que aconteça conosco. Estas duas formas de ocultação devem se juntar e se unir; nós só não sabemos como fazer isso.
Este é exatamente o nosso objetivo quando começamos a estudar O Zohar: Nós devemos querer que isso revele a verdadeira realidade para nós, para que o Criador se revele à criação aqui e agora, para que o desejo seja revelado junto com a Luz dentro dele! Além disso, nós devemos acrescentar um pouco de sensibilidade, preocupação e medo a esta abordagem. Cada um de nós deve se perguntar: Eu estou fazendo tudo o que tem sido atribuído a mim? Eu estou fazendo a quantidade necessária de esforços que deveria fazer? Isso, por sua vez, depende da sensação que temos da importância da meta espiritual, e de uma constante preocupação interior sobre a questão. Então, o sucesso nos é assegurado.