Usando Uma Escada Para Construir Nossa Alma
Uma pergunta que eu recebi: Visto que o nosso objetivo é atrair a Luz Circundante durante a leitura do Zohar, por que nós o lemos com o comentário do Baal HaSulam em vez de ler o Zohar original?
Minha Resposta: Primeiro de tudo, como O Zohar está escrito em aramaico, a antiga língua da Babilônia, o leitor moderno não pode entendê-la. Ademais, O Zohar está escrito num estilo cheio de alegorias e imagens que parecem corporais para nós. Nós não seríamos capazes de nos separar dessas imagens corporais durante a leitura do Zohar sem o Cabalístico Comentário do Sulam sobre O Zohar. É por isso que, ao combinar o texto original do Zohar com o seu Comentário do Sulam, o Baal HaSulam introduz-nos no entendimento correto do Zohar e na estrutura adequada. Através dele nós podemos começar a ver todo o texto por três linhas.
A abordagem da linha de três linhas é necessária. Até mesmo a Torá é acessível apenas por três linhas. Ela é totalmente escrita por meio de três linhas: nós precisamos tomar as duas linhas que nos foram dadas pelo Alto, as linhas direita e esquerda, o desejo e a Luz, e conectá-las corretamente. Nós construímos nossa alma ao combinarmos adequadamente essas duas linhas.
É impossível estudar O Zohar sem o Comentário do Sulam. Este método, chamado de Sulam (A Escada), foi revelado e adicionado ao Zohar quando a nossa geração alcançou o ponto de estar disposta a estudar a sabedoria Cabalística. Este é o momento da correção. À medida que a crise mundial se revela entre as almas, nós podemos usar esse método ao máximo.
Além de incluir o Comentário do Sulam, nós modificamos ligeiramente o texto do Zohar ao abreviar alguns detalhes técnicos, para torná-lo mais acessível ao leitor moderno. É por isso que nós o denominamos Zohar para Todos.