Aulas Diárias de Cabala

 
 

Páginas Diárias - 17-12-09

Páginas Diárias é uma coleção de extratos das aulas diárias do Rav Michael Laitman e Bnei Baruch traduzidas para o Português.

Uma Meta Elevada

 

O Zohar nos explica que se as pessoas querem sair do caminho negativo, se querem conectar suas qualidades negativas, elas conseguirão. Isso porque a verdadeira anulação perante os outros constitui o uso da santidade e um passo em direção à unidade. Mesmo que as pessoas queiram usar a unidade para um propósito negativo, a ação da unidade em si é positiva e santificada; portanto, pode-se conseguir. Assim, em nossos dias, desde o princípio, a pessoa não recebe a oportunidade de ter êxito assim.

Isso também pode ser visto em nossas vidas, no nosso mundo ─ embora os países queiram se conectar entre si, e vários grupos queiram se conectar a fim de beneficiar o mundo, nós não teremos êxito, e isso continuará sendo um fracasso. Por que a Rússia e os Kibutzim (assentamentos) falharam em suas tentativas de alcançar a unidade? Porque eles queriam usar a unidade entre eles, como uma torre que atingisse os céus. Portanto, o Zohar adverte-nos sobre isso há muito tempo.

A intenção deve ser "Pense antes de agir" ─ nós devemos almejar a meta correta. E não importa a nossa capacidade de identificar isso. Se errarmos, então erramos. Será que nós não somos capazes de identificar a meta antecipadamente? Somos incapazes de confrontar todas essas condições juntas? Não importa. À medida que somos capazes de fazê-lo, é suficiente por agora.

No entanto, se desde o início nós pretendermos construir uma cidade e uma torre para nós, através da nossa unidade, isso se chama "ZON de Klipa"; e se assim for, não há dúvida de que essa conexão é ruim e está propensa ao fracasso. Esperemos não repetir esses erros com todos os especialistas que organizam o G8 e as reuniões do G20, e todas as conexões em nosso mundo, cuja meta é usar essa conexão para se ter êxito no nível deste mundo. Não há dúvida de que essas iniciativas falharão. A única questão é quanto tempo vamos continuar construindo todas essas torres e vendo que elas se rompem, queimam, e quebram.

Portanto, temos que demonstrar ao mundo por meio da nossa disseminação, que toda tentativa de unidade no nível deste mundo, sem primeiro inserir a meta correta dentro dela, só irá causar danos. Você pode ver que a Rússia está gradualmente caindo aos pedaços, está destruída e desaparecendo, como resultado da cidade e da torre que aspiravam construir.


 

Traga o Criador para o Quadro

 

Vamos supor que devido à crise ambiental, e os demais problemas que o mundo enfrenta, nós chegássemos à conclusão de que é preciso nos conectarmos uns com os outros, porque vivemos numa casa chamada planeta Terra. No passado, o Criador permitiu que grandes megaprojetos tivessem um êxito passageiro, apenas para fracassarem mais tarde. Hoje, o fracasso desses grandes empreendimentos de larga escala pode surgir no início deles. E assim continuará, até que as pessoas percebam que a causa por tudo que é ruim, pela confusão, pelas más inclinações do homem e pela incapacidade de construir algo permanente em nosso mundo, é a nossa falta de conexão com o sistema do Criador. Não basta apenas nos conectarmos entre nós; é preciso que a conexão seja construída de forma a alcançarmos a equivalência com o Criador. A meta pela qual nos conectamos é essencial; é a chave do nosso sucesso.

Nos próximos meses haverá sinais adicionais para a crise atual, que serão manifestados por catástrofes ambientais, epidemias e outros problemas. Eles nos levarão à conclusão de que para resolvê-los nós precisaremos nos conectar uns aos outros. Porém, infelizmente, as pessoas não entenderão que essas calamidades chegarão até nós do Alto. Os acontecimentos dolorosos continuarão, para nos forçar a reconhecer o Criador e o verdadeiro propósito da nossa existência. Este é o "caminho da dor", que é longo e desagradável. Entretanto, existe uma alternativa: através da disseminação da Cabalá nós podemos entender qual é a meta das nossas vidas, o que precisamos fazer para cumprir essa meta. Este é um caminho mais fácil, menos doloroso e mais rápido para se resolver os problemas do mundo.


 

A Atitude Correta para os Problemas que são Revelados

 

A ocultação simples é o lado oposto, o verso do Criador. Ela é uma conexão com Ele, mas uma conexão negativa. A visão da pessoa está obscurecida por tudo: ela tem problemas com sua família, filhos e esposa, com seu chefe no trabalho, o seu saldo bancário, e sua saúde. No entanto, ela sempre atribui tudo que está ocorrendo ao Criador, e compreende que esta é simplesmente a maneira com que o Criador joga com ela.

Se ela não esquecer que tudo vem do Criador, e não perder essa conexão, ela já está no estado de ocultação simples, no verso do Criador. Este estado contém vários sub-níveis, os quais dependem da forma como ela entende a razão pela qual o Criador faz tudo isso. Talvez seja porque Ele quer punir a pessoa pelos erros que cometeu no passado? Por outro lado, a pessoa pode saber que não existe tal coisa como a punição. Ou ela pode decidir que o Criador sempre a tratou bem, mesmo no passado; ou ela quebra todos os seus laços com o passado e se concentra totalmente no futuro. Em outras palavras, ela sente que o Criador lhe envia o sofrimento, a fim de ajudá-la a avançar no futuro. O Criador a pressiona da mesma forma que os pais pressionam seu filho, porque eles querem que ele seja bem-sucedido.

Quando a pessoa alcança essa constatação, ela começa a justificar o Criador - seja com relação ao passado ou ao futuro, sendo que a última abordagem é a mais correta. No entanto, os problemas podem ser tão grandes que a pessoa fica completamente confusa. Ela chega ao banco, ou em casa, ou no trabalho, e em todos os lugares ela encontra tantos desafios que se esquece do Criador e fica sozinha com seus problemas. Sua desculpa para isso é que ela deve primeiro colocar sua vida em ordem.

É verdade, você realmente tem que trabalhar em seus problemas, mas ao mesmo tempo, você não deve esquecer que eles vêm do Criador. Você tem que fazer tudo o que se espera de você neste mundo, mas com a intenção de que você alcançará a revelação do Criador, através dessas ações.

O Criador usa todas essas situações para revelar o Seu lado oposto a você. Assim, o caminho correto para você perceber a situação é corrigir os problemas no banco, com a sua família, e com sua saúde, mas fazer em prol da revelação do Criador ("Sua face"), em vez de pensar que a coisa mais importante é livrar-se dos próprios problemas.

Se você se preocupa apenas em como corrigir sua conta bancária, os problemas de sua família e sua saúde, então nada irá ajudar, e problemas ainda maiores virão. Mas se você fizer tudo isso em prol da revelação do Criador, ou em outras palavras, com uma intenção diferente, então tudo dará certo - mesmo o seu saldo bancário.

O lado oposto do Criador se revela para nós através de todas estas situações para que possamos encontrar a atitude correta em relação a Ele, e para revelar Sua face. Essa revelação nos elevará acima de todos os problemas.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Kabbalah Newsletter

 

Atualizações semanais, artigos e vídeos.(em inglês)

Entre seu email abaixo

Mais newsletters »

Privacidade: Seu endereço de e-mail jamais será alugado, cedido ou vendido.
 
 


ARI Films | Kabbalah Radio | Student Database | קבלה, מפת האתרים | Bnei Baruch | Contato | Doações | Mídia Kit | Help Share Kabbalah | Old Kabbalah.info